Pedagogia da autonomia :

Pedagogia da autonomia : Paulo Freire




Resenhas - Pedagogia da Autonomia


388 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Barbs 03/05/2022

"Prefiro a rebeldia que me confirma como gente e que jamais deixou de provar que o ser humano é maior do que os mecanicismos que o minimizam"

Primeira vez que leio Paulo Freire. Que leitura gostosa! Como é revigorante ler esse autor, aquele sacolejo que a gente precisa quando está desanimado com a situação. Risquei praticamente todas as páginas enquanto lia, pois sempre me deparava com algo que me exaltava, tamanha a intensidade de suas palavras. Como pessoa, cidadã, estudante e aspirante aos caminhos da docência, me sinto orgulhosa e agraciada com a sabedoria e a humildade vinda de um brasileiro, realmente um tesouro pra nossa biblioteca nacional.
Sara 04/05/2022minha estante
que lindo!




Tiffanipompeu 03/05/2022

Superou minhas expectativas
A escrita do autor é muito culta, utiliza vários termos rebuscados, mas a obra em si é de fácil entendimento. Esse livro me inspira a buscar mais como educanda e ao mesmo tempo ressignifica o que é um verdadeiro educador.
comentários(0)comente



Malu 29/04/2022

Abrindo caminhos
Um livro que fala sobre a educação e que muda e derruba alguns pensamentos equivocados de nós educadores.
comentários(0)comente



Antônio 27/04/2022

Um livro em forma de aula: uma aula sobre a vida, a prática docente e a vida que se encontra dentro dessa atividade. Também é uma aula sobre a esperança de dias melhores, mas que só virão através do trabalho em conjunto de mulheres e homens determinados a mudar o próprio destino, aliás, como o Paulo Freire nos ensina, nada está dado, pois somos seres feitos para mudar a história. É uma aula contra o fatalismo do discurso neoliberal da globalização. Uma aula sobre materialismo histórico-dialético? e como tudo isso está (ou deveria estar) dentro de uma prática docente progressista.
comentários(0)comente



Camila1856 21/04/2022

Maravilhoso
Esse livro é um deleite, apenas.
Quanta sabedoria e amor emanam dele...
É pra ler e reler sempre ?
comentários(0)comente



Mary 19/04/2022

Este foi o meu primeiro contato com a obra de Freire, e é maravilhoso poder ler e conseguir entender a maneira leve como ele escreve sobre coisas que fazem tanto sentido quando explicadas por ele. Um grande educador, com certeza, já coloquei mais livros dele na lista.
comentários(0)comente



Laryssa 19/04/2022

Mais um texto brilhante de Paulo Freire. Preciso ler todas as obras dele. Como ele discute educação de uma forma diferente, como ele une teoria e prática, como ele sabe que a realidade pode ser unida a práticas que achamos difíceis, mas são possíveis. Sou apaixonada nesse moço!
comentários(0)comente



Jaque.Reis 18/04/2022

Inspirador
Paulo Freire é, sem dúvidas, um grande conhecedor da prática educativa e de como é importante, como educadores, saber vive-la de forma pedagógica e política.

É importante dar a liberdade necessária aos discentes para que eles possam criar sua própria criticidade de mundo, sem que essa liberdade vire licenciosidade.

Trata-se de um livro que mostra diversas perspectivas que vale a pena a reflexão de professores que buscam fazer a diferença na vida de seus alunos e quem sabe no mundo.
comentários(0)comente



Iury 12/04/2022

Primeiro contato com Paulo Freire e a obra superou as grandes expectativas que já possuía. O olhar verdadeiramente democrático sobre a educação proporciona uma esperança a ser conquistada. A capacidade de adequar o ensino às particularidades socioeconômicas dos educandos revela a necessidade de um aprendizado conectado com a realidade e não focado exclusivamente na repetição de teorias tradicionais. A obra de Paulo Freire deve inspirar educadores, educandos e instituições de ensino a fim de desenvolver a educação, principalmente no Brasil, país repleto de tantas peculiaridades.
Mateus.eu 14/04/2022minha estante
Superou porque você não começou pelo Pedagogia do Oprimido. Se tivesse, tu ia estar se perguntando um "é o quê?". Brincadeira. Quão mais perto do fim, melhor fica a obra de Paulo Freire. Já diria o outro.




Morganna 07/04/2022

É sobre ler sobre a máfia mas também ler as coisas da faculdade:').
Só pra atualizar a (re)leitura de semana passada que eu esqueci
comentários(0)comente



Isa 28/03/2022

Em memória de Paulo Freire
Na época em que eu sonhava em me tornar professora em prol da classe trabalhadora e sonhava com uma educação de qualidade, pública e emancipatória, esse livro encheu meu coração de esperanças, por enquanto ainda vivemos em tempos sombrios e cada vez mais desoladores. Esse livro expandiu os horizontes acerca do didatismo e da dinâmica professor-aluno-aprendizagem, demonstrando que o antro escolar e acadêmico não se resume à balbúrdia, nem a um simples microcosmo refletor da sociedade. Não se trata de utopia, sonha-se em concreto. Por enquanto, meu sonho descansa (frustrado pela execrável reforma do ensino médio), mas a leitura vale a pena e desperta. Em memória de Paulo Freire, pois politizar-se é mais que saber, é cidadania.
comentários(0)comente



Layla.Ribeiro 18/03/2022

Maravilhoso!!!
É um livro para se ler aos poucos refletindo sobre as práticas pedagógicas comentadas pelo autor, além de ser uma obra atemporal onde podemos perceber que pouquíssimas coisas foram evoluídas na educação. Ele crítica na obra o capitalismo, a educação tecnicista na qual ainda vemos resquícios dela, e nos alerta a todo tempo que devemos humanizar a educação, conhecer a realidade dos alunos, torná-los autônomos de sua história e o mais importante como críticos na sociedade e que o professor também precisa ter a sua autonomia, sair do conformismo, ser curioso e também crítico. Ao ler esse livro também entendi o porquê que ele incomoda os conservadores mesmo depois da sua morte e aposto que muitos que o criticam sequer leu alguma obra dele. Um livro necessário para os profissionais da educação, Freire deveria ser leitura obrigatória nos cursos de licenciatura, tive pouco contato com ele na minha graduação e ao ler esse livro só me confirmou mais o porquê dele ser o patrono da educação brasileira e de ser tão estudado fora do país.
comentários(0)comente



Amanda.Santana 17/03/2022

Leitura necessária
O livro reflete o que é exigido ao ato de ensinar para os educadores e educandos a partir do amor e do rigor crítico.

Além disso, é uma grande denúncia a atividade anti-humana de um educador "pragmático" neoliberal.

De um modo geral, por mais que aborde uma grande parte sobre a educação de forma professor e aluno, também é uma reflexão em como somos educadores durante toda a nossa vida para o outro e, como somos influenciados pelo outro sendo o educando.
comentários(0)comente



Lerefalar 15/03/2022

Paulo Freire
Nesse livro podemos entender claramente como o conhecimento está dentro de cada um e que, não existe saber maior ou menor.
Paulo Freire nos ensina que não há professor sem aluno e que, o professor mais aprende que ensina porque cada individuo carrega uma vida de saber dentro de si.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ
Podcast: https://anchor.fm/ler-e-falar
Espero vocês lá!

comentários(0)comente



388 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR