Contos

Contos Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Contos


331 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Carolina 07/08/2020

Bendita pandemia!
O bom dessa pandemia é poder colocar os [vários] livros que estavam na fila de espera na lista de lidos. Acho que esse livro comprei em meados de 2013/14...
Mozinho 07/08/2020minha estante
Eu tenho esse livro, mas confesso que não consegui ler, tentei umas 3 páginas; E desisti já há alguns anos. Talvez eu tente desta vez ; )


Carolina 07/08/2020minha estante
Leia um conto por dia! Talvez assim dê certo pra vc :)))


Mozinho 07/08/2020minha estante
Obrigada, irei fazer isso ?




Ruan.Lima 04/03/2018

O espelho
De primeira, eu achei um conto bom, porém ao longo da leitura, eu acabei me perdendo, porém eu conseguir entender do que se trata o livro. O livro é meio que uma reflexão filosófica sobre almas interiores e exteriores, lembrando até um pouco sobre a ideia de Platao do Dualismo psicofisico.
Tairone 2°b 04/03/2018minha estante
boa guy


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Beatriz 04/03/2018

Opinião
Em comparação aos outros contos é o menor, porém, o mais interessante, pois deixa claro a vivência não só daquela época mas também nos dias de hoje. Machado estabelece uma linha entre o Ser x Parecer e nos mostra que vivemos uma época em que a nossa "alma externa" que é ligada ao prestigio social, profissional, tem sido mais importante que a nossa "alma interna", que são nossos sonhos e ambições.
Caldinhas 04/03/2018minha estante
Ae mana bia , muito bom hein !


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.




Maria17749 24/03/2023

Machado de Assis: contos
É um livro curto, porém demorado e cansativo de ler, principalmente pela linguagem de época que traz palavras desconhecidas ou empregadas com outro sentido.

Alguns contos me chamaram a atenção, outros não. O meu favorito foi o conto dO Espelho, ele traz uma reflexiva muito interessante, além de uma ideia completamente diferente do comum sobre a alma e a espiritualidade humana.

Já o último conto, A causa secreta, foi um dos mais perturbadores, este trouxe à tona imagens claras de sadismo com tortura e violência (me deixou possessa, xinguei até a quinta geração da personagem), e o jeito como o conto termina só mostra ainda mais isso.

No geral é um livro bom, não ótimo, mas isso porquê não é meu estilo favorito de leitura. A literatura machadiana, embora lotada de clássicos, não é a que mais me agrada.
(Porém eu tenho muitas opiniões sobre Dom Casmurro!! Só que isso ficaria em outra resenha kkkk).
felix enrique 24/03/2023minha estante
Já li alguns contos e o "Relogio de Ouro" foi um dos meus favoritos! O final é bem divertido, não sei se vc leu nessa edição.


Maria17749 24/03/2023minha estante
Nessa não li, mas vou procurar




Marina.Sales 09/01/2021

Machado de Assis é genial , são narrativas curtas que falam do cotidiano e da sociedade de modo irônico.
hrpereirasp 09/01/2021minha estante
Achei "O Alienista" e "A Cartomante" os mais legais desse conjunto... hahah e você, qual curtiu?


Marina.Sales 09/01/2021minha estante
Também adorei esses !




Bruno Roma 04/03/2018

Conto Reflexivo
Esta obra de autoria de Machado de Assis, tem como foco o personagem Jacobina, um homem de 45 anos de origem humilde, que de uma certa forma, subiu na vida devido a uma nomeação a um posto militar.

Futuramente, Jacobina foi nomeado Alferes da Guarda Nacional, o que lhe rendeu um aumento significativo de prestigio, perante a profissão que o mesmo exercia.

Porém, como diz aquele ditado " Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades " e maus olhares também, Jacobina passou a ser criticado e invejado, mas em " Contra- Mão ", ganhou o apoio e a admiração da sua familia.

O conto é muito interessante e vale a pena ser lido, pois Machado de Assis retrata com " Maestria ", a sincronização entre corpo e alma, ou seja, uma análise de nós mesmos.
Grace 22/03/2018minha estante
ok


Grace 22/03/2018minha estante
Conto reflexivo?




Ygor.Sardinha 02/03/2018

Resenha do livro "O Espelho"
É um bom livro pois Machado de Assis faz uma crítica sobre a vida baseada apenas nas aparências por meio do personagem Jacobina que após se olhar no espelho ele se esquece de quem ele é de verdade pois no começo do livro Jacobina é uma pessoa boa mas acaba sendo levado pela vaidade
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.




spoiler visualizar
Caldinhas 04/03/2018minha estante
Boa Marcelle até que enfim parou de conversar hein


Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito feliz!!! Um texto atemporal e por isso um clássico da Literatura.




Improta 01/03/2018

Reflexão
O conto fala sobre a história de uma rapaz chamado Jacobina, um homem inteligente, astuto, que conta oque ocorreu com ele, com o decorrer da vida.
Ele se graduou no posto militar, exercendo o papel de alfere. Mas no mundo que estamos, todos nós sabemos, que somos rodeados de gente falsa e invejosa. Por ser um cargo de alto nivel, ele foi muito invejado e criticado, mas em compensação ganhou o apoio e gratidão da familia. Sua tia, que o amou tanto, o convidou para morar no sitio com ela, so que um certo tempo, teve que abandoná-lo, pois tinha problemas a resolver.
O conto é muito interessante, pois fala da relação que vc pode ter entre o corpo e a alma, um ''auto-conhecimento'' de vc mesmo. Esta é uma boa reflexão, que vale a pena ser lida e inspiradora.
Grace 13/03/2018minha estante
ok




Ana Luiza Borges 01/03/2018

O Espelho
O conto "O Espelho", aborda uma narrativa bem interessante, pois fala que um bom remédio para acabar com a solidão era uma certa hora do dia, no mínimo duas horas, se olhar no espelho, vestir uma farda. E depois disse Jacobina, passou ser uma pessoa com uma aparência mais agradável. É como dizem né " Não podemos julgar a capa, sem ler o livro", as vezes as aparências enganam, e a pessoa nem é aquilo que você realmente pensa.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.




Keila Montenegro 01/03/2018


O conto “o espelho” narrar a história de um homem chamado Jacobina de 45 anos é um cara humilde, que sobe na vida por conta de uma nomeação a um posto militar. Machado na narrativa “O Espelho” ele quer transparecer duas almas uma que olha de dentro pra fora, que é a nossa real personalidade outra que olha de fora pra dentro a imagem que os outros fazem de nós.
Enfim, o conto é muito intrigante, pois, falar sobre a questão dos status, ou seja a imagem ser mais importante do que a própria personalidade o caráter dele.
Ana Paula Paim 13/03/2018minha estante
Quem não deseja ser sempre o primeiro a ser servido? O texto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente, entre o que os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.
Considerando um discurso direto de Jacobina, nosso majestoso alferes (hoje segundo-tenente): [...] ?O certo é que todas essas coisas, carinhos, atenções, obséquios, fizeram em mim uma transformação, que o natural sentimento da mocidade ajudou e completou. Imaginam, creio eu? [...] Então, na falta de outrem que confirmem nossa ?alma externa? utilizamos o espelho. É o espelho que testemunha aquilo que os outros reconhecem em nós, ou seja, a aparência. Somos o que somos ou o que aparentamos? Hoje muito mais do que ?ser?, temos a necessidade de ?ter?, somos valorizados e reconhecidos não pela alma interior e sim, pela exterior




Rafael D. 01/03/2018

O Espelho
O espelho publicado em 1882, essa obra de Machado de Assis retrata a historia de Jacobina, um homem de origem humilde que consegue se desenvolver financeiramente através de seu envolvimento profissional, mais especificadamente um cargo militar.
O ponto inicial desse conto é a conversa entre cinco amigos, essa qual Jacobina esta incluso, porem não demonstra opinião, e um outro participante pede sua opinião. Assim o protagonista conta uma passagem de sua vida.

Grace 23/03/2018minha estante
ok




Gabriel.Falcao 01/03/2018

“alma exterior”
Não vou dá spoiler nessa resenha, coisa que é muito difícil de eu conseguir mas vou tentar,enfim,no conto o espelho,várias coisas que são sitadas nele nos acompanham no dia a dia,a preocupação que nós temos com a opinião do outro,sobre o que eles pensam de nós e etc.E nesse conto nos ensina a resgatar nossa “alma exterior”. Muito bom o conto,leitura fácil e prazerosa.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Esboço de uma nova teoria da alma humana
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.




Beatriz.Teofilo 01/03/2018

Quem você é?
Resenha
Ana Beatriz Teófilo de Paulo - 2°A

O conto, O Espelho, por Machado de Assis discorre a história de Jacobina, homem de 45 anos que através da minha conclusão pós leitura fala sobre o que nós somos, especificamente, o que ele é. Se em algum momento da sua vida veio a sua mente o que você é, e uma crise existencial veio à tona este conto trata disso. Em mais um dia normal, Jacobina está com seus amigos e estes estão conversando entre si assuntos como esses e de repente a opinião dele é falada na roda. Jacobina acredita que há a alma exterior e interior. Ao ler, fiquei um pouco confusa, mas sempre há algo pra se tirar proveito, então isso me fez refletir o quanto nos importamos com a nossa imagem. É como se arrumar e se olhar no espelho diversas vezes pois você esquece como estava há poucos minutos atrás. As vezes nós somos pegos nos importando mais com o que os outros irão pensar de nós. Se alguém irá criticar essa roupa ou se alguém gostará dessa cor de cabelo, ou se a sua crença te fará ser aceito pelos outros quando o nosso caráter diz muito mais do que nós somos. Jacobina enfrentou um momento em que ele se sentia sozinho e vazio, não compreendia si mesmo e muitas vezes as pessoas se sentem assim por não ter encontrado algo que as complete por inteiro.Quem você é? Qual imagem você transmite? O que você reflete? São perguntas que após a leitura martelava em minha mente. E pude concluir que eu não fui feita pra agradar as pessoas, eu tenho que me sentir bem com as coisas que eu visto, com as músicas que ouço, com as coisas que leio e etc. A leitura deste livro dificultou a minha compreensão mas eu pude entender após ver na internet resumos e novamente lê-lo. Apesar de ficar muito reflexiva após a leitura não seria um conto que indicaria pra alguém. Não gosto de nomear que não gostei do livro pois gostei muito mais dos anteriores solicitados pela professora do autor.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Excelente, Ana! Fico encantada como Machado conseguia imprimir no papel questões tão profundas e de uma forma tão elegante e requintada. Só ele conseguia e consegue falar conosco de temas tão subjetivos e requerer essa atitude por ti vivenciada. Abraços,




vi_duarte 01/03/2018

O conto, apresenta logo no início uma misticidade, o que não é característico do Machado de Assis. Se passa em uma casa, do bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, onde 4 ou 5 amigos conversam sobre variados assuntos da vida, porém um chama atenção "a natureza da alma humana" e Jacobina, apresenta a sua opinião na roda de conversa. Ele afirma que o homem é feito de duas almas, uma que é da essência humana, ensinamentos e pensamentos, já a outra, é como somos vistos pela sociedade.

O conto é muito filosófico, e apresenta vários questionamentos o mais importante é sobre a identidade, o auto-reconhecimento.
Quem sou eu?
A essência e a existência, andam sempre juntas!

Ellen Vitória - 2° ano J
Professora - Grace
Rafael.Lopes 02/03/2018minha estante
#ta assistindo muita aula de jack kkkkkkk




331 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR