Thainá - @osonharliterario 03/11/2021Crime, Desejo e RedençãoEm 1792, um demônio apareceu para William Blake contando-o sobre o surgimento e criação da bíblia do inferno. Através desse contato, Blake escreveu o livro O Matrimônio de Céu e Inferno, agregando suas próprias pinturas marcantes à obra.
A partir disso, o autor Enéias Tavares e o artista Fred Rubim criaram uma história original que bebe das referências e reflexões de Blake. Na HQ O Matrimônio de Céu e Inferno, narrativa que mescla a realidade com a fantasia, encontramos cenas sangrentas a lá Quentin Tarantino, recheadas de sangue, sexo e violência.
Aqui, a vida de quatro personagens são interligadas de uma forma nada agradável. Verônica, uma prostituta de luxo, Daniela, uma artista que vende drogas, Amarante, um matador de aluguel, e Maestro Antonino, um religioso famoso e corrupto, são personagens diferentes entre si, mas que trazem camadas e reflexões singulares e significativas para a narrativa, principalmente no ato final quando estão todos juntos no mesmo lugar monstruoso e odioso.
Li essa HQ em um dia, em uma sentada. Mas por não conhecer o trabalho de William Blake de antemão, o autor homenageado aqui, tive que levar um tempo para processá-la e também para adicionar à minha bagagem algumas pesquisas, tanto sobre Blake como também sobre suas pinturas e a HQ em si.
À primeira vista, o que mais me interessou foi o arco principal. Esse arco tem bastante violência, me deixando cada vez mais animada para o desfecho e para o que poderia acontecer ao mesmo tempo que também tinha o poder de me deixar melancólica com certas cenas e revoltada com outras. Uma mistura de sentimentos que eu gostei de sentir.
Por isso, eu recomendo a HQ para quem quiser lê-la, independente do conhecimento prévio ou não. Basta ter em mente que a HQ por mais que tenha bastante sangue não se apoia apenas nisso, também dando um grande espaço para a reflexão sobre a podridão humana e sobre valores ao nosso redor. Atenção aos detalhes e aos diálogos durante a leitura fazem toda a diferença! É uma leitura desconfortável, que incomoda, mas também é de explodir qualquer mente.
Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.
site:
https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2021/11/03/resenha-o-matrimonio-de-ceu-inferno-eneias-tavares-e-fred-rubim/