O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Leka 02/08/2023

O livro mais triste que eu já li em toda a minha vida
Eu comecei o livro achando ele fofo mas um pouco triste por toda a vida do Zezé e as dificuldades da família mas a história foi se aprofundando e eu posso afirmar que esse é o livro mais triste que eu já li na minha vida. Eu chorei tanto lendo e sentindo uma revolta tão grande também por ser apenas uma criança de 5 anos e o final me quebrou demais. Não tem como terminar feliz, mas com aquela angústia e tristeza por causa da pobre criança ?
comentários(0)comente



vi_carvalho21 31/07/2023

A vida sem ternura não é lá grande coisa
Chorei do começo ao fim! Esse livro dói tanto na alma que quando terminei de ler ainda fiquei por vários minutos chorando e encarando o nada.
Cada página queria entrar no livro e abraçar o Zezé e tomar ele pra mim para proteger ele da maldade da vida, e da própria família.
Ana Maria 05/08/2023minha estante
Quero tanto ler




Fernanda2962 30/07/2023

Precoce na dor
Eu chorei tanto com esse livro. Vê o tanto que o Zezé sofreu pelas mãos da própria família foi doloroso demais.

"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu."
comentários(0)comente



Tavares 26/07/2023

Acabou tão rápido!
Apesar de ser narrado por uma criança da p contar nos dedos de uma mão quantas vezes esse livro me tirou um sorriso.
ciriuo 26/07/2023minha estante
livro incrível




Giselly.Silva 26/07/2023

ARREBATADOR
Comecei esse livro como quem não queria nada, sem nem saber a ideia do livro. Mas com o passar fãs páginas mais me conectava com ZEZÉ, passei a sentir suas dores e me orgulhar de seus feitos.
Zezé me deixou com água nos olhos a todo momento mas nada havia me preparado para esse final.
Um menino tão novo e cheio de vida nunca que deveria passar por uma dor dessas, chorei como criança por que eu amei Zeze e seus amores.
Eu sofri tanto que parecia que não acabaria mais.
Eu estou arrebatada
É isso.
Se puderem leiam
comentários(0)comente



Wanessa Ribeiro 25/07/2023

Muito lindo e sensível, faz a gente lançar um olhar gentil sobre a infância e seus sofrimentos frente a uma realidade de pobreza e negligência afetiva.
comentários(0)comente



Anna 22/07/2023

Pra vida...
Primeiro livro do José Mauro e simplesmente quero ler tudo que ele já escreveu.

É maravilhoso como a gente se afeiçoa ao Zezé tão rápido, não tem explicação, passei o livro todo querendo entrar nele, acolher o Zezé e da um pouquinho de felicidade pra ele. Mesmo em uma realidade tão cruel, é lindo ver a pureza que o Zezé ainda possuía, e o quanto passava isso pra irmão mais novo, em contra partida ver todo o sofrimento do Zezé é mt triste e angustiante; em várias partes precisei parar a leitura pq não conseguia mais ler pq a visão já tava embaçada de tantas lágrimas. Com certeza é favorito da vida, que vou querer reler (daqui uns anos, para me recuperar), agora quero ler as continuações.
comentários(0)comente



Bianca (@fallandfox) 17/07/2023

Essa é uma autobiografia fantastica que conta a historia de Zezé, um menino muito travesso e que possui um pé de laranja lima como amigo e confidente. O livro é sobre as aventuras do menino as pessoas em sua vida e os sentimentos profundos que ele tem dentro de seu coração e como tudo em sua volta influencia nele.
Peguei esse livro no skeelo em forma de audiobook como leitura para a Maratona Literária de Inverno do GeekFreak. O mesmo foi quem eu tinha escutado falar do livro a alguns anos atrás mas nunca fui realmente saber sobre a historia do livro.
Quando eu terminei de ler eu senti meu coração quebrando e eu tive que segurar as lagrimas porque foi intenso os últimos capítulos para mim.

Saber que os personagens foram baseados em pessoas reais acabou tornando tudo mais pesado pra mim e todo o sofrimento que aquela criança sofria com a justificativa de quem o cercava de que ele era “afilhado do diabo” só se tornou mais cruel.

Eu queria que todas as pessoas tivessem a experiência uma vez na vida dessa leitura e gostaria de ter lido ela mais cedo pois eu sei que teria gostada também. Posso dizer categoricamente que valeu muito a pena essa leitura.
comentários(0)comente



Alexia389 09/07/2023

Meu coração está em pedaços...
Não consigo definir todos os sentimentos que tomaram durante essa leitura. E sabe o que é pior? descobrir que esse livro foi baseado na infância do autor.

Teve muitos momentos que me tiraram risadas sinceras mas houve muito mais momentos que destruíram meu coração e me fez chorar descontroladamente. Exagero? não. Existe certos tópicos que dependendo de sua vida, vão te tocar de forma mais profunda, e foi isso que aconteceu comigo.

Não sei se foi uma boa ideai eu começar e terminar esse livro hoje, dentro de poucas horas e intervalos. Mas... não me arrependo. Apesar dos sentimentos conflitantes, foi uma leitura maravilhosa e que conseguiu me tocar profundamente. Literatura é sobre isso...

O meu pé de laranja lima é uma grande obra da literatura brasileira.
comentários(0)comente



DudaF008 23/06/2023

Pov: se a sanfona de Rubel fosse um livro ?
Antes de tudo: sim? eu desidratei ?

Conheci pelo meu ex professor de literatura. Clássico brasileiro.
Biografia de José Mauro de Vasconcelos que narra sua infância difícil. Onde vivenciou o desprezo familiar, as inocências sapecas de uma criança reprimida, da carência e falta de amor e amizade, da agressão desde muito cedo. A vida infeliz de um garotinho pobre mas rico de criatividade e persistência.

O começo mostra a realidade dele, parece um livro qualquer. Mas ninguém sai impune da dor de ler certos capítulos. Do tapa na cara ao lembrar que certas coisas realmente acontecem e o peso da empatia com o menino.

Leitura antiga, mas coloquial simples, capítulos grandinhos? boa apresentação dos personagens. Representação incrível do interior brasileiro de anos atrás.

Não gosto de spoilers por isso só digo que o final tocante vale a pena, chorei muito, e não conheço alguém que não o tenha ocorrido o mesmo!

Ps: decidi me martirizar lendo os capítulos finais ao som de ?quando bate aquela saudade? PRA QUE!??? Fiquei realmente vermelha de tanto chorar com aquela atmosfera triste e inocente, recomendo muito, para todos os públicos e idades, você não vai se arrepender de derramar umas lágrimas para o nosso dear Zezé ?
comentários(0)comente



Rose 17/06/2023

Esse livro na verdade eu reli, pois não me lembrava de alguns detalhes, hoje eu sofri muito mais ao ler, com o quanto uma criança pode ser castigada por cometer pequenas peraltices! É certo que este livro foi escrito em uma época que era normal os adultos terem razão em tudo! Ainda bem que hoje eu penso diferente!
comentários(0)comente



Helô Gonçalves 08/06/2023

"[...] É que a mim contaram as coisas muito cedo
O livro nos narra a vida de Zezé, um garotinho de quase 6 anos que vive no Rio de Janeiro.
Uma coisa que me doeu muito nesse livro é o fato de Zezé ser tão pequenininho e já ter que ser tão maduro, já ter de encarar a profunda dor do luto e da perda.
Esse livro destroçou meu coração em mil pedacinhos?
"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu"
comentários(0)comente



Luiz 07/06/2023

Infância difícil
Livro espetacular sobre como a criança é incompreendida. Vemos um garoto inteligente, gentil, meigo e criativo. Mas para os adultos, ele é uma peste que só causa problemas. Em algum ponto, o nosso protagonista começa a se enxergar dessa forma. A única coisa que me incomoda é o fato de que o autor, de alguma forma, valoriza o trabalho infantil ???
comentários(0)comente



_fabiooo 02/06/2023

Ternura
1. qualidade, estado ou condição do que é terno, meigo, afetuoso.
2. carinho, meiguice.

Esse livro é simplesmente tudo de bom e precioso que há no mundo. Que experiência de leitura incrível. Quantas emoções e sensações.

"Às vezes sou feliz na minha ternura, às vezes me engano, o que é mais comum."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR