bella 15/10/2024
Contos machado de assis
Eu não esperava que uma edição tão pequena, l&pm pocket, fosse me surpreender tanto com a riqueza na curadoria de contos.
nenhum das histórias presentes são ruins e nem chegam perto disso. em poucas páginas, como é costume do machado, surgem histórias tão bem completas e interessantes que deixam qualquer um pensando sobre durante um tempo.
é engraçado estudar sobre realismo e ver todas as características presentes em um texto, como as "sátiras" a burguesia, disrupção das normas sociais da época (um cara fugindo de ser padre com todas as forças, um possível caso de adultério e um de fato... entre outros) e também as críticas a escravidão que ainda existia durante boa parte da vida dele. uma coisa um pouco nerd, mas eu gostei também de ver mais o estilo dele, não só narrativo como gramatical, tirando licença poética para algumas normas de pontuação (ou talvez seja a minha edição, vai saber).
todos me fizeram pensar sobre a natureza humana: no que somos essencialmente condicionados a fazer; e no que nos condicionamos a fazer. talvez seja esse o ponto que machado quer despertar em todos que alcançam suas obras. porque somos capazes de fazer o impensável se tivermos uma desculpa "justa"? ou então a nossa contradição a todo tempo, porque é muito fácil apontar no outro. todos os pontos genialmente levantados por ele, entre a paixão, emoção mais vívida e a morte, o fim de tudo que é vivo.
uma das minhas leituras favoritas esse ano e, com certeza, tenho ainda mais carinho por essa edição pequena e tão especial de contos.