Heitourr 17/10/2023
Prefácio ao desconforto final
"Toradora! #6" é um livro excepcional que tem um ar muito bem trabalhado nas incertezas de todos os personagens.
O assunto principal do livro são os caminhos de Kitamura, que após o Festival Cultural, de repente fica "rebelde", sem abrir para ninguém seus motivos de sua tristeza repentina. Seu desenvolvimento é dado com diversas reflexões com Ryuuji procurando compreender não apenas seu amigo, mas a situação toda.
Este livro é o melhor da saga até agora por seu incrível desenvolvimento de pensamentos de todos os personagens, neste, todos eles estiveram problematizados alguns caminhos diferentes que tinham que escolher. Sumire Kanou, presidente do Conselho Estudantil, é uma personagem muito importante para este livro, digna de capa de livro.
Em certa parte do livro, Ryuuji trás até mesmo uma filosofia de Sartre! Todo mundo possui um caminho para qual está direcionado, você está sozinho neste percurso, independente da escolha, o culpado das consequências dela só é você, por conta disso as pessoas tendem a dar paços para trás ou para os lados.
Todos do livro pensam que apenas querem ser adultos, talvez igual a Ami em suas falas ou como Sumire em suas atitudes, mas a verdade é que todos deste livro não passam de adolescentes pra jovens adultos buscando seus sonhos e quando acabam se distanciando deles, se sentem tristes e os evitam. EVITAR é o erro que provavelmente mais se repete nos personagens e neste livro, fomos abertos a um gigantesco aprendizado da reflexão da dúvida gerada por evitar olhar para frente.
Agora, o passo principal é os personagens aprenderem a saber seus interpretar seus desejos próprios, desconfortos virão, este livro traz-nos ao prefácio desse desconforto social que está por vir.
A constelação de Órion continua brilhando, mesmo que ninguém as veja, suas estrelas continuam brilhando.