Camila1856 09/04/2023
Esse livro me tocou como mulher
Nunca vou esquecer essa leitura, nunca vou esquecer como me tocou como mulher, nunca vou esquecer como me mudou como pessoa.
Uma história sobre abandono, exclusão, preconceito, dor, solidão, solitude, poesia, natureza, amor, morte, assassinato, julgamento. Uma história sobre uma mulher.
Estou completamente envolvida e apaixonada pela Kya, que suportou o abandono de todos e a exclusão da sociedade com tanta sensibilidade.
Fui tocada de uma forma tão profunda em alguns momentos que chega a doer. Só posso dizer que foi o livro certo, na hora certa.
Apenas leiam, sem ler sinopse, sem saber de nada. Vai valer cada segundo.
Gostaria de deixar registrado aqui alguns dos trechos que mais me tocaram ao longo do livro:
?Seu pai tinha lhe dito muitas vezes que um homem de verdade era aquele que chorava sem pudor, lia poesia com o coração, sentia a ópera na alma, e fazia o que fosse necessário para defender uma mulher.?
?Ma lhe dissera que as mulheres precisam umas das outras mais do que precisam dos homens.?
?Escutem agora o que eu vou dizer: o que aconteceu foi uma verdadeira lição de vida. Sim, nós encalhamos, mas o que nós meninas fazemos? Nos divertimos e rimos. É para isso que servem as irmãs e as amigas. Para ficarem juntas mesmo no meio da lama.?
?Você precisa de umas amigas meu bem, porque amigas são para sempre. Sem precisar de aliança. Um grupo de mulheres é o lugar mais carinhoso e sólido que existe.?
?A vida a havia transformado nome especialista em esmagar sentimentos até que ficassem de um tamanho possível de guardar.?
?Aprisionado,
O amor é um animal em cativeiro
Que devora a própria carne.
O amor deve ser livre para sair por aí,
Aportar na margem escolhida
E respirar.?
?O único momento em que os mamíferos machos ficam por perto é quando estão querendo acasalar.?
?Não esperar o som de alguém era uma libertação. É uma força.?
?Garotos que não prestam fazem muito barulho.?
?Mas havia um consolo para as fêmeas. A natureza é audaciosa o suficiente para garantir que os machos que enviam sinais desonestos ou passam de uma fêmea para outra quase sempre terminem sozinhos.?
?Em outra época e em outro lugar, um velho negro e uma jovem branca poderiam ter se abraçado. Mas não ali, não naquela época.?
?Esses pavões machos que ficam se gabando por aí competindo por sexo, eles mal conseguem voar. Não sei muito bem o que isso significa, mas quer dizer alguma coisa.?
?Vaga-lumes fêmeas atraem machos de outra espécie por meio de sinais desonestos e os devoram; louva-a-deus fêmeas devoram os próprios parceiros. Os insetos fêmeas sabem lidar com seus amantes.?
?Segurou-a junto ao coração. Onde mais uma pessoa poderia precisar tanto de uma bússola do que naquele lugar??
?Certo dia um grupo de mulheres de Ohio entrou na cervejaria Dog-Gone, sem nunca imaginar que eram as primeiras mulheres a passarem por aquela porta, e pediram camarões apimentados em barquinhos de papel e cerveja, que na verdade passou a ser chope. Hoje, adultos de qualquer sexo ou cor podem entrar pela porta, mas a janelinha aberta na parede para as mulheres fazerem seus pedidos da calçada permanece lá.?
?Em um lugar bem longe daqui, onde cantam os lagostins.?
Nossa só se reler tudo isso as lágrimas vem aos olhos e fico completamente arrepiada. Que livro lindo.