Fábbio @omeninoquele 26/07/2022Amo essa história#OMeninoResenhando
?
?Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte...?
?
Brás Cubas sempre fora de uma família de posses. Ainda muito cedo, estudou em melhores escolas e sempre teve tudo o que queria. Em seu livro de memórias, conhecemos esse personagem excêntrico e tão único em todas as fases de sua vida. Vida essa que em nenhum momento deixou de ser aproveitada como se sempre fosse os últimos momentos que tinha.
?
O livro começa com ele já morto, dedicando suas memórias ao primeiro verme que comer suas carnes frias. Mais adiante vemos que ele estava a criar um remédio que revolucionaria a medicina, o Emplasto Brás Cubas, dedicado a aliviar a melancolia da humanidade e que fora por conta desse total foco nessa descoberta, ele deixou-se definhar até a morte. E por incrível que pareça, o remédio que poderia dar-lhe um certo renome, morre com ele, antes de vir a ser realidade.
?
A visão que esse personagem nos passa é de que as coisas em sua vida sempre vieram de maneira muito fáceis, foi assim quando seu pai arranjou-lhe um casamento de bom partido, que lhe propiciaria a entrada na política. Mas por infortúnios da vida, ele conhece uma outra moça, se apaixona por ela e quando pensamos que vai desposá-la ele escolhe a que lhe daria um certo poder perante a sociedade, e por esses infortúnios, o pai da moça não lhe entrega a mão da filha, e quando ela se casa com outro, os dois, Brás Cubas e Virgília passam a ser amantes.
?
O personagem defunto viveu a vida como achava que era pra ser vivida, mas não deixou nada de legado de que pudesse se orgulhar ou se envergonhar. O que o torna de certa maneira esquecível, e que cai em uma certa tristeza, porque aquele que em nada contribui para a vida de alguém ou deixa legados é certo que não aproveitou tudo o que tinha que aproveitar dela. Nós somos momentos e cada pedaço desse tempo que estamos vivos, são oportunidade que temos pra criar nosso legado.
?
O romance se passa no século XIX, no período em que D. Pedro II era o imperador do Brasil e é através desse cenário que podemos visualizar como a sociedade era formada, e na história é retratado essas divisões das classes sociais, a escravidão e como o pensamento científico era visto. Tudo de maneira ácida, pessimista e irônica, sob a narração em primeira pessoa que deu ao autor essa visão privilegiada, atrás de Brás Cubas para tecer críticas a essa sociedade e que de certo modo criou um romance inovador ponto de referência pra muitos autores de hoje em dia.
?
Gosto muito dessa narrativa, pelo brilho e inovação que carrega e por ser precusora de uma literatura fantástica e por se tornar tão relevante e aclamada mesmo nos dias de hoje. Recomendo demais!
?
#MemoriasPostumasDebrasCubas #MachadoDeAssis #Principis #Quadrinho