Beatriz880 20/02/2023
Quando a ciência fala, só nos resta calar.
Quando uma erupção se aproxima, a atividade dessas fumarolas redobra e depois desaparece completamente enquanto o fenômeno em si dura, pois os fluídos elásticos, não tendo mais a pressão necessária, tomam o caminho das crateras em vez de escapar pelas fissuras do globo. Portanto, se esses vapores se mantêm em seu estado costumeiro e a energia deles não está crescendo, e se acrescentamos a essa observação que o vento e a chuva não foram substituídos por um ar pesado e calmo, então podemos afirmar que não vai haver uma erupção em breve.
(Pág.106)
Segundo as observações mais exatas, o aumento da temperatura no interior do globo é de um grau a cada trinta metros. Mas certas condições de localização podem modificar esse número.
(Pág.132)
-Mas esta densidade com certeza vai aumentar?
-Vai, de acordo com uma lei pouco determinada. É fato que a intensidade da gravidade vai diminuir à medida que descermos. Você bem sabe que é na própria superfície da terra que a ação dela é mais claramente perceptível, e que no centro do globo os objetos não pensam.
(Pág. 169)
-A ciência, meu garoto, é feita de erros, mas de erros que é preciso cometer, pois pouco a pouco eles conduzem à verdade.
(Pág. 203)