O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes




Resenhas - O Bem-Amado


187 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 4 | 11 | 12 | 13


bubu 08/10/2020

Lembrei que li nesse ano e gostei bastante, queria muito ver a peça um dia.
comentários(0)comente



Moises Celestino 19/08/2020

Revisão do Livro...
"O Bem Amado", continua marcante e inesquecível, o saudoso autor e dramaturgo Dias Gomes elaborou uma obra genial, bem humorada, irônica e divertida. As estripulias e maracutaias do célebre coronel Odorico Paraguassú e sua ambição pelo poder são risíveis e icônicas. As demais personagens se destacam com força total na trama rocambolesca e fora de série. Vale a pena reler!
comentários(0)comente



Daniel.Malaquias 18/06/2020

Eterno Odorico Paraguaçu
O Bem Amado, peça de um único ato e nove quadros, brilhantemente escrita por Dias Gomes, um dos mais exímios autores brasileiros, é um retrato fiel de nossa política e sociedade. Texto atemporal, reflete muito bem nossos costumes, modos de vida e principalmente nossos políticos. Dotada de um humor ácido, irônico e transgressor, essa peça teatral, transformada em novela de enorme sucesso, é pra ser aparecida por todos, ainda mais em tempos pandêmicos em que vivemos.
comentários(0)comente



Roberta bion 11/06/2020

Divertido. Leitura super rápida e (infelizmente) sempre atual.
comentários(0)comente



Carolina CM 17/05/2020

Ri, mas foi de nervoso...
O político latino americano para quem os finalmentes justificam os não obstantes é cirurgicamente descrito nesse livro engraçadíssimo onde rir dá um constrangimento imenso...Devia ser ficção, devia estar no passado...mas Dias Gomes dá vida a um ser atemporal que assombra a nação do nível municipal ao federal há décadas. Começa pela obra grandiosa, passa por tirar recursos das áreas essenciais como educação e saneamento e termina nomeando e desnomeando pessoas de sua confiança para todos os cargos possíveis e imagináveis da sua administração. Trágico, se não fosse engraçado demais, se Dias Gomes não fizesse as mais incríveis reviravoltas nessa comédia feita de "mais vale rir, que chorar".
comentários(0)comente



Fe_Shoiti 05/05/2020

Eu achei que a obra é extremamente atemporal. Não tive a oportunidade de assistir a peça, mas a mensagem ácida e satírica provavelmente impacta quem a lê e assiste da mesma forma como impactou em seu primeiro lançamento.
comentários(0)comente



Alvaro 03/05/2020

Atemporal.
?Farsa sociopolítico-patológica?. Grande obra, diz muito sobre nossa história política (desvio de finalidade no uso do dinheiro público, pessoalidade, ataque à imprensa, paranóia, alienação, etc). De leitura obrigatória nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Rafael.Montoito 12/04/2020

Retrato sempre atual da política brasileira
Creio que uma das características pela qual podemos identificar um clássico é sua atemporalidade e, se assim for, pelo menos no que diz respeito à política brasileira, este texto de Dias Gomes pode ser chamado como tal. A história de Odorico Paraguassu, "Dotô-Coroné-Prefeito" de uma perdida cidade baiana, continua sendo a mesma de vários políticos brasileiros que, colocando a honestidade de lado, pensam em tirar proveito da vida política.
.
Após cumprir a promessa que fizera durante as eleições - construir um cemitério -, o prefeito se vê acuado pela oposição pois, como ninguém morre na tranquila cidade nem de doença e nem de discórdias, a obra recém feita não serve para nada. Disposto a tudo para conseguir um defunto e poder inaugurar o cemitério, Odorico faz intrigas entre os moradores e até mesmo manda chamar o matador profissional Zeca Diabo, um conhecido "fazedor de defuntos".
.
Este texto (escrito originalmente para o teatro e anos depois adaptado para a tv) mostra bem o poder crítico e questionador das palavras do genial Dias Gomes; é acerca de textos como esse que às vezes me pergunto: "por que não se lê teatro na escola?" ou "por que Dias Gomes não é estudado nas aulas de literatura?".
.
O cemitério, construído com o desvio das verbas que seriam destinadas para a iluminação pública e para melhorar a distribuição da água (bem tão necessário e raro no interior do nordeste brasileiro) ainda representa tantas obras não concluídas, o recorrente desvio de dinheiro público e a tamanha desonestidade dos políticos brasileiros.
comentários(0)comente



Inaiara.Lobo 27/03/2020

O bem-amado
Ler peças é sempre divertido pela dinâmica diferente de outros livros, isso já me atrai bastante.
A história se passa em uma cidade litorânea cuja problemática é não ter um cemitério, até que um politico promete que se eleito iria fazer esse tal cemitério. E aí o autor explora os caminhos que os políticos fazem pra dizer que estão fazendo algo/cumprirem suas promessas.
É engraçado em diversas partes, mas me deu uma pontada uma frase que ele descreve uma personagem como pouco feminina e depois acrescenta que ela tinha espírito de liderança.
Apesar disso fiquei curiosa de ler outras obras do autor, pois ele tem um histórico interessante, e uma curiosidade sobre essa obra é se tornou a primeira novela em cores da tv brasileira.
comentários(0)comente



Bel 15/03/2020

O autor faz críticas às questões sociais e políticas de forma humorada, trazendo também os costumes de vida da Bahia.
comentários(0)comente



DaniBooks 08/03/2020

O Bem-Amado
Divertido e atual, O Bem-Amado nos apresenta a um personagem já bastante conhecido por nós: Odorico Paraguaçu.

Ambientada em Sucupira, Bahia, Odorico se elege prefeito com a promessa de construir um cemitério na cidade. E, para cumprir sua promessa de campanha, ele desvia umas verbas por aí - prática estranha a nós, não?

Construído o cemitério, vamos inaugurá-lo. Mas cadê que ninguém morre naquela cidade? Mais de um ano e nenhum morto. Odorico se desespera. Inaugurar o cemitério virou ideia fixa e obsessiva. Afinal, o impeachment dele já está sendo cogitado.

Assim, ele faz de tudo para que alguém morra na cidade. Inclusive, transformar um famoso e temido assassino em delegado: Zeca Diabo. E, no fim, quem vcs acham que inaugura o cemitério?

O Bem-Amado traz uma caricatura dos políticos brasileiros, de forma leve e bem-humorada. A linguagem peculiar de Odorico vai te proporcionar boas risadas. Mas, por trás de todo o humor, há uma forte crítica sócio-política: demagogia, legislar em causa própria, corrupção, povo alienado, tudo isso e muito mais se nos depara nessa história.

O livro é uma peça teatral, gostosa e rápida de ler, que faz o leitor se divertir e refletir sobre questões relevantes. Adorei!
comentários(0)comente



CAsar.Vinicius 20/02/2020

Clássico
Clássico da literatura brasileira. Livro curto e gostoso de ler.
comentários(0)comente



EvaíOliveira 16/02/2020

Crítico e reflexivo
A peça nos mostra as coisas que podem ser feitas em nome do poder. Nada que não aconteça na nossa política brasileira.
comentários(0)comente



Lívia 14/02/2020

Leiam teatro!
Ler teatro é uma das melhores formas de exercício para a criatividade. Dias Gomes nos proporciona boas risadas e reflexões nessa narrativa, infelizmente, atual.
comentários(0)comente



187 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 4 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR