Laços de família

Laços de família Clarice Lispector




Resenhas - Laços De Família


802 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Luiza 13/09/2024

Clarice do jeito que só Clarice é. Entre contos memoráveis e esquecíveis, a experiência de leitura desse livro ainda é única
comentários(0)comente



Giselle.Cyrillo 12/09/2024

Simplicidade que dá trabalho
Foi uma releitura e uma (re)descoberta.
Clarice é, para mim, uma espécie de ?retorno de Saturno? - com um intervalo muito menor, bem entendido.
Laços de Família, que conheci ainda muito jovem e a que retornei agora, é - no inconfundível estilo lispectoriano - um lembrete de que aquele poder transformador, provocador das grandes epifanias, que nós insistimos em esperar de grandes eventos, como uma ?visão de Constantino?, ou ?um encontro de Saulo de Tarso no caminho de Damasco?, está, na verdade, nos acontecimentos ordinários do cotidiano: no punho cerrado da sogra que lembra à nora de que ela ama - talvez - pela última vez na vida, de que a vida é curta. Curta; nos caminhos entre a casa e a escola, a estação de trem; nos meandros entre os quartos e a sala de jantar de um apartamento mediano qualquer.
?Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho?, advertia Clarice.
Cada conto de Laços de Família exige esse trabalho de alcance da simplicidade, mas o recompensa gratamente com uma luz totalmente nova que explode pela fresta daquilo que tinha tudo para ser banal.
comentários(0)comente



Samara 11/09/2024

Clarice, né?
Até o momento tinha lido apenas alguns contos da Clarice, mas nada muito marcante. Então minha amiga Fernanda falou "lê esse aqui, Samara" e eu li.
Narrativas que envolvem temas familiares sempre me chamam atenção, e com Laços De Família não foi diferente. Os meus contos preferidos dessa coletânea foram Amor, Feliz Aniversário, Preciosidade, Os Laços De Família, O Crime Do Professor De Matemática e o Búfalo(um monte).
A verdade é que todos trouxeram algo diferente que me fez refletir. E se tem algo que eu acho maravilhoso é como a autora consegue fazer a pessoa pensar sobre os muitos pensamentos esquisitos que invadem a nossa cabeça, mas ela faz isso ser muito desconfortável, e por incrível que pareça não de uma forma ruim. Não sei como explicar isso, mas acho que quem lê Clarice vai entender. Recomendo!
comentários(0)comente



Arthur2180 11/09/2024

Não me enlaçou
Fui com expectativas e medos e acabei não m conectando com o livro. Gostei de alguns contos como Amor e Feliz Aniversário, mas não me conectei muito com os outros
comentários(0)comente



Ivan225 08/09/2024

Obra de arte.
Cada capítulo é um universo novo a se descobrir, assim como cada personagem. Tudo nesse livro é incrível, a Clarice com seu jeito único de escrever e de desdobrar a sua criatividade.

Mais uma definitiva obra de arte da srta. Lispector.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Missrae 08/09/2024minha estante
Amor é lindo!!Um dos melhores contos do livro e eu arrisco dizer,um dos melhores contos que ela já escreveu no geral.




Kamila225 01/09/2024

Clarice...
Já é a 2° vez que tento ler algum dos livros de Clarice e apesar de ter começado sem expectativas me comprometi a terminar e do meio pro fim me prendeu muito, precisei de pausas para tentar compreender o que estava lendo e precisei de pesquisas para entender sua escrita, mas desta vez entendi muito mais, quanto seus pensamentos devagam ao longo do conto e como todos tem uma virada de chave na história em algum momento e depois acabam inesperadamente. Senti ser um bom livro para começar a entender Calrice - gratidão pelas dicas da Bruna Martioli - e continuarei conhecendo outros livros.
Lara1291 07/09/2024minha estante
Ahh, adoro a Bruna!! Estou louca para ler Clarice, mas confesso que tenho receio de ler e simplesmente nada fazer sentido, entende? Fica passando pela minha cabeça que sou muito nova para ler uma escritora tão comdecorada, porém, há outro lado não é mesmo? Talvez eu ame e se não amar, talvez de fato ainda não tenha chegado a hora, talvez ainda EU n esteja pronta p Clarice...


Kamila225 08/09/2024minha estante
Concordo em dizer há uma idade para ler Clarice, quando mais nova li não entendia nada e por isso desisti, e até da ideia de que leitura nacional não era para mim, pelo vocabulário difícil de compreender. Porém, fui amadurecendo minhas leituras e como acompanhava a Bruna, ela sempre influencia a lermos leitores nacionais como se fosse um livro qualquer mais comum e conhecido em que temos familiaridade. Então, depois de algumas pesquisas, como no YouTube com a Bruna e artigos, decidi arriscar por esse que ela até havia dito que era melhor começar, e para ser sincera minha compreensão com o livro foi melhorando de acordo com que lia e conseguia entender, foi demais. Desde modo, acredito que se você quer ler algum dia, deve ir lendo livros com uma leitura mais difícil para se familiarizar e depois ver algumas reviews sobre os livros da Clarice, o que quiser ler, e só depois ler, e não desistir quando não compreender algo, pesquisar o significado e persistir. Tenho certeza que irá amar ?


Lara1291 08/09/2024minha estante
Obrigada pela atenção!!! Vou me esforçar sim ?




mari.9 31/08/2024

"ela fazia mais sombra do que existia"
Estranho resenhar quando tudo o que quero dizer é que ela somente tece de um jeito incessante as molduras do meu pensamento. comecei meio desapegada mas, lá pela metade, aquele fervor caraterístico me tomou completamente. amor, preciosidade, os laços de família e o búfalo são os contos que mais exclamam a presença poética dela para mim. honra poder lê-los.
comentários(0)comente

Kamila225 01/09/2024minha estante
Penso igualmente ?




kirao0 30/08/2024

AAAAAAA
Não sei dizer muito bem porque eu nao gostei tanto assim do livro igual a hora da estrela, achei chatinho os contos em sua maioria, poucos me prenderam ate o final e acabei pulando alguns, espero ter vontade de ler clarice denovo mesmo depois dessa bombinha....
comentários(0)comente



Larissa4860 27/08/2024

Li 10 de 13 contos porque alguns achei muito chatos e não consegui finalizar. Meus favoritos são: "Amor", "A menor mulher do mundo" e "Preciosidade".
comentários(0)comente



foolsluna 23/08/2024

"Laços de Família" é uma coletânea de contos que mergulha nas complexidades das relações humanas, explorando o universo íntimo e cotidiano das famílias. Com uma escrita introspectiva e poética, Clarice Lispector revela as nuances mais profundas das emoções e pensamentos dos seus personagens, criando um retrato vívido e, ao mesmo tempo, sutil da vida familiar.

Cada conto deste livro é uma peça que, isoladamente, brilha com intensidade própria, mas, juntas, formam um mosaico que reflete as diversas facetas da vida familiar.

As histórias destacam diferentes tipos de mulheres inseridas em contextos familiares variados, cada uma enfrentando suas próprias lutas internas e externas.
comentários(0)comente



Carauna 23/08/2024

Primeiro da Clarice
Primeiro livro que li da Clarice, minha amiga disse pra começar com contos e me emprestou esse. Vou avaliar conto por conto com 0/5 estrelas.

? Devaneio e embriaguez duma rapariga
??
Não curti tanto, achei a escrita super difícil, 5 páginas que pareceram 20.

? Amor
???
Gostei, porém totalmente esquecível.

? Uma galinha
???
Gostei mas não amei.

? A imitação da Rosa
????
Gostei bastante desse. Adorei todas as analogias e senti o sentimento da protagonista, abrindo mão de uma coisa que na verdade não queria dar, tentando voltar atrás mas sendo tarde demais... Ai

? Feliz aniversário
?????
Pra mim foi um dos melhores, achei divertido ler, sinceramente leria um livro inteiro só sobre essa história.

? A menor mulher do mundo
???
Estranhamente interessante

? O jantar
???
Esse me deixou meio biruleibe da cabeça, poderia ter mais coisas, mas sei que o sentido é esse. Mas fiquei pensando muito nessa história.

? Preciosidade
?????
Absolutely Cinema

? Os laços de Família
?????
Gatilho de mommy issues

? Começos de uma fortuna
??
Blé

? Mistério em São Cristóvão
?
Não entendi foi nada

? O crime do professor de matemática
????
??????? O cachorro!!!!

? O búfalo
?????
Que escrita maravilhosa, Clarice te amo!!

Ps: amei que a maioria das histórias conta com uma protagonista mulher.
comentários(0)comente



Yaya 21/08/2024

Clarice faz um trabalho incrível nesse livro, trazendo contos de situações familiares que podem acontecer com qualquer um (por isso o nome ?laços de família?), e epifanias, ou seja devaneio è reflexões sobre as situações cotidianas.

O livro é composto por 13 curtos contos que não se conectam propriamente com os outros do livro.

O livro busca entender os sentimentos e questionar a relações das mulheres na sociedade e a profundeza dos sentimentos muitas vezes vistos como superficiais.
comentários(0)comente



daday :) 19/08/2024

Estudando para o vestibular
*Laços de Família* é uma coletânea de contos de Clarice Lispector, publicada em 1960, que explora as complexidades das relações humanas, especialmente no contexto familiar e social. A obra é marcada pelo estilo introspectivo e sensível da autora, que usa situações cotidianas para revelar as tensões e angústias internas dos personagens.

Os contos de *Laços de Família* abordam temas como a rotina opressiva, o conflito entre o desejo de liberdade e as responsabilidades impostas pela vida familiar, as tensões entre o individual e o coletivo, e as nuances das emoções humanas. Clarice Lispector utiliza a linguagem de forma cuidadosa e poética, muitas vezes penetrando profundamente na psicologia dos personagens para expor suas crises existenciais, medos e desejos reprimidos.

A coletânea é composta por 13 contos, cada um com sua própria narrativa, mas todos unidos por uma temática comum: a dificuldade de conciliar os "laços" que nos unem aos outros e o desejo de autonomia e identidade própria. Muitos dos personagens de Clarice enfrentam momentos de epifania ou revelações pessoais que os levam a questionar suas vidas e as escolhas que fizeram.

Alguns dos contos mais emblemáticos da obra incluem "Amor", onde uma dona de casa se vê confrontada com a rotina e a descoberta de novas percepções sobre a vida; "Feliz Aniversário", que revela as tensões e ressentimentos em uma reunião familiar; "A Imitação da Rosa", que explora a fragilidade mental de uma mulher pressionada pela perfeição; e "O Búfalo", que mostra a busca desesperada de uma mulher por algo que possa aliviar sua dor emocional.

*Laços de Família* é uma obra que exige do leitor uma reflexão sobre a condição humana, as relações interpessoais e os conflitos internos que, muitas vezes, surgem de situações aparentemente banais. Clarice Lispector, com sua escrita única e introspectiva, oferece uma análise profunda das emoções e dilemas que permeiam a vida cotidiana, tornando a obra um dos marcos da literatura brasileira.

Estudar *Laços de Família* para o vestibular envolve compreender não só as tramas dos contos, mas também a forma como Clarice Lispector constrói seus personagens, explora temas existenciais e utiliza a linguagem para criar uma atmosfera de introspecção e análise psicológica. É importante prestar atenção aos detalhes e às entrelinhas, pois é através deles que Clarice revela as verdades mais profundas sobre seus personagens e o mundo em que vivem.
comentários(0)comente



Pequeno Johnny 19/08/2024

A mulher com tesão no búfalo me pegou. Mas o que me pegou mais foi o conto da galinha. O do jantar também é um exercício de escrita ótimo.
llendoamusica 29/08/2024minha estante
Não acho q ela sentai tesao kkkkk só se sentiu vista e ???amada???




802 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR