Ana Carol 15/10/2023
Aventura científica
Achei esse livro uma delícia de ler! Fiquei receosa a respeito da leitura ser difícil por trazer muitos termos técnicos (mineralogia, geologia, geografia, botânica, etc), mas não atrapalhou a leitura. Fico imaginando a repercussão desse livro na época em que foi escrito já que hoje ainda causa espanto e traz tanta coisa interessante, que podemos pesquisar no Google e ver tudo em fotos, ampliando a experiência ... Imagino como isso não devia causar espanto e curiosidade nas pessoas justamente por ser algo tão "fora da realidade".
Gosto Tb da caracterização dos personagens, do tio e professor Lidenbrock com sua vontade forte, determinação e entusiasmo característicos dos grandes cientistas e desbravadores, Axel, o sobrinho medroso mas curioso e obediente que ao longo da história foi sendo contagiado pela vontade do tio e pela delícia da adrenalina das aventuras e novas descobertas, e Hans, o frio islandês, aquele que acima do medo e da sua própria vontade faz o que precisa ser feito. Tão importante qua tk a história, São os próprios personagens que com suas personalidades tão diferentes, se complementam para que a jornada ocorra da melhor maneira possível.
É um tipo de livro que mesmo que o tempo passe, ele ainda é estimulante de ser lido justamente pelo contexto em que foi escrito, pela descrição de uma época efervescente de novas descobertas, uma época em que a ciência despontava e fincava sua importante posição no desenvolvimento rápido da raça humana. Mesmo que nada ali seja novidade para nós do futuro, o tom em que foi escrito, o entusiasmo, a energia da vontade aplicada na ação das grandes descobertas, torna a leitura mais interessante e inesquecível!