Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


719 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Amanda Gomes 14/05/2022

Lúciola
Bom, acho q gostei nunca imaginei ler esse tipo de livro, mas não tenho ctz se gostei msm kkkkkkk, e não esperava por esse final.
comentários(0)comente



madu.com 15/05/2022

Amor e Dinheiro
definitivamente eu não esperava que este livro iria me comover tanto, Lucia uma mulher muito forte e guerreira que lutou para sustentar sua familia no surto da febre amarela no ano de 1880. aprendi sobre a vida e as falácias da sociedade que ate hoje se tem, chorei quando Lucia chorou e sorri quando ela sorriu. Paulo um amor puro e verdadeiro e Ana sua irmã querida e amada. o fim de Maria foi triste e devastador mas compreendo os motivos do autor por essa grande tristeza que havia de ser feito. obrigada Paulo pelas suas cartas e Maria obrigada por me mostrar a verdadeira vida desastrosa que temos composta de uma péssima sociedade.
comentários(0)comente



Emilly 17/05/2022

Difícil
Bom...o que dizer sobre este livro, foi muito difícil a leitura desse livro, tive que ler por conta da escola, mas é um livro muito interessante, e eu não esperava por esse final
comentários(0)comente



Jeanine 22/05/2022

Um romance bem a moda de José de Alencar: urbano, parecendo novelinha das seis, bem descritivo.
Mas na época em que o livro foi lançado, Alencar recebeu críticas por tratar a prostituição como do tema central.
Lúcia no início do livro é descrita pelos homens da sociedade como uma mulher que prefere ser dona do seu nariz e de sua casa. Até recebe os homens, mas quem manda sob seu teto é ela. Respeitando esposas por recusar homens casados. Isso me chamou atenção. Mas o livro foca ao romance entre ela e Paulo.
Ainda assim foi uma leitura que eu gostei.
comentários(0)comente



jonesygirl 22/05/2022

meu deus.... quanta coisa foi esse livro. simplesmente ferindo os direitos humanos de7 formas diferentes de 5 em 5 páginas. durante um momento de quase final, estava muito chato. simplesmente muito repetitivo e meu deus! gostei de muitos aspectos da história, gostei muito da lúcia mas odiei o paulo. gostei também do fim da história, meio que """final feliz""". a construção da personagem que se odeia por ser impura não foi tao boa exatamente por causa do narrador que é bastante babaca, mas até que foi ok pra história
comentários(0)comente



Márcia 23/05/2022

Lucíola - José de Alencar
O romance se passa em torno de 1850 e narra a história de Lúcia, uma jovem, ela tinha menos de 20 anos, que era uma garota de programa muito luxuosa.
Ela era considerada uma linda mulher e tinha entre seus clientes , os homens mais bem conectados da corte.
Paulo, o protagonista narrador da história, ao pousar os olhos em Lucia se apaixona. Paulo confundiu Lucia com uma moça de bem, as prostitutas não eram consideradas mulheres de bem nessa época, e a trata com todo o respeito que é destinado as moças de família.
Lúcia não acostumada a esse tipo de tratamento, se apaixona imediatamente por Paulo.
Os amigos de Paulo o alerta a respeito de Lúcia, ciente de quem é Lúcia, Paulo a aborta interessado em seus serviços. Lúcia fica um pouco decepcionada pois acreditava que Paulo è uma pessoa diferente, mas ela começa a se relacionar profissionalmente com Paulo.
Paulo e Lúcia vão uma história de amor que vai levar a redenção espiritual dos dois protagonistas.
Com o decorrer da história, os leitores ficam sabendo o que levou Maria da Glória (Lúcia) a ser uma cortesã, a doença de seus pais, a falta de dinheiro para dar assistência a eles e a sua irmã menor a obrigada a seguir por esse caminho. Em um determinado momento da vida, ela troca de identidade com uma amiga prostituta que acaba morrendo de uma doença e assume o nome de Lúcia. Os pais dela acreditam que foi Maria da Glória que morreu.
Lúcia acaba abdicando de sua profissão por amor a Paulo e começa a viver mais reclusa. Ela descobre que esta grávida de Paulo e acredita que não seja digna de ser mãe.
A gravidez não vai adiante e Lúcia acaba morrendo em consequência de um aborto espontâneo.
Lucíola é clássico do romantismo brasileiro, onde mostra todo o preconceito existente em relação as prostitutas na corte .
O romance também tem a finalidade de apresentar que o amor consegue redimir as pessoas através do sofrimento e, geralmente, da morte.
comentários(0)comente



Anderson.Hoch 23/05/2022

Luciola desde a escola
Livro lido para o Desafio Livrada 2022 na categoria livro odiado na escola, não que seja o caso... Na verdade na época da escola eu tentei ler mas não consegui, agora foi.
Um clássico brasileiro, com a vida próximo à corte como pano de fundo, a história de Paulo tentando uma vida próspera e Lúcia buscando nova vida.
Muitas diferenças, que se assemelham entre os personagens e reflexos dos conceitos da época.
Realmente não era pra ter lido na escola. De qualquer forma os clássicos precisam de leituras e discussões.
comentários(0)comente



Carolinasantos 26/05/2022

Maravilhoso, leitura incrível, os capítulos são curtos e a leitura é bem fluida. Lúcia/ Maria da Glória é uma pesonagem maravilhosa
comentários(0)comente



Feeh 27/05/2022

Lucíola se tornou um dos meus livros favoritos de Alencar
Lucíola é uma mulher forte, além de seu tempo. Em alguns momentos sentia muita vergonha por ser cortesã. Após ter se prostituído, sentia culpa, ou seja, a prostituição era uma angústia, pra ela. Quando se apaixona por Paulo, ela se permite ser apenas ela mesma, expõe seu amor, afeto e suas fraquezas. Guardou para Paulo, os melhores beijos que nenhum de seus amantes recebeu, entregou seu coração á ele.

Livro é muito bom, não é atoa que José de Alencar é um dos melhores escritores.

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/2022/02/luciola-autor-jose-de-alencar.html?spref=tw
comentários(0)comente



Mafe 29/05/2022

luciola
corri pra ler esse livro porque tenho prova dele amanhã na escola. gostei bastante do enredo e de ver aspectos do romantismo presente no livro! o vocabulário é bem rico, mas difícil. gostei de acompanhar o desenvolvimento de Lúcia e dos pensamentos de Paulo. além disso, os capítulos são pequenos, o que facilitou muito!!
comentários(0)comente



Dieneffer 31/05/2022

Romantismo
Confesso que apenas comecei a ler a pedido da escola, mas é uma história muito interessante, difícil de se entender e conceitos ultrapassados, mas realmente mt boa
comentários(0)comente



jenni 01/06/2022

"No livro da vida não se volta"
Nesse romance de José de Alencar nós temos Paulo e Lúcia como o casal principal. Os dois personagens são cativantes e você fica ansioso para saber o que vai acontecer, fica ansioso para o próximo encontro deles.

É uma estória que com certeza foi usada para criticar a sociedade da época e é uma crítica que também serve para os dias atuais.

A grande sacada é: se as cortesãs/prostitutas servem para a noite então por que não servem para o dia? Por que as pessoas se desfazem delas? Por que supostamente elas não merecem ser amadas?

Não sabemos o motivo delas estarem nesse ramo, coisa que a nossa protagonista tem. Não sabemos o que ela acha sobre estar nesse ramo e sequer como foi que começou ou se quer se libertar.

Lealdade, liberdade, hipocrisia, sacrificios, e principalmente amor. Nesse livro vemos até onde o amor do nosso protagonista pode ir, será que Paulo é capaz de sobreviver aos preconceitos da sociedade?
comentários(0)comente



Miriam172 05/06/2022

Acho que dos livros que eu li do José de Alencar até agora, esse foi meu preferido. Um pouco clichê e muita idealização feminina, mesmo Lúcia sendo uma cortesã, mas mesmo assim eu gostei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



luaskoob 14/06/2022

???
me deu um pouco de dor de cabeça e não consegui me prender completamente na história kkkk tinha criado um pouco de expectativa nele mas não foi muito o que eu esperava sei lá
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR