Georgeton.Leal 16/08/2022Desbravando o desconhecidoEm "Viagem ao centro da Terra", acompanhamos a fascinante jornada do professor Lindenbrok juntamente com seu sobrinho Axel e o fiel ajudante Hans em direção ao interior da crosta terrestre. Novamente, Verne explora vários conceitos científicos, os quais servem de apoio ao romance, durante todo o trajeto da aventura e sempre brinda os leitores com interessantes surpresas. Ao longo da narrativa é fácil perceber a forma didática como as informações vão sendo apresentadas, aguçando ainda mais a nossa curiosidade em cada descrição das descobertas feitas pelo trio de exploradores. O otimismo que Verne demostra quanto ao progresso da ciência é algo bem presente, inclusive nos momentos onde ele recorre a teses que hoje sabemos serem apenas conjecturas daquela época (como a teoria da "Terra Oca", por exemplo).
Sem dúvida, esse livro foi a base para muitas outras obras que posteriormente vieram abordar temas similares, ainda que de forma mais superficial. A ficção-científica não seria a mesma sem a rica contribuição de Júlio Verne a esse surpreendente universo.
Obs: Para aqueles que querem conhecer mais a fundo os termos científicos usados pelo autor e até algumas referências históricas citadas, aconselho a edição comentada da Zahar, que é muito eficaz nesse quesito.
site:
https://senso-literario.blogspot.com/2022/08/desbravando-o-desconhecido.html