Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne
Júlio Verne (Em Português)
Júlio Verne (Em Português)




Resenhas - Viagem ao Centro da Terra


1448 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Drumond91 12/03/2021

Leitura leve, gostosa, engraçada, mas...
Acho que está bom. Conheci o autor e sua obra, não sinto tanta vontade de ler o resto.
comentários(0)comente



Sue Regina 12/03/2021

Recomendo
Admito que vi o filme primeiro e amei. É o tipo de história bem domingueira, sem grandes pretensões estéticas, reflexões filosóficas nem nada. É uma história para curtir a história. O livro, de 1864, é imita o científico, dá informações e nomes científicos para parecer mais real (talvez esse tipo de literatura, porque foi uma tendência da época, fosse a fake news de então, quem sabe...). E confesso que por uns momentos me peguei pensando em ler mais sobre geologia para saber até onde Verne estava inventando muito mesmo. É uma leitura bem gostosa e fluída, bem de domingo mesmo, haha.
Ah, e se você também viu o filme primeiro, sim, tem muitas coisas parecidas, mas o gosto de ler nenhum filme pode substituir. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Duda 10/03/2021

O livro mostra a qualidade que um cientista precisa ter
Viagem ao Centro da Terra é fruto da época da primeira Revolução Industrial, influenciada pelo Iluminismo. Portanto, Júlio Verne, o autor, está preocupado em valorizar “o didatismo e a vulgarização científica”, como diz Carla Renard, tradutora do livro pela editora Martin Claret. Por isso, o livro é recheado de diálogos muito técnicos entre os personagens principais, o geólogo e professor de mineralogia Otto Lidenbrock e seu sobrinho Axel, dupla que adentra milhares de quilômetros abaixo do nível do mar, pelo vulcão islandês Sneffels.
Por fazer parte desse período de culto à ciência, o livro contém descrições muitas vezes longas, elaboradas sobre geologia, física, química, matemática entre outras matérias. Há citações a nomes reais de químicos e anatomistas como Humphry e Cuvier. Por isso, muitos trechos do livro podem ser enfadonhos, de difícil compreensão, por mais que o autor se preocupasse em fazer com que os ensinamentos fossem transmitidos de forma simples.
Apesar desses momentos intragáveis, principalmente para quem é totalmente leigo no assunto de mineralogia e geologia, o autor consegue fazer uma narrativa que aguça a criatividade, a curiosidade e consegue manter o interesse do leitor até o fim. Júlio Verne tem o seu mérito de bom escritor. Era leitor e literato voraz. Escreveu 62 romances e 18 novelas. Contém influência da literatura fantástica de Allan Poe e Theodor Hoffmann. É considerado criador do gênero literário intitulado como romance geográfico e científico.
Por tanto, a história é uma grande aventura, bem escrita, imaginativa. Também inspiradora. Ela demonstra o vigor e a sagacidade de um cientista, através do professor Lidenbrock. Por alguns momentos esse personagem poderia se assemelhar com Capitão Ahab de Moby Dick por causa de sua busca desenfreada, cega e obstinada em alcançar um alvo que parecia impossível e que levaria à fatalidade. Mas, Ahab era movido pelo ódio e desejo de saciar sua vingança. Otto Lidenbrock era apaixonado pela verdade, queria a glória daqueles que contribuíram para o avanço da humanidade.
Diante de todos os desafios, oposições, risco iminente de morte, o geólogo não desistia. Por várias vezes, durante as aventuras, superou as objeções de seu sobrinho Axel. Em um momento em que o jovem perdeu toda esperança de salvação, perguntou se Otto ainda continha esperança. O garoto recebeu essa resposta: “Enquanto o coração bater, a carne palpitar, não admito que um ser dotado de vontade abra caminho ao desespero” (p. 301).
O jovem Axel admirou-se da firmeza do seu tio. Refletiu, diante disso, que para alguém dizer alquilo, sob aquelas circunstâncias, “tinha certamente um carácter incomum”. Claro que Lidenbrock é um figurão central de uma grande epopeia, que poderia estar acima da média dos outros pesquisadores. Mas, sem dúvidas, essa narrativa revela os traços que todo cientista precisa ter e eles se encontram em Otto Lidenbrock, principalmente em sua ânsia sagaz pela descoberta.


site: https://ararigo.blogspot.com/2021/03/viagem-ao-centro-da-terra-julio-verve-e.html
comentários(0)comente



Ceci 09/03/2021

Ok
É um livro divertido mas nada demais na minha opinião. Só conseguia pensar naquela novela ?morde e assopra? no final ???
comentários(0)comente



Layana 08/03/2021

Que viagem emocionante
Esse livro me acompanhou durante todo o mês de fevereiro e foi uma aventura emocionante!! Com tanta roqueza de detalhes por vezes me perguntei se num era uma história real!! Leitura recomendada a todos!!!
comentários(0)comente



DutraBR98 06/03/2021

Simplesmente Incrível
É um livro simplesmente incrível, tem aventura, suspense, tensão, personagens que te conquistam, vale muito a pena ler.

Esse é um livro digno de estar em todas listas de vou ler antes de morrer, e também recomendo 20000 léguas submarinas do mesmo autor
comentários(0)comente



Caesar 06/03/2021

Viagens extraordinárias
Mais uma aventura de Júlio Verne que reflete todo o período da segunda metade do sec XIX na Europa. Somos apresentados ao Dr. Lindenbrock, destemido e ambicioso em busca de encontrar o centro da Terra junto ao seu sobrinho e um caçador islandês.
comentários(0)comente



Ruth Lopes 06/03/2021

Uma aventura arrastada
Viagem ao Centro da Terra é um clássico da ficção científica publicado em 1864.

O livro é narrado em primeira pessoa por Axel, o sobrinho de um professor excêntrico de mineralogia. Um dia, seu tio chega mais cedo do trabalho com um livro - que ele considera um "tesouro inestimável" - em mãos. Ao manuseá-lo, eles encontram um pergaminho misterioso contendo informações sobre como chegar ao centro da terra.

O tio, então, decide partir nessa jornada em direção ao centro da terra. Apesar de muita relutância, Axel decide acompanhá-lo e nós, leitores, saberemos em primeira mão os pormenores dessa aventura.

Minha opinião:

A princípio, o livro me prendeu bastante e cheguei até a achar divertida a relação entre tio e sobrinho. Mas, quando a aventura realmente começa, a leitura fica muito arrastada, cheia de descrições e o enredo não anda.
A riqueza de vocabulário de geologia, mineralogia e paleontologia acabam sendo mais um empecilho.

Ainda assim, destaco uma citação que parece bem propícia ao momento pelo qual o mundo - em particular, o Brasil - está passando:  "Quando a ciência se pronuncia, deve-se ouvi-la."
comentários(0)comente



@bibliotecafelina 06/03/2021

Definitivamente o filme é melhor!
Quando fica bom, acaba ?

Início massante, tedioso e sem nenhum acontecimento, praticamente até 70% do livro.
Demorou demais para ter um pouco de ação, quando começou a ter acontecimentos relevantes, foi conduzido sem aproveitamento desse momento para o desfecho final já esperado.

Personagem Axel é extremamente chato, medroso e desesperado.
Personagem Hans, salvou a viagem do início ao fim, mas foi pouco aprofundado, uma pena.
E o professor Lindebrock, um cientista mto interessante, extasiado com as descobertas, racional e focado!

Toda a narrativa é feita na visão do Axel, fazendo com que não houvesse um aprofundamento dos outros personagens.
Isso tornou o livro muito irritante, talvez se explorado pela visão de outro personagem ou se escrito em terceira pessoa, ficasse mais interessante.
Vitoria.Milliole 07/03/2021minha estante
Nossa, assisti o filme há tantos anos que nem lembro mais. Só descobri que existia o livro recentemente e fiquei até com vontade de ler e depois assistir de novo


@bibliotecafelina 07/03/2021minha estante
O filme é ótimo, o livro chatão demais.
Primeira vez que o filme supera o livro hahahahaha


Bru 07/04/2021minha estante
Concordo !


@bibliotecafelina 07/04/2021minha estante
Fiquei mto frustada com essa leitura, por que li outro livro do Verne (20 mil léguas Submarinas) e achei fantástico!




DeBem 05/03/2021

Um livro cheio de otimismo
"Acredito! Claro que acredito! Enquanto o coração bater e a carne palpitar, não admito que um ser dotado de vontade deixe o desespero ocupar um lugar dentro de si." O professor Lidenbrok, acompanhado de seu sobrinho Axel, e de seu silencioso companheiro Hans, nunca se deixaram abater e jamais deixaram que seu otimismo fosse superado por qualquer obstáculo. Por isso indico este clássico sem dúvidas.
comentários(0)comente



Bruuna.Gomes 02/03/2021

História de infância
Eu tenho comigo a lembrança de assistir o filme e me marcar muito! Agora li o livro e revi o filme e eles tem bastante diferença. Gostei muito da história e a relação dos personagens
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mari Fourquet 25/02/2021

Viagem ao Centro da Terra
Acho que quando se pensa em literatura clássica, pensa-se sempre em personagens rebuscados e uma linguagem extremamente formal, mas não é o que encontramos aqui.

A narrativa do Verne e a construção de seus personagens faz desse livro uma obra prima!!! Tinham capítulos que eu morria de rir com o Otto e o Axel, de verdade, que personagens divertidos e que narrativa leve!

O que não faz dessa obra menos científica do que o que ela se propõe, muitas teorias são analisadas durante a jornada de Otto, Axel e o calado Hans, porém, sem nenhuma certeza, nenhuma delas é refutada também e ainda são acrescidos elementos fantásticos, como criaturas marítimas pre-históricas, mastodontes e homens primitivos gigantes... Quem manda é a curiosidade e a imaginação do leitor!

Só não dei 5 estrelas porque ainda gostei mais do "Vinte Mil Léguas Submarinas". ?
comentários(0)comente



Jana 21/02/2021

Que drama..
Não gostei desse livro. Achei arrastado, não me apeguei aos personagens. Foi muito difícil chegar ao final do livro.
Realmente não é um gênero literário que me agrade.
Ruth Lopes 27/02/2021minha estante
Estou lendo agora e sentindo a mesma coisa. Difícil!




Nadson Cauã 21/02/2021

(10/12/2019) - (15/12/2019)
comentários(0)comente



1448 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR