pisce 19/10/2021
Alguém tire o computador dessa autora
Vamo lá! Primeiramente você precisa ter lido os outros livros pra entender que desgraça ta acontecendo nesse. Segundo, QUAL A FINALIDADE DESSE LIVRO? Certamente não foi representar o "poder da amizade" que a autora tanto pareceu querer transparecer, tudo que aconteceu nesse livro poderia facilmente ter ocorrido no epílogo do 2 livro, SEM A NECESSIDADE de envolver as outras crianças, isso era uma batalha unicamente de Jack e Jill, as outras crianças não tiveram nenhuma finalidade a não ser de reproduzir comentários maldosos e em alguns momentos se não me confundo nos termos, psicofobicos.
Desde o primeiro livro essa mulher é INCAPAZ de colocar representatividade sem ter preconceito no meio, isso de certa forma não é ruim por que na vida real temos preconceito, o problema é quando ela coloca o preconceito de forma casual do mesmo jeito que ela coloca a tentativa de representatividade, sem que o que tenha acontecido seja discutido, então no primeiro livro desse lixo de série literária a gente teve crianças sendo transfobicas e nada feito sobre isso.
Agora NESSE LIVRO EM ESPECÍFICO, nós temos a Jack sendo diagnosticada? não, autodiagnosticada com TOC, claramente a gente enxerga que a autora teve um total de ZERO pesquisa sobre, por que ela colocou os 2 primeiros sintomas que aparecem no Googlee e que por acaso são sempre usados como estereótipos como sendo o motivo pelo qual descobriram que a Jack tem TOC, gente...isso é muito problematico, TOC não é só isso, não tem só um tipo, não é por que ela gosta de tudo metodicamente limpo que ela tenha TOC, ela afinal de contas vinha de uma familia estranha e é de um mundo estranho, não só isso mas o fato que ela não é profissionalmente diagnosticada (só pela """"""psicóloga""""" da escola), piora, pq perpétua essa merda de estereótipo de que quem tem TOC é surtado com limpeza. Outra coisa, o modo como essa autora muitas vezes coloca o unico traço de personalidade da Cora é o de ser a gorda do grupo me deixa PUTA, comentários gordofobicos como Christopher falando que não imaginava ela, como é uma pessoa tão grande, que se mexesse de forma tão delicada, ou quando a autora usou o tamanho do corpo dela pra comparar a outra coisa pra dizer que era de um tamanho anormal (Cena da Sumi olhando o mar na ponte).
Não bastasse TUDO ISSO, a narrativa não faz sentido nenhum, no final das contas você é incapaz de delimitar o que cada personagem ta passando por que ao inves de capítulos dividos em p.o.vs a autora vai mudando quem é o narrador ao longo da história sem muito aviso. Isso algumas vezes deixou a narrativa fluida? Sim, mas também como deixou confusa. Além disso a escritora parece que simplesmente enfiou dentro do c* a personalidade de cada personagem, a Cora nesse livro ta estupidamente chata, o Chris não faz sentido ALGUM com quem ele é nos outros livros, nesse ele reclama de tudo, tem medo de coisas relacionadas a morte (???? ele é literalmente de um mundo lotado de gente morta, ele ajudou a derreter um corpo uma vez e agora ta com nojo de cadaver????) a Sumi eu entendo que amadureceu dpois dos acontecimentos então ok, e o Kade ta um chato, mas tbm entendo o que ele ta passando.
Enfim eu só não dei 0 estrelas por que eu amo a Jack, amo quem ela é e quem se tornou, desde o inicio ela e a Nancy sempre foram minhas nenes mesmo essa serie de livros sendo uma GRANDE BOSTA. Não leiam essa merda, eu já to lendo por vcs