Tortura e sintoma social

Tortura e sintoma social Maria Rita Kehl




Resenhas - Tortura e sintoma social


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Raoni Pereira 17/04/2020

O retorno do recalcado
Mari Rita Khel expõe neste pequeno livro as consequências que um esquecimento produz, em especial a ditadura brasileira. Tomando como ponto de referência a psicanálise de Freud e Lacan apresenta o retorno do recalcado desse período aos dias de hoje. Escrito em 2004 este livro antecipa as consequências do esquecimento e a omissão da ditadura no discurso do impeachment do deputado Jair Bolsonaro e até então presidente do Brasil à partir de 2019.
comentários(0)comente



Keila.Oliveira 11/07/2021

O livro é bem pequeno e traz uma visão de análise do psicológico , nos tempos da ditadura militar, onde a tortura era feita aos montes contra as pessoas ! Uma época fatídica e insuportável na vida de quem passou! E livros como esse por mais breves que sejam são de extrema importância para que principalmente ninguém deixe mais esse tipo de coisa acontecer em nenhum lugar !
comentários(0)comente



Maíra Marques 17/12/2021

Fomos (e somos) silenciados
Na análise do discurso, muito se fala sobre o "não dito". O não dito apresenta uma relação com o sujeito através dos sentidos e de suas palavras silenciadas. Segundo Eni Orlandi, da mesma forma como o que é dito apaga outras palavras, o não dizer configura o subentendido, o pressuposto.
Lendo esse pequeno livro, me lembrei dos livros da Orlandi, uma vez que o impacto do silenciamento da tortura da ditadura miliar e a impunidade dos torturadores têm uma relação imbricada com a violência policial e com a nossa sociedade.

O livro tem vários trechos que deveriam ser trabalhados nas aulas de história, mas aqui deixo um para reflexão:
"Mas se nós aceitamos com certa tranquilidade a existência da tortura e a impunidade dos torturadores, o que é que teria ficado recalcado, silenciado, depois da nossa pseudoanistia, e que ainda hoje produz sintomas sociais de violência policial com frequência ainda maior no presente do que durante a ditadura? Não é o fato de ter havido e haver tortura que ficou recalcado, e sim a convicção de que ela é intolerável."


comentários(0)comente



Eduardo634 27/03/2023

Direito e profundo ao mesmo tempo
Um texto curto, mas com uma quantidade assustadora de material. Articulando conceitos da psicanálise - recalque, gozo, Eu - analisa os efeitos da tortura institucional no Brasil sobre o "inconsciente social", mostrando como o "esquecimento" - não como fenômeno biológico de perda, mas inconsciente de recalque - contribui para a perpetuação de um forte sintoma social: a tolerância à tortura por grande parte da população.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR