Naiana 01/08/2023
Uma viagem no tempo na ficção com muitos toques de realidade
Não tem como negar que Jules Verne é um clássico da literatura infanto-juvenil, e essa coleção com os mais famosos livros das Aventuras Extraordinárias de Jules é maravilhoso. Jules Verne deveria ter se tornado um advogado, mas a paixão pela literatura e a curiosidade que tinha pelo mundo lhe levou a outros caminhos, com a publicação de diversos livros do gênero de aventura.
Ler "A Viagem ao Centro da Terra" é fazer uma viagem pela história, mesclando elementos de ficção com informações, localizações, cientistas e pesquisadores reais, Jules Verne cria uma atmosfera maravilhosa de leitura, que para quem curte esse gênero literário, um pouco de geografia, química, paleontologia e desbravar o desconhecido, não tem como não gostar.
Essa edição da Zahar é simplesmente fantástica, traz uma breve introdução sobre o livro, com muitas notas explicativas ao longo do texto, onde podemos ver quais são os dados reais que Jules trouxe em sua narrativa e o que é ficção, assim como um pequeno resumo cronológico da vida e obra do autor.
Para mim foi uma maravilha ler esse texto, o segundo que leio do autor, até então só havia lido " A volta ao mundo em 80 dias, ao final da infância e início da adolescência, desta vez a leitura foi com meu filho de 8 anos, que ama aprender sobre a Terra e os fenômenos naturais que a envolvem. Para ele que gosta muito de como as coisas são na realidade, foi difícil aceitar algumas partes da ficção, mas se divertiu bastante, enquanto a mãe teve que se controlar para não devorar o livro sem ele.
Afirmo novamente, para quem gosta de aventura e ciência, muito dificilmente não irá gostar desse livro.