Negrinha

Negrinha Monteiro Lobato




Resenhas - Negrinha


99 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Books by Kalil 16/11/2024

Gente!!
Eu li essa história na aula de literatura, um livro que tem uma história pesado. Eu fiquei com pena da menina. Alem disso, é um bom repertório para redação do enem.
comentários(0)comente



Marcynhah 04/10/2024

Precisamos falar sobre ela.
"Negrinha", uma coletânea de contos de Monteiro Lobato, publicada em 1920. O conto-título, "Negrinha", é um dos mais impactantes da obra, por abordar de forma dura e crítica o racismo e a crueldade da sociedade brasileira no período pós-escravidão.

"Negrinha" conta a história de uma menina órfã, filha de escravizados, que é criada pela severa dona Inácia, uma ex-senhora de escravos. A criança, maltratada e explorada, nunca experimenta afeto ou cuidados, e Lobato usa essa figura para expor as mazelas deixadas pela escravidão, a indiferença das elites e o preconceito racial persistente.

Os contos de "Negrinha" não se limitam a esse tema, abordando também questões sociais, como a desigualdade de classes, a hipocrisia religiosa e a exploração dos vulneráveis. Lobato faz uso de um estilo direto e irônico, que torna suas críticas sociais ainda mais agudas.

Embora Monteiro Lobato seja uma figura controversa por suas visões racistas e eugenistas, "Negrinha" é uma obra que ainda provoca reflexões sobre o racismo estrutural e as desigualdades no Brasil, trazendo à tona as contradições de um país que havia recém abolido a escravidão.
comentários(0)comente



maicon.frasson 07/09/2024

Negrinha
Acabei de ouvir o conto Negrinha, de Monteiro Lobato.
Confesso que conheço muito pouco desse autor e sempre o vi com certa aversão, devido ao que havia ouvido sobre episódios preconceituosos envolvendo ele, mesmo entendendo o período histórico e cultural a que ele pertenceu. Dito isso, fiquei bastante surpreso com o conto. É um retrato cru e escancarado da sociedade racista, elitista e preconceituosa do Brasil (quiçá além) no período pós-escravidão, no final do século XIX. Gostei do conto e vou indicá-lo como leitura para algumas pessoas que pesquisam temas afins.
graazifarias 07/09/2024minha estante
Ele nos causa desconforto, né? É verdadeiramente um nocaute literário.


maicon.frasson 07/09/2024minha estante
Sim, Grazi. Um desconforto necessário.




Erivaldo21 07/08/2024

Algumas considerações sobre Negrinha
Monteiro Lobato em seu livro "Negrinha" reúne contos escritos que possui um certo sarcasmo nas histórias e personagens caricaturais que levam suas vontades e desejos ao extremo. Traz muito do realismo da época e do Brasil dos anos 20, a tragédia é um elemento presente nestes contos. Lobato é um grande escritor e merece toda a fama que possui. Essa obra, como as outras, mostra a grande cultura literária do Brasil e seus escritores.
comentários(0)comente



mari.zago 06/08/2024

Ótimo conto, bom para reflexões
Meu conto preferido do Monteiro lobato. Apesar de ser bem pesado ler sobre uma criança que nunca foi tratada como gente e sim como coisa, o conto nos faz refletir em muitas partes da história da sociedade em si.
É dolorido imaginar que existem histórias parecidas com essa
comentários(0)comente



Ell_Marcelle 19/06/2024

Ela era apenas a cor de sua pele. Até ver que havia mais.
"Negrinha, coisa humana, percebeu nesse dia da boneca que tinha alma."

A inocente garotinha tinha a existência reduzida a cor escura de sua pele. Até seu nome refletia isso. Não havia mais nada para ela, além das torturas da patroa D. Inácia.
A mãe falecida era escrava e ela era orfã. Aos sete anos, tudo que conhecera fora pobreza, fome, frio, dor e violência. Naquela casa, era tratada pior que um vira-latas.

E como o direito de ser criança havia lhe sido negado e nunca conhecera a felicidade, não sabia dizer ao certo se era triste. Portanto, era conformada com a realidade que vivia.
Só que tudo dentro dela mudara quando as duas sobrinhas de D. Inácia apareceram, com sua linda boneca loira, para passarem as férias.
Negrinha finalmente soube o que era ser criança. Ser uma garotinha. Brincar, sentir o sol, rir, viver... até que as duas meninas ricas voltaram para casa.
Após ver que não era apenas uma Coisa, que tinha alma, que havia mais do que aquela vida miserável oferecia, ela não pôde voltar ao estado de conformidade.
Fora demais. Deprimida, a tragédia aconteceu, inevitavelmente.

É um conto que pode ser pesado, devido aos maus-tratos que a criança sofre. Mas sabemos que as coisas eram assim. Que aqueles tempos abrigam histórias até mais cruéis.
O autor faz críticas através da ironia e da linguagem dura.
Uma sociedade hipócrita e racista.
comentários(0)comente



cakeberry_ 09/05/2024

Uma vida que sofreu
A história é sofrida, uma menininha que sofre racismo, não teve uma infância e nem uma vida digna. Foi um choque ao ler certas cenas. É uma demonstração e narração de como ocorreu o racismo, violência fisica e verbal, que ela sofreu.
comentários(0)comente



Gabrie11i 26/04/2024

....
Assim , não tenho sobre oq falar desse livro, é super bom com um crítica foda .
Ele conta a história da negrinha, uma menina de pele escura que nasceu na senzala, e viveu lá por alguns tempo até sua mãe morrer. Onde foi adotada pela dona Inês uma velha, rica dona de uma fazenda.
Ela é retrasada com uma boa senhora, porém ela maltrata a negrinha , batendo nela quase o tempo todo.
Um dia as sobrinhas de dona Inês foram à sua fazenda e deixaram uma boneca no chão, negrinha a encontrou e pegou do chão, as sobrinhas ao verem que ela pegou , deixaram a boneca com ela.
Assim que negrinha brincou com a boneca pela primeira vez , percebeu que ela tinha uma alma, uma esperança sobre aquele lugar.
Após ela perceber isso, ela vê que tudo aqui era ruim, e morre de decepção ( ou depressão).
Quando negrinha morreu , ela teve a sensação de estar deitada e muitas bonecas ao seu lado, bonecas " anjos", e um cuco ( relógio cuco ),( por ela ficar muito com a senhora Inês , ela via sempre um cuco e ficou encantada com ele , e acabou sendo uma coisa que negrinha acabou gostando).

Quem percebeu , viu que tem uma ótima crítica.
comentários(0)comente



Magu.guta 03/04/2024

Racismo
Este conto é uma crítica à sociedade da época, que é personificada na Senhora, de péssima índole, mas muito apreciada. Acredito que este conto acrescenta muito na discussão sobre o racismo vindo de Monteiro Lobato que ganhou força nos últimos tempos. O conto é bem bom e vale muito a pena ler, ademais é tão curta e simples a história que resolvi não expô-la aqui
comentários(0)comente



Giulia29 01/04/2024

????????
Confesso que não sou a maior fã do livro ?O comprador de fazendas e outros contos - Monteiro Lobato? (Odiei ler aquilo e avaliei com 1 estrela HAHAHAHA). Mas esse conto em específico me chamou muito a atenção, e ganhou meu coração. Muito lindo. Eu adorei. Passa uma mensagem tão importante e acho que todos deveriam ler, independente da idade. Me emocionei muito com a inocência da garota no início e o quão triste foi ver ela perdendo tal forma ao longo dos acontecimentos que a rodeavam. Muito bom. ??????????
comentários(0)comente



zzmalu 07/03/2024

Não sei o que dizer sobre
Li o conto pq meu professor de literatura vai cobrar ele em prova, mas não foi uma leitura que gostei muito de fazer

a crítica feita é interessante, mas me senti desconfortável lendo todo o racismo
comentários(0)comente



booksdalaus 28/02/2024

Negrinha
Negrinha é um livro de contos ficcional escrito por Monteiro Lobato, publicado em 1920. O livro era constituído na primeira edição apenas pelos contos Negrinha, Fitas da Vida, O drama da geada, O Bugio moqueado, O jardineiro Timóteo e O colocador de pronomes.

Muitos consideram que neste livro estão os melhores contos escritos por Lobato. Sem dúvida são os mais emotivos e que mais agradaram ao público. Alguns contos foram escritos antes de sua viagem aos Estados Unidos, outros depois do retorno. O livro contém verdadeiras preciosidades no tratamento do idioma e os personagens são mais urbanos e mais mundanos que os dos livros anteriores. "Aqui encontramos um painel que vai da farsa à tragédia, do sarcasmo à compaixão, passando pelo drama pungente da filha de uma ex-escrava."
comentários(0)comente



Indry.Wakinaguni 27/02/2024

Mds
NEM FUDENDO QUE ISSO FOI MONTEIRO LOBATO QUE ESCREVEU DKDKDKKSKSKXKDJDJWKSLAMXNNDNDNXNNXNDMDMDMDMDMDMDMDMDMDMDMMDMDDMMKSKSKKSKSKAKKAKAKAKAKKSKSKSKSKKSKSKSKSKKWKWKEKEKDKKSKSKSKSKEKKSKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKK
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



99 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR