Contos

Contos Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Contos


331 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Renata lavine 2A 06/03/2018

O espelho
O conto relata a história de jacobina um homem humilde que subiu na vida por conta de uma cargo. Um certo dia jacobina se depara em uma casa com seus amigos não muito interessado no assunto os amigos insiste para que ele der a sua opinião  e ele defende sua teoria" temos duas almas exterior e a interior". E então resolve conta uma grande história aos amigos onde mostra que não  podemos ser o fruto da imagem que a população faz, temos que ser o que nós vemos e nem sempre o que vemos e o certo, No final da sua historia jacobina resolve vestir sua farda, e olha novamente pra o espelho onde consegue vê a clareza com mais nitidez; recuperando a "alma exterior ". Qunado termina de relatar sua história jacobina levanta e deixa seus amigos e uma grande reflexão.




comentários(0)comente



Anne Meire 2°L 07/03/2018

Resenha Crítica - " O espelho ''
O conto '' O espelho" de Machado de Assis é um diálogo entre quatro ou cinco cavalheiros porque o quinto homem não participa da conversa de forma ativa, até que ao pedirem a opinião dele sobre a natureza humana, o mesmo de manifesta contando uma história e esse será o personagem que vai narrar maior parte da história.
O cavalheiro que se chama Jacobina, logo no início afirma a existência de duas almas, a alma externa, que são o seu social e a interna que são os seus pensamentos e comprova isso por meio de uma experiência de sua vida, onde ele foi perdendo a sua alma interna, sua essência.
Nesse conto tem um escrita diferente das obras machadianas feitas anteriormente, é mais intimista principalmente no início, mas a sua maior qualidade são os questionamentos filosóficos, lembrando a ideia de Platão, o chamado dualismo psicofísico que separa o mundo do corpo, matéria, da alma,ideias, por esse e diversos outros fatores a leitura do " o Espelho" é uma experiência única.
comentários(0)comente



Michelle Santos 09/03/2018

Jacobina é um homem de 45 anos e de origem humilde, que conseguiu subir na vida por conta de uma nomeação a um posto militar.Ele pretendia defender sua teoria de que cada pessoa possui duas almas: uma exterior e outra interior.Um dia sua tia Marcolina o chama para ir até o sítio onde ela morava. Por conta do status de seu sobrinho, ela lhe oferece um grande espelho, proveniente da Família Real Portuguesa e melhor mobília da casa, e o coloca no quarto destinado a Jacobina. A partir de então tudo mudou em sua vida. A percepção que tinha de si mesmo passou a ser aquela que outros tinham dele, e a pessoa que Jacobina era não mais existia.
comentários(0)comente



Igor Muniz 2°C 10/03/2018

Status vs Personalidade
O livro conta sobre Jacobina que é aprovado em um novo cargo militar e ao voltar a sua antiga casa, recebe um presente de sua tia, um espelho.

Achei um dos livros mais interessantes por falar sobre a alma. Nesse livro o personagem fala que nós temos duas almas, a interna (quem nós somos de verdade) e a externa (status). Achei boa a leitura e interessante.
comentários(0)comente



Silas.Araujo 12/03/2018

Gostei. Mostrou que nós olhamos apenas pro exterior, e esquecemos a nossa essência. Mostrou também que o respeitavam por ter um posto militar e não pelo seu caráter.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vitor.Esquivel 24/03/2018

O espelho, conta a história de Jacobina um rapaz de origem humilde que subiu na vida graças a um cargo de militar, se trata de uma reflexão de corpo e alma,onde retrata muito da personalidade do personagem
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael 2M 26/03/2018

O Espelho
MACHADO DE ASSIS CONTA A HISTÓRIA DE JOCOBINA QUE SE REÚNE COM SEUS AMIGOS PARA CONVERAR.
SO QUE JOCOBINA FICA MUITO CALADO NESTE GRUPO QUANDO ELE PARTICIPA DA CONVERA FALA QUE O HOMEM POSSUI DUAS ALMAS.
JACOBINA NAO GOSTA DE DISCUSSOES.
QUANDO ELE SE TORNA UM ALFERES TODOS FICAM BAJULANDO-O
ELE SO SE ENXERAGA NO ESPEHO QUANDO COLOCA A FARDA.
A ALMA EXTERNA TOMA CONTA DA ALMA INTERNA .
A APARENCIA É MAIS IMPORTANTE QUE A ESSENCIA.

comentários(0)comente



Douglas.Lima 26/03/2018

O espelho
A história que reflete a principal ideia machadiana, tem como o protagonista: Jacobina. Um inteligente homem que não gostava de expressar sua opinião, porém um certo dia, ele foi quase obrigado a dar sua opinião sobre a existência da alma. Ele cita uma perfeita teoria sobre a existência de 2 almas com uma ligação extremamente coincidente, a alma interna que é o modo de como nos vermos e a alma externa, que é o modo de como as pessoas nos veem, Segundo o próprio, um não existe sem o outro. Sua teoria teria sido explicada com uma triste história do seu passado. Quando sua tia Marcolina o convida para passar uns dias em seu sítio, logo após Jacobina receber o brilhante título de Alferes. Porém, pouco tempo depois da sua chegada, Marcolina recebe uma péssima notícia, de que sua teria morrido. Então,todos partem de lá e o deixam só. Sem ninguém para elogiar o seu cargo, ele até pensa em suicídio e mesmo quando os elogiavam, era em seu próprio sonho.
comentários(0)comente



Jaleno Valente 27/03/2018

O espelho
No início do conto são expostas as duvidosas faces que um espelho pode proporcionar explicando o quão dúbio e infiel este pode ser deixado claro o fato de que acreditar na imagem que se é de total ignorância de novas experiências - espelho que deforma, que melhora imagem e raramente que mostra o que realmente está do outro lado. Neste jogo de convencer o lutar de que a sua tese é correta, que os espelhos tem o poder de enganar, o autor diz que se deve duvidar dos olhos, porque eles são a porta do engano.
comentários(0)comente



Larissa.Bonfim 27/03/2018

Jacobino era um rapaz que gostava de separar a alma exterior da interior. Na exterior ele citava como o físico dele, e na interior é como se fosse o que ele sentia por dentro. As pessoas estavam acostumadas a enxergar ele pela alma exterior, colocavam rótulos nele pelo o que ele era no físico, mas lá no fundo ele sentia um vazio, achava que as pessoas podiam ajudar ele mas na verdade elas não sabiam que o alferes tinha sentimentos de solidão.
Até um certo ponto, ele conseguiu identificar que realmente se encaixava em seu exterior, foi quando ele se refletiu ao espelho e viu que ali todas as suas tristezas interior foram embora. É muito interessante esse fato pois atualmente é o que mais acontece com o ser humano, as pessoas estão acostumadas a nos ver por fora, acha que sempre que estamos sorrindo tudo está bem, mas essa visão nem sempre está certa.
comentários(0)comente



Felipe.Ferreira 28/03/2018

espelho
Jacobina é um homem de 45 anos e de origem humilde, que conseguiu subir na vida por conta de uma nomeação a um posto militar.
Quando um dos presentes exige que ele dê sua opinião, Jacobina diz que irá contar um episódio de sua vida.
Por conta do status de seu sobrinho, ela lhe oferece um grande espelho, proveniente da Família Real Portuguesa e melhor mobília da casa, e o coloca no quarto destinado a Jacobina.
Assim, passou os dias perdido nas sombras da solidão e angustiado por ter perdido a sua “alma exterior”, fruto da imagem que os outros faziam dele.
Em certo momento ele decide olhar o espelho e percebe que a imagem ali refletida estava corrompida e difusa, assim como a imagem que ele fazia de si mesmo na ausência dos outros.
Não conseguindo enxergar a si mesmo com nitidez, Jacobina resolve vestir sua farda e olhar-se no espelho.
Recuperando, assim, a “alma exterior” que preenchia sua “alma interior”, Jacobina conseguiu evitar a solidão nos dias que se passaram.

site: Guia do estudante
comentários(0)comente



Ysaa.Santtos 29/03/2018

maraisa santos
O Espelho é um conto curto onde Jacobina é o personagem principal. Um conto muito interessante pois fala sobre uma pessoa (Jacobina) que por causa de um cargo passou a ser importante, com status, elogiado por todos, em sucedido, mas sem principal que era sua alma exterior o seu verdadeiro eu. E quando se encontra sozinho no sitio de sua tia Marcolina, em frente a um espelho que ela tinha lhe dado percebe que tudo era uma farsa pois não tinha mas sua alma ''exterior'' que preenchia a alma ''interior''
comentários(0)comente



laura azevedo 29/03/2018

O espelho
O conto O Espelho é um dos contos que integram a obra e trata de questões da alma humana, da contradição entre parecer e ser. O conto narra a história de Jacobina, um homem de 45 anos e origem humilde que, após sua nomeação a um posto militar, consegue subir na vida.
comentários(0)comente



331 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |