O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Sem estante 05/04/2023

Fiquei triste
A história é muito bem escrita, mas quanto sofrimento o Zezé passou. Muito triste a forma como ele foi criado e o que ele sentia sobre a família.
comentários(0)comente



Elizabeth 05/04/2023

Velha infância
Com imaginação as criancas pobres podem ter uma infancia menos triste. Um pouco triste por mostrar a realidade de muitas crianças da época, porém também atual.
comentários(0)comente



Fonsinho 02/04/2023

Emocionante
Essa obra emociona qualquer pessoa sensível e nostálgica que lê. A história de Zezé é movida por momentos alegres, mas de tristezas também, envolvendo toda a inocência, curiosidade e imaginação de uma criança de origem humilde. As constantes "biscas" que sua irmã mais velha lhe dá contrasta com a leveza que a sua irmã Glória tem com ele, a imaginação retraí a pobreza que o envolve, e a constante curiosidade é tratada de forma diferente no ambiente familiar e escolar. Mais do que uma biografia, ela revela também aspectos comuns nas famílias carentes de diversos lugares do Brasil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
VitAria1236 28/03/2023minha estante
Meu livro favorito da vida!??




Alex64 25/03/2023

Não bata em seus filhos.
Terminei essa leitura em 3 horas e 40 minutos, tempo total contando com as pausas 7h.
Preparem os lenços, essa leitura me tirou algumas lágrimas.

Em o meu pé de laranja lima acompanhamos Zezé, uma criança de 6 anos com uma imaginação enorme, bastante elétrico e de família extremamente pobre.

Ao longo da trama me identifiquei muito com Zezé, eu era igual a ele quando criança.
Somos acostumados a reclamar de nossos bens, mas se formos comparar nossa vida com a vida miserável que Zezé vivia e que infelizmente é uma realidade brasileira...

Imagine um criança que apanha tanto que as marcas no corpo são visíveis, essa é a vida do personagem constantemente.

Esse livro é uma boa recomendação para os pais que vivem espancando ou batendo em seus filhos, isso não é educação, só irá refletir no futuro em seus filhos que irão reproduzir de formas ruins toda a educação agressiva que tiveram.

Zezé é um capetinha, sempre tramando algo, ainda assim, é só uma criança, e criança tem que ser educada de formas saudáveis.

Sempre que queremos algo em nossas vidas mas não temos dinheiro ficamos desolados, imagine isso para uma criança que não pode nem ter brinquedos.

" O meu pé de laranja lima", é um clássico Brasileiro.
Com adaptações para a televisão e para o teatro.


Triste e necessário.

( nota: estou completamente melancólico depois de algumas horas dessa leitura e fiquei mais triste do que quando acordei, que vontade de chorar)
comentários(0)comente



klausklore 24/03/2023

MEU FAVORITO DA VIDA!
é difícil pensar que isso tudo aconteceu com uma criança de 5 anos. com uma narrativa cativante e leve vc compreende o protagonista e compreende que a visão que ele tem sobre o pé de laranja lima é importante para o zezé!!

simplemente incrível e de te dar lágrimas nos olhos!!
comentários(0)comente



Lara840 23/03/2023

Pra acolher e reconfortar
Trata-se de um livro com muito mais emoções do que se pode imaginar, ao mesmo tempo q você chora depois encontra conforto mas também logo ele foge novamente. achei ele diversos de pontos reflexivos e que te fazem ter outros olhos para tais situações.
recomendo 100% pois em diversos momentos você vai poder sentir reconforto e também vontade de acolher Zezé pra si!!
comentários(0)comente



Amanda 19/03/2023

Um livro que preenche seu coração, mas que dói a cada página. Conta a história de Zezé, uma criança muito esperta mas que era visto como "encapetada" devido suas muitas traquinagens.
Esse livro aborda miséria e violência infantil e o quanto esta última pode ser dolorosa e marcante na subjetividade das crianças.
Chorei como se não houvesse amanhã e indico muito rs
comentários(0)comente



Thalles 15/03/2023

Livro tristão
Bem, é um livro triste demais. Bem realista. Parece que foi meio que baseado na vida do autor. Uma espécie de ficção autobiográfica. Tudo se passa na déc. 30 aproximadamente. É uma criança de 5 anos muito danada, que apronta e apanha. Ele tem que cuidar do irmão mais novo. E faz amizade com um pé de laranja lima com quem ele conversa pra desabafar. É um bom livro pra discutir a questão da violência contra crianças e sobre educação e amizade. A amizade que o protagonista faz no livro é inspiradora. Mas é um livro triste. Não cumpriu minhas expectativas mas foi bom conhecer a obra, porque todo mundo diz que é um clássico.
comentários(0)comente



Mi Rubin 03/03/2023

Simplesmente, uma obra de arte!
Cresci vendo as adaptações, mas só agora parei para ler e que leitura incrível!

Não que seja uma leitura fácil e leve, pelo contrário. É daquelas que a gente para poder tomar um fôlego e continuar.

É densa e sofrida. Mas traz em si uma poesia que não tem como descrever. Só lendo e sendo abraçado pela vida de Zezé para entender.

Aquela vontade imensa de colocar Zezé num potinho, junto com todo o seu universo particular.

Leitura super válida!
Taci 03/03/2023minha estante
Meu favorito da vida ?? Zezé é inesquecível.




Ilovecats 24/02/2023

Eu amei esse livro
Bem eu não sou muita boa em fazer resenhas, mas eu queria falar que eu gostei muito do livro.
Eu achei a escrita muito boa e fluída e eu só fico me perguntando o porquê de eu ter demorado tanto tempo pra ler. Esse livro te faz rir, te faz chorar(e muito!) E eu fiquei curiosa para ler os outros livros da autobiografia do autor.
comentários(0)comente



eliisa.y 20/02/2023

O meu pé de laranja lima
Que livro! Me fez rir, chorar, sentir raiva e amor ao mesmo tempo... A história em si é muito triste, quanto mais perto do final mais triste ficava. O Zezé ganhou meu coração, e era triste demais ver ele pequenininho passando por tanta dor. Só me arrependo de ter demorado muito pra terminar, mas já tô doidinha pra ler "Vamos Aquecer o Sol".
Julia 25/02/2023minha estante
A capa é bem bonita




Ranigfelix 17/02/2023

Por que eu demorei tanto para ler esse livro?
A única coisa que eu me arrependo é de ter deixado esse livro na minha estante por tanto tempo.
O livro é tão bom e tem uma leitura tão fluida que eu terminei ele em menos de um dia. Me encantei pelo Zezé logo de cara, me emocionei bastante, senti raiva e até dei umas risadas.
Acho que foi o primeiro livro nacional que eu amei cada segundo lendo e com certeza foi uma das melhores leituras de toda a minha vida.
Enfim, leiam esse livro e se encantem pelo Zezé assim como eu!

P.S.: sempre achei que só tivesse um livro, mas tem mais dois que com certeza lerei.
comentários(0)comente



Karol 12/02/2023

Emocionante
Esse livro foi muito emocionante e o Zezé é realmente o menino de ouro.

Acompanhar o sofrimento do Zezé pelas mãos da própria família foi muito triste, mais triste ainda foi ler os capítulos finais.

Mas nem só de tristeza se faz essa história, Zezé é um menino muito engraçado e doce, perdoa e ama genuinamente.
comentários(0)comente



Lara320 11/02/2023

Que livro
Eu não dava nada pelo livro
Eu chorei tanto , o Zezé é um garoto tão forte e aguentou tanta coisa, as críticas sociais nesse livro é tal necessária, a forma que ele encontra uma família no Portuga mesmo tendo uma família tão grande ,é lindo de se ver ,eu amei esse livro
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR