fernandaugusta 13/09/2023Um encontro inesperado - @sabe.aquele.livroCaroline Cliburn tem uma vida confortável. Aos 20 anos, foi criada na Grécia até o pai falecer, o que levou ela e o irmão, Jody, a mudarem-se para Londres com a madrasta, Diana. Diana cuida e zela pelos filhos de seu falecido marido, mas casou-se novamente, e pretende mudar-se para o Canadá, levando Jody e deixando Caroline convenientemente casada com seu irmão, Hugh.
Às vésperas do casamento, Jody confessa que não quer ir para o Canadá e pede a Caroline para ir à Escócia procurar o irmão mais velho dos dois, Angus, que leva uma vida sem rumo fixo (o que o fez se afastar da madrasta). Os dois então pegam um carro emprestado e saem sem avisar, e após o dia todo na estrada são surpreendidos por uma forte nevasca, que causa um acidente.
Sem ter como ir adiante, eles pedem abrigo na Fazenda Cairney, na Escócia. Lá conhecem Oliver, que está finalizando o funeral do irmão, e preparando a fazenda para ser vendida. Um encontro que pode mudar os objetivos e rumos de todos.
Não sei o que Rosamunde Pilcher pretendia ao escrever esta história. Sua escrita é envolvente, mas aqui ela teceu uma trama que nao tem embasamento - tudo se dá em cima de decisões e desejos repentinos, as pessoas parecem estar desconectadas da realidade, tudo acontece rápido e fácil demais para uma trama de meados dos anos 1970.
Os personagens não cativam e passam uma impressão superficial e forçada em suas interações. A tentativa de romance neste livro é uma das coisas mais sem graça que já li. As partes simplesmente não tem conexão nenhuma, como que vão se apaixonar e se prometer em casamento em três dias?
Uma história que sai do nada e vai para o nada um pouco modificado, com um dos finais mais toscos que já vi, em que a protagonista simplesmente some devido a uma apendicite (?)
Próximo.