Lucas 11/11/2023
Espetacular!
Não é preciso sair do senso comum para reconhecer que aconselhar não é uma tarefa fácil. Há todo um desafio de empatia (ao se colocar no lugar do aconselhado) e alteridade (ao compreender que o aconselhado é um ser distinto, com diferenças que merecem ser compreendidas). E quando se trata da tarefa de aconselhamento bíblico - expressão que descreve o esforço de buscar soluções para problemas à luz das Escrituras Sagradas, reconhecendo sua suficiência para a solução de dilemas da alma; em outras palavras, é a ação de ministrar as Escrituras para aqueles que enfrentam problemas ou que desejam a sabedoria e orientação de Deus - essa tarefa fica ainda mais difícil.
A boa notícia é que, nesse sentido, a editora Nutra Publicações tem lançado um esforço em diversas frentes com o intuito de auxiliar conselheiros e aconselhados nesta tarefa. E este livro é uma expressão de uma dessas frentes. "Aconselhamento Bíblico" é mais um dos volumes da fantástica coleção "Recursos Para um Viver Piedoso", que aborda de forma introdutória questões enfrentadas no aconselhamento. Nesta obra, como o subtítulo entrega, Lou Priolo dialoga com o aconselhado, mostrando o que se deve esperar neste processo. Priolo desmistifica a ideia de que o Aconselhamento é uma tarefa fácil (ou mesmo confortável) e que produzirá resultados imediatos, além de mostrar como se deve esperar neste processo uma experiência de amor e compaixão bíblica que conduza a bons resultados produzidos pelo Espírito Santo a partir da aplicação da Palavra. Além disto, Priolo mostra como a obra de aconselhamento produz no aconselhado um vislumbre de eternidade, mostrando que os sofrimentos enfrentados na vida deste não se comparam com o que haverá de vir.
A edição da Nutra é maravilhosa em todos os sentidos: além de trazer o texto em um formato acessível inclusive financeiramente, a obra conta com uma planilha de atividades que podem ser utilizadas para mensurar o progresso nas sessões de aconselhamento. Em resumo, este é um trabalho que vale a pena ser lido - tanto por conselheiros quanto por aconselhados.