O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 451 a 466
1 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36


Albino 03/01/2022

Livro para vida, para ser passado para as próximas gerações
Ler José Mauro de Vasconcelos é trazer a flor da pele o sentimentos de ZéZé, suas (muitas dores) e suas aventuras e sua bondade, apesar das travessuras, ainda maiores que as coças que tomava.

Um livro para ser guardado na estante, relido com grande recorrência, e ser passado para as próximas gerações.

Tenha um coração de ZéZé, tenha a bondade de Portuga....seja o que de melhor possa ser.
Bruna.Portoghese 03/01/2022minha estante
Minha mãe me fala muito sobre esse livro...marcou quando ela criança, segundo ela, fizeram novela. Só falta eu ler.


Albino 05/01/2022minha estante
Seguramente será um livro que lerei para meus filhos, e os farei ler na adolescência, histórias para vida.




marcia helena 30/12/2021

A história do meninozinho que ensinou o amor...
Lançado em 1968, Meu pé de laranja lima ainda provoca nos leitores uma emoção indescritível.
O personagem Zezé tem seis anos e vive com sua família em um bairro simples no Rio de Janeiro. A família passa por dificuldades, mas isso não impede de Zezé ser uma criança arteira e cheia de imaginação. As surras que seu pai e sua irmã aplicam são seu martírio a ponto de fazê-lo querer desistir da vida. Acredito que sua imaginação fértil e a capacidade de sonhar o salvaram inúmeras vezes. Uma linda, mas sofrida história. Não é à toa que apresenta o subtítulo "A história de um meninozinho que um dia descobriu a dor". Mas também é sobre uma linda amizade, sobre a imensa capacidade que se tem de amar, apesar da dor, do sofrimento. A alegria e a tristeza combinadas nessas páginas fazem deste livro ainda ser procurado e lido por tantas pessoas não só no Brasil como também em todo o mundo. O livro ainda conta com uma adaptação para a TV e o cinema que também deve ser conferido.
Leia Meu pé de laranja lima, tenho certeza que Zezé vai conquistar seu coração.
comentários(0)comente



DearieSarah 29/12/2021

Sobre dores e amores
Sem palavras para tanta beleza! A simplicidade da história me encantou.

Zezé é um menino de 5, não, 6, não, 5 anos. Ele mora no Rio de Janeiro em uma família muito pobre com seus pais e muitos irmãos. A mãe trabalha dia e noite e o pai é desempregado há muito tempo. Por ser um menino simples, Zezé arranja várias formas de se divertir, mas, por aprontar muito, também apanha muito. Um menino extremamente inteligente, mas que vive uma vida cheia de dores e pesares.

Se sentindo sozinho na vida, Zezé encontra amizade em um pé de laranja lima bem pequeno como ele. Minguinho, como o menino batizou a árvore, se torna seu confidente e consolo de uma vida tão pesada. Além de Minguinho, a vida também dá mais um amigo a Zezé, o ensinando sobre amar e ser amado.

O livro me fez chorar muito e amei essa edição com notas explicativas ensinando muita coisa da época. Meu pé de laranja lima é um livro pra guardar no coração pra sempre. Amei!
comentários(0)comente



Mylena Proença 29/12/2021

eu amei. muito sensível e delicado, uma história singela mas que nos toca no lugar exato. com certeza fará parte das minhas recomendações.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@parasemprelemos 28/11/2021

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA
Clássico da literatura brasileira, adaptação para o cinema, tv e teatro.
Um livro incrivelmente bem escrito, emocionante, reflexivo, divertido, porém com cenas fortes principalmente por ser relacionada a uma criança.
Zezé tem 6 anos, o pai está desempregado e a família passa por dificuldades. O menino é inteligente, aprende tudo muito rápido, é o melhor aluno da sala. É traquina, apronta muito, é castigado e tem uma capacidade imensa de amar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caths 20/11/2021

É bom, mas eu não leria novamente, enjoativo e bem livro escolar, onde ninguém quer ler e é forçado.
comentários(0)comente



Manu 14/11/2021

?A verdade é que a mim contaram as coisas muito cedo.?
É incrível como a perspectiva inocente de uma criança denunciam tantos problemas sociais que ainda existem no nosso país.

Meu coração se apertava junto com o de Zezé com as injustiças da vida e com as coisas que ele narrava sem entender, mesmo se achando "menino grande", é triste como cada criança assumia responsabilidades que não condiziam com sua idade e eram forçadas a crescer. O capítulo do Natal, em especial, me quebrou. O livro nos tira de nossa zona de conforto e faz com que reflitamos sobre as camadas mais vulneráveis de nossa sociedade, como ela é negligenciada por todos.

Eu tive a oportunidade de ouvir o audiobooks e foi incrível a experiência, como o narrador se preocupou em transmitir cada detalhe do livro, recomendo muito.
comentários(0)comente



Mateus 07/11/2021

Meu pé de laranja lima
Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.

Apesar de no começo estar com expectativas baixas sobre ele, consegui me apegar bastante com a história. O enredo é muito envolvente. Em alguns momentos tive um pouco de ressaca literária, mas depois segui a leitura normalmente. O livro é muito bom.

Contudo, a linguagem é um pouco confusa. Confesso que demorei um pouco a me acostumar com a leitura, mas depois consegui me adaptar a linguagem. Em momentos no meio do enredo me perdia um pouco no que Machado de Assis queria dizer mas como está sendo um dos meus primeiros livros nacionais, apenas segui com a leitura e fui me aprofundando na história.

Mas é isso, o livro é realmente muito bom e foi uma leitura muito gostosa de fazer.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Olivia 02/11/2021

O livro mais lindo, engraçado e triste do ano
Impossível não se apegar com Zezé desde o início da narrativa. Ele é uma criança esperta, inteligente, arteira e carente.
Eu só queria entrar aqui e abraçar o Zezé, da atenção e ouvir ele conversar.
O livro que eu mais chorei lendo em toda minha carreira. Impossível não amar.
comentários(0)comente



Vanea 27/10/2021

Tristeza
Terminei de ler agora e estou com dificuldade de fazer uma resenha.
O livro traz muita tristeza, do princípio ao fim.
Mostra uma família desestruturada em razão do dinheiro e da falta de amor.
Zezé é uma criança sensível, mas muito traquina. E como apronta muitas, ele não escapa das surras. Porém, a situação é um tanto exacerbada e causa uma repulsa por parte do leitor, pois é impossível ler certas cenas e ficar alheio, não se comover.
E uma amizade verdadeira poderia ser uma âncora para uma pessoa que não tem apoio familiar.

Mas não posso falar muito sem dar spoiler.

O livro é muito bem escrito e a leitura flui bem, mas minha nota fica em 3,5 pela carga de amargura e tristeza que carrega.
comentários(0)comente



Cássia 14/10/2021

Achei o livro bem maçante na real, senti muito sono durante a leitura e quase abandonei. Porém queria saber o bum da história e chegou. É um livro bem triste e revoltante até. Mas é isso, no final das contas foi um livro só bom.
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 451 a 466
1 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR