joaocrz @joaocrz 25/01/2022Como Deus se tornou ReiFinalizei minha quarta leitura do escritor e N. T. Wright, bem pouco, perto dos 75 livros publicados. O que gosto no Wright é a releitura que ele faz de alguns assuntos. Não poderia ser diferente nesta obra, no qual abordar sobre como os 4 evangelhos estão mencionando a todo instante como Deus se tornou Rei.
O livro têm 11 capítulos divididos em quatro partes e foi escrito em um contexto que procura resignificar a coadunação dos quatro evangelhos na mesma sintonia.
O autor pretende demonstrar que não nos devemos basear apenas nos credos ou tradição, pois se colocarmos a tradição em primeiro lugar, a escritura ficará presa; se colocarmos a escritura em primeiro lugar, a tradição terá o seu alcance que é devido; agora, parafraseando Jesus, se colocarmos o reino de Deus em primeiro lugar, tudo será acrescentado.
Wright levanta muitas questões intessantes, no qual, pelo menos eu que gosto de sublinhar, deixei vários trechos destacados.
Como esta é minha quarta leitura estou mais acostumado com o estilo de escrita do autor, que possibilita mais conexões com os outros que aborda o mesmo contexto, mas fica um pouco repetitivo depois da terceira parte. Alguns leitores não gostam, mas isso não me incomodou, pois serviu para fixar os conceitos.
O autor usa os modelos de exposição e narrativo. Faz paralelos com o som de quatro auto-falantes para se referir aos quatro evangelhos em relação a um estar mais alto ou mais baixo que o outro. Acredito que seria mais interessante o paralelo com as quatro vozes de um coral, pois em um coral, conhecemos as quatro vozes que se unem que são contralto, soprano, tenor e baixo. Ele também expõe vários trechos bíblicos.
Portanto, o livro alcançou seu objetivo, que devemos ler os quatro evangelhos semelhante ao conjunto de um carro. Um carro desmontado não tem funcionalidade alguma, são apenas peças, mas montado, pode nos levar a qualquer lugar.
Tive uma boa experiência ao ler esta obra. Raramente fiquei com sono e recomendo a leitura. Agora, lerei os quatro evangelhos de uma maneira mais apurada e evitando os textos isolados.