O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36


Gabs 02/03/2022

Zezé com todo seu jeito meigo e sonhador enfrenta vários problemas da vida real,como a pobreza,morte e uma família que muitas vezes não entende sua alma de criança arteira e peralta.Na amizade encontra refúgio,para suas decepções.
comentários(0)comente



Sandra 21/02/2022

NECESSÁRIO
O meu pé de laranja lima.
Zezé é um menino de 6 anos que mora na zona norte do Rio de Janeiro no final da década de 20. O pai está desempregado e por isso a família passa por dificuldades. Zezé é extremamente arteiro e apanha muito por causa disso, mas possui uma imaginação gigante onde até mesmo um galinheiro vira um zoológico.
Esse foi um livro que me fez chorar, não só pelo final, mas pelo personagem principal. Espancar uma criança não é a melhor forma de educar.
Um livro que, através da ternura, mostra a dor. A escrita é de aquecer o coração, tão leve, mas com temas bem pesados.
Carol 21/02/2022minha estante
Amei ler este livro


Rafael Kerr 21/02/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.


Silvana Aline 25/02/2024minha estante
Esse livro é de uma sensibilidade incrível.




Mariana113 19/02/2022

??????
É um livro emocionante, triste.
Mostra muitas das dificuldades do nosso povo.
Não sei quantas vezes chorei.
E, com certeza se tornou um favorito.
É classificado como uma leitura infantil, mas é de tal brutalidade os acontecimentos. Além das surras que o pobre menino levava, as situações que as pessoas enfrentavam, as dificuldades.
A relação dele com o Português, um homem que o acolheu como se fosse filho.
Eu recomendo muito, muito mesmo. Depois que li entendi o porquê de tamanho sucesso e também entendi o título.
E, já planejo reler , todos os anos, de preferência. Nunca vou esquecer as sensações que me proporcionaram essa leitura.
comentários(0)comente



Luana 18/02/2022

Um clássico que destrói seu coração
" Agora sabia mesmo o que era dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar pra ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça até na vontade de virar a cabeça no travesseiro."

O Meu Pé De Laranja Lima é sem dúvidas um clássico da literatura brasileira, lançado em 1968 é uma obra fortemente autobiografia, e com um efeito tão impactante para o leitor pela composição das cenas, dos personagens sem dúvidas Zezé será um personagem jamais esquecido por mim.

Zezé é um menino de 6 anos que vem de uma família muito humilde, sua mãe trabalha dobrado para ajudar nas despesas e seu pai está desempregado, um menino com muitos irmãos,mas que não deixa os acontecimentos do dia a dia o abater sua imaginação e sua peraltice o leva para muitos lugares.

Para muitos Zezé é uma criança endiabrado por ser muito arteiro como se dizia na época, isso é tão fortemente falado por todos que até ele acha que tem o próprio diabo no corpo, mas o que não sabem o quanto ele é especial, inteligente, de um coração puro e sincero. E mesmo tendo apenas 6 anos de idade já se preocupa com a pobreza, com a falta de oportunidade que sua família enfrenta.

Muito vai acontecer nessa história, Zezé vai aprontar muito, mas também com sua simplicidade e seu coração puro vai nos transposta para um mundo lúdico, personagens de filmes de faroeste, árvore que fala. A pureza e a bondade de Zezé me encantou e me conquistou de imediato.

Na escola ele é muito educado, esperto e inteligente o oposto na sua casa e na rua que mora, numa de suas traquinagens ele conhece o português, esse encontro não foi nada satisfatório paga Zezé, mas o que ele não poderia imaginar que mais a frente ele e " Portuga" se tornariam grandes amigos e a transformação dele após essa amizade é nítida.

Zezé parou de fazer traquinagens, estava " bonzinho" não tinha mais o diabo no corpo, mas sim o menino jesus, como ele cita em alguns momentos, essa amizade faz com que Zezé conheça o amor, o carinho, a gratidão, sentimentos que até então essa criança não sabia que existia.

Há muito sofrimento na vida dessa criança, muitos momentos de dor física, emocional e psicológica Zezé é uma criança que leva muita surra, dos pais, dos irmãos, de estranhos e esses momentos relatados me fez sofrer demais, chorei em muitos momentos, mas mesmo aos prantos foi uma excelente leitura.
comentários(0)comente



Rodrigo 18/02/2022

Sensível
Há tempos venho protelando essa leitura e percebi agora o porquê de tamanho sucesso, Zezé é incrível.
Que criança sensível! Fiquei sensibilizado do início ao final do livro.
comentários(0)comente



Pedro 06/02/2022

Sensível e único
Um dos livros mais delicados e lindos que já li, daqueles feitos para qualquer pessoa, independentemente da idade. O raciocínio de Zezé mesmo tão pequeno, a capacidade criativa, a falta de amor depois encontrada em um estranho e a amizade com uma árvore fazem do livro uma obra única, para os sensíveis ou não sensíveis toca muito o coração e faz emocionar de verdade.
comentários(0)comente



Larissa.Furman 04/02/2022

A vida sem ternura não é lá grande coisa.
Estive numa terrível ressaca por meses, e de forma despretensiosa comprei esse livro a um tempo, numa promoção relâmpago, lembro de já ter visto a capa na escola, mas nunca havia lido.
Zezé é uma criança pura, cheia de traumas devido sua criação repleta de abusos físicos e psicológicos.
A escrita do autor faz com que você entre na história e compreenda as ações do protagonista, sendo que é apenas uma criança, sendo o que ela é.
Eu estou escrevendo essa resenha ainda em lágrimas, esse livro é extremamente tocante, a escrita é simples e sem a menor intenção de ser complicada, me fez lembrar em como minha imaginação era fértil à alguns anos.
Eu amei esse livro, amei absolutamente tudo sobre ele.
comentários(0)comente



Cássia 23/01/2022

??
"Agora sabia mesmo o que era a dor."

Extasiada com a leitura. Nossa!! Ri, chorei. Só de imaginar que a realidade não era apenas daquela época, e que ainda está presente em muitos lugares do Brasil, aperta o coração.
Recomendo demais a leitura. Pensei que seria uma história mais voltada para o público infantil, e como nunca procurei direito sobre o que se tratava o livro, fui surpreendida durante a leitura.
comentários(0)comente



Samyra.Sauaia 21/01/2022

Gostosinho
Livro gostoso de ler. Leitura rápida e dinâmica. Zezé eh fofo mesmo sendo arteiro. Recomendo a leitura. Um clássico nacional.
comentários(0)comente



Vitoria.Lima 16/01/2022

"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. É um dia a pessoa morreu."
Que livro meus amigos, que livro!! Chorei q nem desgraçada 5? fav
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Samuca 11/01/2022

Eu que não sou de chorar, chorei.
O menininho Zezé, nesse romance incrível e melancólico, encontra-se numa realidade muito vivida por muitas crianças brasileiras. Uma vida onde parte toma lugar em uma casa e uma família terrível, cruel e má. Apanhando diariamente, Zezé vê a vida com olhos de criança, olhos de fantasia, mas também, com olhos sofridos de adultos deprimidos. Vale muito a pena!!
comentários(0)comente



a.lida 10/01/2022

Se chorei ou se sorri
Eu amo ler esse livro e o potencial que ele tem de me arrancar lágrimas. É um livro de linguagem simples, mas ao mesmo tempo tem um grande poder de atingir diversas camadas de sua alma. É quase impossível não se alegra e ter empatia pelo pequeno Zezé que com apenas 5 anos tem cabeça de quem viveu mais de 100.
comentários(0)comente



Laís 08/01/2022

Livro muito tocante
Zezé é uma criança de apenas 6 anos que mora num bairro da zona norte do Rio de janeiro com sua familia na década de 1920, e por causa da pobreza e do desemprego do pai é obrigado a se mudar para uma casa menor onde Zezé adota um pequeno pé de Laranja lima como seu melhor amigo. O personagem é bem levado e vive aprontando, por isso está sempre levando uma surra e sendo xingado de tudo quanto é nome. Porém ele acaba internalizando esses xingamentos, e assim ele se sente o tempo todo como uma pessoa ruim.
Nesse livro vemos uma criança sendo obrigada a crescer antes do tempo e sendo exposta a diversas situações traumatizantes que não deveriam ser vividas por uma criança.
Zezé é na vdd uma criança incrível e inteligente, muito interessado em aprender as coisas, mas que não recebe o tratamento adequado de sua família.
Sua amizade com o pé de laranja lima é linda, pois é nela que ele encontra conforto e conversas sobre as coisas que está sentido.
No decorrer do livro somos apresentados a diversos personagens que tratam Zezé como a criança que ele é, e que torna sua vida um pouco melhor, a exemplo tem a professora dele e o português.
O meu pé de laranja lima é uma leitura incrível. consegue ser um livro fofo, reflexivo e triste ao mesmo tempo. Posso dizer que é um livro extremamente marcante e que muda a gente
comentários(0)comente



glaubi 06/01/2022

segunda leitura hehe
tinha esquecido de dar nota rs
a história não me prendeu de primeira mas depois de um tempo você se conecta com os personagens e nem percebe
já quero ler a continuação
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR