Brenda2094 16/01/2022
Confesso que terminei a leitura com sentimentos ambíguos, pois ao passo que digo "finalmente" sinto, também, um gostinho de quero mais.
Confesso, sem a menor vergonha, que, ainda que tenha começado a ler ainda jovem, conheci a história através da versão cinematográfica homônima de 2008, estrelada pelo Brendan Fraser. O filme, à época, me conquistou bastante, me levando a procurar sobre a existência do tal livro que dá possibilidade à trama.
Demorei a ler a obra, o que considero bastante bom, visto que tive tempo para esquecer os vícios do cinema hollywoodiano e conhecer, de fato, a leitura como ela é. A edição, inclusive, ajudou muito nesse processo, haja vista sua linguagem bastante rebuscada e um tanto arcaica e estilística, que deram o ar de clássico mais firmamente.
A história é muito interessante, junto ao seu cientificismo e à sua ficção. Confesso que, por vezes, me vi incomodada pelo óbvio e já esperado compilado de problemáticas de ordem social, visto que a publicação original foi em 1864 e a minha edição guardou algum do racismo de sua época.
Apesar da leitura um tanto arrastada que julgo ter tido, gostei do que li (a ficção vale!) e fiquei interessada em ler as outras obras do autor, principalmente 20 mil léguas submarinas.