regifreitas 28/01/2024
A LIBERDADE DE ESCREVER: ENTREVISTAS SOBRE LITERATURA E POLÍTICA (1997), Erico Verissimo; apresentação Luis Fernando Verissimo; organização Maria da Glória Bordini.
A LIBERDADE DE ESCREVER oferece aos leitores uma visão abrangente dos pensamentos de Erico Verissimo sobre temas como literatura e política, como o subtítulo já diz. Aqui se encontra uma cuidadosa seleção de entrevistas com o autor, dadas para veículos importantes da época, como a Revista Manchete, bem como para entrevistadores de peso, como Clarice Lispector.
Verissimo, ao lado de Jorge Amado, foi um dos poucos autores daquela época a viver exclusivamente de literatura. Foram escritores que alcançaram um grande reconhecimento por parte do público, e tiveram, também, suas obras muito traduzidas fora do país.
O que me chamou a atenção nestas entrevistas foi como Verissimo conseguiu escapar da censura da ditadura militar, mesmo escrevendo livros declaradamente críticos, como foi o caso de INCIDENTE EM ANTARES. Em muitas delas, ele até critica abertamente a política da época.
Confesso que já li mais Erico Verissimo na juventude, e tenho lido praticamente nada ultimamente. Mesmo assim é um autor pelo qual tenho um carinho grande, pois foi dos primeiros que me abriu as portas para o mundo da literatura. Existe ainda um desejo e um projeto de ler a saga O TEMPO E O VENTO, que pretendo realizar em breve. Dessa saga, cheguei a ler o volume 1, "O continente", mas isso já faz muito tempo.
Erico Verissimo é um dos principais nomes da nossa literatura, e creio que sua prosa simples pode ser a porta de entrada para muitos leitores. Merece ser lido e reconhecido por conta disso, mas também por conta da qualidade de sua produção.