O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


palomacstn 19/11/2024

Livro pra gente grande ler. Acompanhar a pobreza, a solidão e o desajuste social pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos é doloroso demais. Zezé é um menino especial! Por meio das conversas com o seu pé de laranja lima, encontra na fantasia a alegria de viver. Pretendo reler!
comentários(0)comente



Pamela 19/11/2024

Pois, pode bater a pá de terra e me enterrar
Nunca chorei tanto na minha vida.
Chorei tanto e com tanta dor que enquanto eu lia meio deitada meio sentada na cama, as lágrimas empossaram nas saboneteiras.
Chorei de precisar recuperar o ar, de colocar a mão no peito porque a dor tava ali. O que eu mais fiz foi chorar e respirar. Quando não aguentava mais chorar, levantava os óculos e respirava até cair as lágrimas sem força. Me matou, acabou comigo.
Parece que essa dor, juntamente com essa nova concepção de ternura e amor fraterno nunca vai sair de dentro de mim.
Ps: Eu odeio vocês pais que não conseguem ser pais por qualquer que seja o 🤬 #$%!& de motivo. Odeio vocês, que o menino diabo leve vocês pra onde vocês merecem, como diria Zezé: vocês são um bando de filhas da puta.
Ps.2: Só uma criança que cresceu com a dor de não se sentir digno de amor e ternura sabe o quão desesperador esse sentimento é.
comentários(0)comente



MarceloToledo 18/11/2024

Como é bom ser criança...
Um espetáculo de história e nesse espeficamente, ótima narração e músicas, parabéns aos responsáveis pela obra. Conheci a história quando ainda era criança, quando assisti o filme já era antigo, lançado em 1970... Lembro que gostei, mas não tinha muito entendimento pra dar o devido valor. Uma obra dramática, que encanta e nos faz refletir sobre muitos aspectos da vida, das crianças, das dificuldades que passamos e das que presenciamos em outros tempos... sobre a generosidade e a bondade que tanto faz falta nos dias de hoje. Rir das traquinagens de crianças... da imaginação delas... De valorizar as boas amizades que a vida nos dá... É uma obra prima, recomendo demais!
comentários(0)comente



Guilherme 17/11/2024

Leitura para fazer qualquer um chorar
A grande história de Zezé, livro que consegue trazer os sentimentos a tona, uma leitura emocionante que não dá vontade de parar
comentários(0)comente



_carolzinhaa__ 16/11/2024

Emocionante
São livros como este, que me impulsionam ainda mais a ler a literatura brasileira. Em cada página, meu coração foi cativado e emocionado pela história do Zezé que,de fato,é um menino muito corajoso. É uma leitura muito sensível, e que te imerge em cada capítulo. Recomendo a todos que já experimentaram a face dolorida da vida,mas que desejam procurar um conforto nela também.
comentários(0)comente



Carol.Fahl 16/11/2024

Meu pé de laranja lima
Meu Deus, que livro arrasador!!

Eu não via a hora de comprar esse livro e muito menos a hora de ler ele. Eu vivia esquecendo dele, quando eu vi no acervo da livraria travessa na FLIP não pestanejei e grudei nele.
Conforme fui lendo e acompanhando a história do Zezé, fui me envolvendo com ele e ficando com muita pena dessa criança. As travessuras é compreensível por conta da pouca idade dele que só tem 6 anos. A amizade que ele faz com o pé de laranja lima é muito lindo e as reflexões de uma criança também. Gostei muito também da amizade com seu Portuga. Já dá metade para o final, me arrancou lágrimas e que teve momentos que tive que parar de ler e me recompor por conta do sofrimento desse menino, da perda de um personagem no final do livro que me devastou com o sofrimento dele.
Um clássico que estava com muitas expectativas e esse sim, virou meu top 1 favorito da vida e que eu recomendo para todo mundo que tenha a oportunidade de ler esse livro.
comentários(0)comente



MidasMarcola 14/11/2024

A vida sem ternura não é lá grande coisa
Esse é um daqueles livros que mudam a visão de vida de uma pessoa. Tenho a sensação de que nunca mais vou ser o mesmo de antes.
A história gira em torno de Zezé, um menino arteiro mais de coração muito bom. Sua imaginação é sua principal arma na luta contra uma vida cheia de pobreza.
Essa criança que apronta todas - coisas normais pra alguém de sua idade - é vista por seus familiares como o filho do diabo. E essa ideia já tomou conta do pensamento da criança, que já internalizou em si que é alguém de pouco valor. Mas, na verdade, Zezé é uma criança muito sensível, que precisou amadurecer muito cedo por conta dos problemas financeiros enfrentados por sua família.
O ambiente familiar de Zezé é bem complicado. Seu pai está desempregado e muitas vezes é violento com o menino. Sua mãe sempre está cansada e quase nunca está em casa porque assumiu as contas da família. Suas irmãs mais velhas e seu irmão mais velho não perdem a chance de agredi-lo. Seus dois refúgios são sua irmã mais velha Glória e seu irmão mais novo, o menino mais lindo do mundo nas palavras de Zezé, o pequeno rei Luís. Esses dois são um dos poucos da família que possuem um carinho especial pelo menino. Outras figuras da rua são mais carinhosas com o menino, como a sua professora e o padeiro.
Por conta de dívidas, Zezé e sua família precisam se mudar de sua antiga casa. Em sua nova morada, Zezé conhece um pequeno pé de laranja lima que logo se torna seu confidente e fiel parceiro.
Mas a grande mudança na vida de Zezé vem do seu encontro com o Portuga, que inicialmente era seu inimigo jurado de morte, mas que depois se tornou a pessoa mais importante na vida do jovem garoto. Portuga foi capaz de enxergar todo o potencial daquele menino e de lhe tratar com carinho e amor, algo que o garoto não tinha vivenciado em casa. Os dois logo se tornaram melhores amigos. Até mais do que isso. Tornaram-se pai e filho. Zezé o escolheu como seu pai; Portuga o escolheu como filho.
À medida que a história progride é possível notar como Zezé só precisava de alguém que o acolhesse, que lhe ouvisse e que cuidasse dele. Infelizmente o seu tempo com seu grande amigo é curto. E o livro passa pelo seu momento mais doloroso e triste. É impossível não se sentir emocionado com os acontecimentos finais. Zezé, ao longo dessa jornada, perdeu o passarinho do seu coração e um pouco da magia de sua imaginação, mas encontra algo ainda mais lindo, que foi um presente do seu grande amigo e que vai carregar pela vida toda: a ternura.
Eduardoow 14/11/2024minha estante
Aaa, eu quero muito ler esse ainda. Amei a resenha


MidasMarcola 14/11/2024minha estante
@Eduardoow recomendo muitoo você vai adorar




laviniasmartins 14/11/2024

Entrou para a lista dos que acabaram comigo
Meu Pé de Laranja Lima conta a história de Zezé, que vive com uma família humilde e complicada, mas que tem uma imaginação que transforma tudo.
Como a maioria dos Clássicos que eu já li, gostei muitíssimo do livro, apesar de contar uma história profundamente triste, tem momentos que deixaram o meu coração quentinho! (obrigada Portuga por proporcionar isso).
Adorei a escrita do autor, achei a história envolvente e fácil de entender, e recomendo demais o livro, apesar dele ter me destruído ?
comentários(0)comente



Rebs.botan 10/11/2024

Melhor livro? Me fez chorar horrores
O livro mais triste da minha vida ??
Eu chorei de soluçar, desidratei de tanto chorar.
A história fluiu mt fácil, a história de Zezé é muito triste, e ele é um garoto de 5 anos q já te uma visão sobre a vida que muitos adultos não têm. Mesmo tendo essa visão ainda sim ele apronta e muitoooo! E oq faz ele apanhar diversas vezes é suas travessuras.
Umas das surras que mexeu comigo foi a do pai e da irmã, eu chorei demais. Pq ninguém jamais merece passar por isso. Eu quis entrar no livro e salvar ele de toda surra. Fora que ele apanhou por cantar uma música que ele nem sabia oq significava. E depois por xingar a irmã sei q fez errado mas a forma como ele apanha ele não merecia.
Zezé cedo na vida descobre oq é o luto e sobre o sentimento de perder alguém e isso dói em nós leitores pq o jeito q ele descreve mata a gente por dentro de tristeza.
Em umas das surras, Zezé apanha do sr Portuga que pega ele pegando carona em seu carro e bate nele na frente de todo bairro, logo depois em um dia o portuga ve ele mancando e decide ajudar ele, e descobre q ele pisou num caco de vidro, ent leva ele pra tomar vacina e cuidar do machucado. E depois disso começa uma amizade cheia de carinho, cuidado e amor. Ele mostra a Zezé oq é o amor e cuidado de verdade. E é mt triste qnd o Portugal se vai, eu chorei demais. Chorei tbm qnd o Zezé pede pra ele adotar. Em ele contando que iria se m@t@r. Enfim pra uma criança de 5/6 anos Zezé é mt maduro. E faz a gente chorar dms
Nunca chorei tanto lendo um livro por isso ele é 5 estrelas.
comentários(0)comente



Janzinha0 10/11/2024

Não é um livro para crianças
O tipo de livro que a gente diz 'por que não li esse livro antes?' . Muito tocante, muito forte.
É a história do Zezé, um menino pobre do RJ, inteligente, imaginativo e carente. Ele apronta todas e apanha muito, apanha até quando não fez nada (ou acha que não fez). Ele se refugia na sua imaginação pra superar suas tristezas, até que acontece algo que o faz conhecer outra dor, pior do que a da pobreza e do que apanhar demais... ?
comentários(0)comente



kuncvz 09/11/2024

Que livro absurdamente incrível!! Converso que quando comecei a ler não tinha gostado muito, mais que com o passar das páginas comecei a gostar, pois o livro mostra com muita clareza o jeito sonhador do zezé e como ele era garotinho arteiro ao mesmos tempo, pela sua família, sendo até chamado de diabo, mais recomendo muito ler o meu pé de laranja lima, o livro mostra uma relação de amizade verdadeira
comentários(0)comente



Maike 09/11/2024

Simplesmente maravilhoso
Apenas leiam essa história maravilhosa. Nela acompanhamos Zezé que é uma criança bem levada em uma família pobre. A narrativa é fluída divertida e comovente. Ou seja, você vai rir e chorar. Uma obra prima nacional.
Miticilena 09/11/2024minha estante
Quero muito ler esse


Maike 09/11/2024minha estante
É um livro perfeito para ler no final do ano. Corre que ainda dá tempo.




Under My Umbrella 07/11/2024

? Fica feio se eu chorar?
? Nunca é feio chorar, bobo. Por quê?
? Não sei, ainda não me acostumei. Parece que aqui dentro a minha gaiola ficou vazia demais...
comentários(0)comente



Jaque W 03/11/2024

Quero abraçar Zezé
Um clássico, publicado em 1968, com uma história autobiográfica, publicada em 23 países e traduzida para 15 idiomas, já deveria ser suficiente para despertar o interesse em ler.
Tive esse livro na minha infância e agora que finalmente li e conheci a trajetória de Zezé, fico me perguntando por qual motivo demorei tanto para me entregar a essa leitura.
Uma história comovente, de uma criança arteira que viaja na sua imaginação e sofre muito com as surras que recebe da irmã mais velha e do pai.
Zezé, com apenas 6 anos, é muito inteligente e precoce para a sua idade, aprende muito cedo as dificuldades e dores da vida.
Amei essa livro, me emocionei muito com a leitura e queria muito poder envolver Zezé em um abraço bem apertado.
comentários(0)comente



Rachel 03/11/2024

Melhor livro que li esse ano
"- Já cortaram, Papai, faz mais de uma semana que cortaram o meu pé de Laranja Lima."

Desde o primeiro momento, eu me apeguei ao zezé de uma maneira que nunca aconteceu antes. A forma que ele é carinhoso com quem ele gosta, e o senso de proteção dele, me deixaram encantada. Chorei, a cada vez que alguém era violento com ele. Era só uma criança que precisava de carinho e atenção, e quando o Portuga deu tudo isso a ele, meu coração ficou quentinho. Ai depois veio o baque.
Vou precisar de muita terapia depois desse livro...
Mas recomendo muito a leitura dele, você aprende com o zezé, que o afeto ensina muito mais que a violência.
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR