venusy 31/12/2023
Reunião de contos clássicos atemporais
Se fosse para ser justa, eu deveria escrever detalhadamente sobre cada conto nessa resenha, mas isso seria impossível, especialmente porque não gostei de todos. Foi muito "8 ou 80", alguns contos não me marcaram em nada, achei sinceramente uma perca de tempo e de páginas, enquanto outros foram para mim o ápice da genialidade dessa mulher. Destaco aqui, A Galinha, A Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, O Crime do Professor de Matemática, Preciosidade, Laços de Família e O Búfalo.
Nesse livro, que na minha opinião, é muito melhor que A Hora da Estrela para quem quer começar a ler Clarice, e muito mais que isso, é bem superior mesmo, não sei se porque eu já estava adaptada a escrita peculiar dela quando comecei Laços de Família ou se porque eu busquei análises sobre os contos durante a leitura. De todo modo, gostei muito mais desse e se tornou não só meu favorito da Clarice, mas um dos melhores que li até agora.
Nesse livro, a autora explora o que se tornou sua marca registrada: a epifania que surge nos momentos banais do cotidiano, que envolve a trama de praticamente todos os contos da coletânea, e a linguagem metafórica e que se desenrola conforme os pensamentos da autora e dos personagens. Tudo isso Clarice executa com maestria, como só alguém que possui conhecimento elevado sobre a psique e os laços humanos consegue fazer.
Os temas explorados nas narrativas se encontram na esfera familiar do cotidiano e simples, e vai desde as relações parentais à dinâmica patriarcal. Clarice tem um jeito único de nos fazer perceber aqui coisas que passam despercebidas no dia a dia, trazendo a beleza, ou a tristeza, de coisas que as vezes não nos damos conta. Me senti inúmeras vezes tocada por alguns contos e maravilhada pela maneira como eles me fizeram perceber nuances diferentes a cada interpretação. Clarice nos permite explorar diferentes perspectivas, interpretações e realidades e eu acho que é isso que torna essa coletânea diferente de outros contos que já li.
Laços de Família me fez repensar sobre desistir dessa autora que é uma dádiva para a literatura nacional, vou persistir lendo outros dela e quebrando a cabeça tentando entender o que se passava na cabecinha genial dessa mulher por quem nutro tanta admiração e identificação.