guimasray 15/05/2024
Zezé é uma criança de 5 anos de idade, filho de pais pobres, que tem vários irmãos e mora no Rio de Janeiro. Ele é muito peralta e adora viver no mundo da imaginação, aproveitando o que tem, já que não possui brinquedos. Quando se muda para uma nova casa, encontra um pé de laranja-lima, com o qual fantasia que a árvore conversa e que se torna sua melhor amiga. Por ser muito travesso, vivia apanhando e se ressentia dos pais.
Há uma passagem no livro que retrata o quanto Zezé era esperto e sentimental: "A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu." Isso mostra como ele se sentia em relação à sua família, que o maltratava, chegando até a ter pensamentos suicidas por causa disso.
Uma vida de miséria tirou a infância de Zezé e de seus irmãos.
Comentei com uma amiga que estava lendo esse livro e ela ficou chocada por eu só estar lendo agora, pois é um livro infantojuvenil. Na hora, fiquei incrédula, pois ele tem uma narrativa bem pesada às vezes. Apesar disso, é um livro que flui muito bem e proporciona uma leitura rápida.