DaniBooks 08/03/2020
O Bem-Amado
Divertido e atual, O Bem-Amado nos apresenta a um personagem já bastante conhecido por nós: Odorico Paraguaçu.
Ambientada em Sucupira, Bahia, Odorico se elege prefeito com a promessa de construir um cemitério na cidade. E, para cumprir sua promessa de campanha, ele desvia umas verbas por aí - prática estranha a nós, não?
Construído o cemitério, vamos inaugurá-lo. Mas cadê que ninguém morre naquela cidade? Mais de um ano e nenhum morto. Odorico se desespera. Inaugurar o cemitério virou ideia fixa e obsessiva. Afinal, o impeachment dele já está sendo cogitado.
Assim, ele faz de tudo para que alguém morra na cidade. Inclusive, transformar um famoso e temido assassino em delegado: Zeca Diabo. E, no fim, quem vcs acham que inaugura o cemitério?
O Bem-Amado traz uma caricatura dos políticos brasileiros, de forma leve e bem-humorada. A linguagem peculiar de Odorico vai te proporcionar boas risadas. Mas, por trás de todo o humor, há uma forte crítica sócio-política: demagogia, legislar em causa própria, corrupção, povo alienado, tudo isso e muito mais se nos depara nessa história.
O livro é uma peça teatral, gostosa e rápida de ler, que faz o leitor se divertir e refletir sobre questões relevantes. Adorei!