Sam Regis 16/04/2020
Perigosa Viagem ao Centro da Terra
Já que não podemos passear na vida real, que tal fazer uma viagem emocionante para os confins da terra? Mais exatamente, o centro dela. Verne nos leva nessa fantástica aventura, através de um professor e cientista alemão que descobriu um livro muito antigo que continha um pergaminho cheios de códigos que, ao serem desvendados por seu sobrinho, lhes dão informações sobre como chegar ao centro da terra através de uma chaminé de um vulcão extinto, na Islândia. Os dois partem para a aventura, e mais um homem acompanha a expedição, para servir de guia a eles. Sim, mas e o grande calor central? E o magma, a pressão atmosférica, como que fica isso?
Devo admitir que apesar da leitura ser muito divertida, é difícil se deixar convencer que eles não estão caminhando para a morte, mesmo que o autor dê várias hipóteses (até muito bem explicadas) sobre como seria o centro da terra, que não havia nada de "calor central", etc. Ainda assim, Verne consegue segurar o leitor de forma esplêndida, não só por sua narrativa fantástica, mas também por inserir em sua história elementos reais (como o vulcão Sneffels), que deixa tudo ainda mais palpável e legal. Essa minha primeira leitura de uma obra do autor, me agradou e deixou o coração quentinho.
Se imagine estar nas entranhas de um vulcão, em sucessões de passagens intrincadas e perigosas, à quilômetros abaixo da superfície, sem saber o que tem pela frente, sem água ou comida, sempre descendo, e você terá uma amostra da incrível aventura de um cientista que decidiu encontar o centro do planeta. Será que ele conseguiu? Só lendo pra saber! ?