O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


i4mgr00t 21/05/2024

Lágrimas apenas
Ganhei de uma professora e lí em um final de semana, de tão gostosinho de ler que ele é. Sentí um mix de sentimentos e não deixou minhas perguntas sem respostas.
comentários(0)comente



Lara772 20/05/2024

É uma leitura que recomendo muito, esse livro não mente quando fala que vai te fazer passar por várias emoções (fiquei desidratada de tanto chorar), a historia é simples, triste e muito bonita.
É um livro brasileiro, oq me deixou orgulhosa de nosso brasil, Leem!!!
comentários(0)comente



Maria 19/05/2024

Intensidade de uma criança
Esse é o tipo de livro que você vai chorar, sofrer e se questionar constantemente "meu deus! é só uma criança, por quê???????"
Zezé é uma criança travessa, mas muito inteligente e fofo, mas que não tem um apoio familiar, ninguém consegue compreender ele. E ao longo do livro ele vai passar por situações que uma criança de 5 quase 6 não deveriam passar e nem pensar nunca. ?
comentários(0)comente



Duda linda 18/05/2024

Bom, esse livro é muito complicado pois me deu diversos gatilhos, infelizmente me identifiquei um pouco com o Zezé, é uma pena que para ele, as coisas tenham acabado daquela maneira. Dói muito ver uma criança passando por esse tipo de situação. Chorei demais com esse livro por ele ser pesado.
comentários(0)comente



Vih 17/05/2024

Melhor livro da minha vida!!!
Eu não tenho nem palavras para descrever o quão maravilhoso é este livro!
Ele prende muito a leitura e é muito mágico o jeito que o autor combina vários sentimentos nas páginas.
Queria contar a história mas não sei nem como posso começar.
Leiam. Apenas leiam este livro, foi o melhor livro que eu já li na minha vida e não consigo parar de recomendar ele, o livro é tão bom que você lê ele pensando " cara que livro é esse" e ele mexe muito com você e te faz ver o mundo de outra forma

Não tenho nem o que falar :)
comentários(0)comente



Pâm 16/05/2024

Uau
Zezé é um personagem tão puro que te faz querer trazê-lo pra dentro de casa e cuidar! Toda a inocência do personagem e o envolvimento dele com as pessoas que vivem ao seu redor trazem uma sensação inexplicável ao leitor. O livro é muito triste, principalmente quando você tem a noção de tudo o que aquela criança passa, e me faz refletir muito sobre a influência da infância no decorrer da vida de uma pessoa? Quando zezé estava em um ambiente violento, ficava amargurado e isso era refletido em suas atitudes.
É uma leitura que vale a pena!
comentários(0)comente



guimasray 15/05/2024

Zezé é uma criança de 5 anos de idade, filho de pais pobres, que tem vários irmãos e mora no Rio de Janeiro. Ele é muito peralta e adora viver no mundo da imaginação, aproveitando o que tem, já que não possui brinquedos. Quando se muda para uma nova casa, encontra um pé de laranja-lima, com o qual fantasia que a árvore conversa e que se torna sua melhor amiga. Por ser muito travesso, vivia apanhando e se ressentia dos pais.

Há uma passagem no livro que retrata o quanto Zezé era esperto e sentimental: "A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu." Isso mostra como ele se sentia em relação à sua família, que o maltratava, chegando até a ter pensamentos suicidas por causa disso.

Uma vida de miséria tirou a infância de Zezé e de seus irmãos.

Comentei com uma amiga que estava lendo esse livro e ela ficou chocada por eu só estar lendo agora, pois é um livro infantojuvenil. Na hora, fiquei incrédula, pois ele tem uma narrativa bem pesada às vezes. Apesar disso, é um livro que flui muito bem e proporciona uma leitura rápida.
comentários(0)comente



Eduardo 15/05/2024

Meu pé de laranja lima
Clássico, né? Demorei um bom pouco pra conseguir fluir nessa leitura, achei meio parada inicialmente. Mas depois que consegui pegar o ritmo fui embora. Muito bom.
comentários(0)comente



RenataTunes 14/05/2024

"O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos, é uma obra marcante da literatura brasileira que captura o coração dos leitores com sua narrativa emotiva e profundamente humana. Publicado pela primeira vez em 1968, o romance narra a história de Zezé, um menino de cinco anos oriundo de uma família de escassos recursos no interior do Brasil. Vasconcelos, através dos olhos de Zezé, pinta um quadro vívido da dureza da vida cotidiana contrastando com a beleza inocente da infância, mesclando a aspereza da realidade com a doçura dos sonhos e da fantasia.

Zezé encontra consolo e uma amizade sincera em um pé de laranja lima, com quem ele compartilha suas alegrias e tristezas. Esse laço simbólico destaca a busca do menino por carinho e compreensão em um ambiente frequentemente hostil e desafiador. A prosa de Vasconcelos é tanto poética quanto emocionante, capturando com sensibilidade as complexidades do amadurecimento e da auto-descoberta. "O Meu Pé de Laranja Lima" é um clássico atemporal, que oferece uma experiência de leitura repleta de emoção e esperança, estimulando a reflexão sobre a resiliência infantil e a incrível capacidade humana de encontrar beleza e significado mesmo nas adversidades mais árduas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



vanessaxclementino 08/05/2024

Laranja Lima
"A verdade é que a mim contaram as coisas muito cedo."
(p. 211)

essa citação resume bem todas as dores e sentimentos que o zezé teve de passar.
Ele era só uma criança, e uma criança que teve de crescer muito cedo e se revoltava quando não podia ser o que deveria, e, seu maior sofrimento foi, que apesar de tudo, ter sido arrancado de sua criancice sem mal poder se despedir.
comentários(0)comente



freidel 04/05/2024

"A vida sem ternura não é lá grande coisa."
Fico perdida em meio a tanta coisa que posso falar sobre esse livro. Foi muito doloroso acompanhar a vida de uma das formas mais difíceis pelo olhar do Zezé, a inocência e a pureza com a qual ele vê o mundo e pensa em ir embora me fez pensar tanto.
Apesar de saber que é uma obra que se passa nas décadas de 60/70 e retrata uma família humilde, dói muito saber que ainda hoje temos pais que agridem seus filhos como forma de educar, a maneira como isso é passado no livro é crua e mostra o que isso pode acarretar na vida de uma criança.
Uma das coisas que mais queria era o Portuga como pai do Zezé, dando a ele todo o carinho e compreensão que ele não tinha em casa, toda a ternura.
O livro todo é escrito de uma forma muito bonita e avassaladora, vemos pelo olhar de uma criança a morte, o sofrimento e crueldade do mundo real e a miséria, mas também a beleza nas histórias de um poeta e a amizade, seja com seu irmãozinho Luís, seu pé de laranja lima Minguinho, sua irmã Glória e seu Portuga.
comentários(0)comente



Fabrízia 04/05/2024

Maravilhoso
Embora seja um clássico infantojeuvenil da literatura brasileira, eu apenas li agora depois de adulta. Uma história bem sofrida, porém bonita.
comentários(0)comente



Fabricio.Macedo 04/05/2024

Que leitura animada! Muito legal acompanhar o dia a dia do Zezé, um menino irrequieto e irreverente. Mas, por vezes, é de sentir pena. Tadinho do Zezé! Tão incompreendido. Penso que é exatamente por isso que o Zezé, personagem principal dessa história, mergulha em suas ideias, criatividade e imaginação.
comentários(0)comente



Gii 30/04/2024

Que livro lindo e triste...
As reflexões do Zezé, ele com responsabilidades que não são de criança, a pobreza da família, o amor de sua irmã Glória e do seu irmão Luís, a relação dele com o Portuga, tudo isso me impactou de uma maneira tão singela e dolorosa.
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |