Quando a luz apaga

Quando a luz apaga Gustavo Ávila




Resenhas - Quando a luz apaga


166 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Allan Tancredo 26/12/2020

Aquele livro que te dá um soco na boca do estômago
Cara, esse é o tipo de leitura que vai te deixar zonzo. Vai te dar vários choques de realidade, além de abordar temas universais e atemporais. Vale muito a pena a leitura.
Se quiser ver tbm, fiz um monte de marcação e coloquei aqui no meu Skoob. Foram poucos os livros que eu fiz isso na vida.
Boa leitura.
Gustavo Pio 27/12/2020minha estante
Massa! Gostei bastante do "Sorriso da hiena" desse mesmo autor, vou procurar ler esse tb. Parece bem interessante


Allan Tancredo 27/12/2020minha estante
Oi amigo! Recomendo. É muito bom. Tem partes mais lentas, mas são importantes pra construção da narrativa. Dos 80% pro fim é impossível largar! ?


Gustavo Pio 27/12/2020minha estante
Entendo! Gosto de livros com uma construção, lerei :)


Allan Tancredo 27/12/2020minha estante
?




Natália 21/05/2020

Valorizem a leitura nacional
Eu sou muito fã de Raphael Montes e resolvi me aventurar mais nas escritas nacionais e eu não poderia estar mais feliz com essa decisão. Gustavo Ávila soube juntar todos os pontos, como em uma novela, só que ao invés de ser um casamento onde todos se encontram felizes, a história dele é real e trás sentimentos e críticas sociais reais! Apesar de todas as frases de efeito e sua forma incrível de dar "tapas na cara sem mão" ele me manteve instigada e presa durante todo o livro.
Vale super a pena a leitura! Por favor, leiam!
Nat 22/05/2020minha estante
Aaaa!! Fiquei com mais vontade e ler!!


Natália 22/05/2020minha estante
Nat, super indico, de verdade!!! Eu postei resenha no meu IG de livros (@almaliterariaoficial) e o Gustavo comentou, eu nunca estive tão feliz!!!!!!


Nat 22/05/2020minha estante
Que show, parabéns!!!! Já tá na minha lista de leituras :DD


Natália 22/05/2020minha estante
depois me conta o que achou e marca ele quando for postar algo sobre, ele parece gostar!




Dai Solyom 24/06/2024

Não encontrei sentido
Odeio dar nota baixa para obras brasileiras, mas eu não poderia ser sincera comigo mesma e ser condescendente com a nota.

Eu já havia lido O SORRISO DA HIENA do mesmo autor, e também não havia caído de amores.

Esse livro começou a me irritar ao longo de seu desenvolvimento.

Muito longo (mas eu gosto de calhamaços), muito repetitivo em tudo.

Personagens sem motivação, um investigador praticamente igual ao do livro anterior, um vilão mimado e sem motivação.

Achei muito ruim mesmo, provavelmente não voltarei a ler algo do autor.
AliJu 18/07/2024minha estante
Se é ruim tem que falar mesmo!


Gabi 22/08/2024minha estante
a motivação dos crimes sem explicação nenhuma, que frustrante!




Isadora.Matos 08/01/2021

Terminei a leitura e tô me sentindo burra porque não compreendi a motivação do assassino e agora tô com a sensação que só eu que não entendi. Não senti que houve um fechamento na história.

Afinal qual era a motivação do personagem em matar os moradores de rua e fazer toda aquela encenação dos velórios?
Claudia Cordeiro 31/08/2022minha estante
Duas!!!! É sério que ele matou mendigos para simular velórios com atores e escolher os melhores atores para sua peça de teatro????????


Priscila700 19/10/2023minha estante
Três! Também não entendo a motivação. Achei muito confuso... Demorei a terminar o livro e achei que o final pudesse surpreender. Que nada ...




spoiler visualizar
Leslie Giménez 09/01/2024minha estante
Bruna, será que é só esse o motivo dos assassinatos mesmo? Gente, não é possível... eu tô me recusando a acreditar nisso. Quero achar que eu não entendi algo. Incrédula...


Bruna 03/02/2024minha estante
Pois então, essa narrativa que ele tem, concordo que é muita insanidade!




WilzaAlves 05/07/2020

Segundo romance de Gustavo Ávila e aguardo seus próximos. Bem escrito, não deixa furos, uma baita crítica social e muito bem pontuada. Teve um ou outro fato que "surgiu" para facilitar o desenrolar da investigação, mas nada que chegue a atrapalhar ou incomodar a leitura.
Osmar D'Avila 05/07/2020minha estante
Puta crítica social foda do caralho


WilzaAlves 07/07/2020minha estante
Bem isso




Dani 13/11/2021

Eu sinceramente esperava mais
Sou um fã das coisas que esse autor escreve, desde sorriso da hiena e pá de cal.

Mas pelo amor de Deus que droga ele fez nesse livro. Vamos por partes a história é interessante e bem gostosa de acompanhar, a escrita do Gustavo é muito boa e isso é um fato. Só que só eu vi a quantidade de furos que tem nesse livro? E a motivação estúpida do assassino? (aí eu sou um filhinho de papai que o papai não me amou)

Sobre o desfecho: tá uma reflexão rasa e sem sentido no fim as mortes não tiveram nenhum motivo aparente. E a peça que assuntou tanto o crítico é um clichê fudido, sério que isso deixou alguém empolgado? A peça que o pai criou e foi descrita como céu e inferno foi muito melhor na criação da ideia.

Agora uma crítica ao autor, qual a questão dele com pessoas que são autistas ou sofrem de alguma condição que os impedem de ter sentimentos ou conviver socialmente? Todos os livros dele vão realmente ter um autista? Além da falta de criatividade a um certo preconceito com autistas que já estão cansados de serem taxados como estranhos e literaturas como essas ajudam.

Então gostei da história, ela só foi mal construída e faltou motivação. Além dos muitos personagens o que deixou alguns deles rasos e não consegui me emocionar com a morte de nenhum.
Ayan_lucca 14/11/2021minha estante
Eu também esperei...


Rachel 08/04/2022minha estante
Esperava bem mais, já que li o Sorriso da Hiena e gostei muito. Senti a mesma coisa que você: explicações mal dadas e furos? Que peça foi aquela? Enfim, não gostei nada do final. Mas continuo gostando do Gustavo Ávila hahaha




leticia 29/01/2020

tinha tudo para ser um livro maravilhoso. e foi. por um tempo. as partes mais interessantes são as da investigação feita por Artur, um detetive que está no espectro autista (o que, por si só, já é super legal). a questão dos moradores de rua sendo escolhidos para o "projeto" do culpado desperta muitas reflexões; as partes em que vemos o ponto de vista deles deixam um sentimento estranho na boca do estômago, pois nos mostram coisas que provavelmente já até pensamos, mas escolhemos ignorar. porém, o livro se perde um pouco perto do fim. e não digo isso pela falta de uma reviravolta impressionante, porque não é isso que torna uma história boa. a motivação do assassino é estúpida. seu discurso final não faz sentido nenhum; ele fala, fala e não diz nada. não que o motivo dos crimes pudesse transformar as atrocidades em algo aceitável, claro que não. mas ficou um vazio. a proposta do livro é ótima. a leitura é interessante, dinâmica, te prende pela curiosidade, não sinto que perdi meu tempo lendo; por isso as 3 estrelas. só que... o fim não convence.
Nanda Lima 12/02/2020minha estante
Exatamente! Eu estava incomodada com algo nesse livro e você soube expressar: o assassino é péssimo, possui motivações estúpidas.


Claudia Cordeiro 31/08/2022minha estante
Duas!!!! É sério que ele matou mendigos para simular velórios com atores e escolher os melhores atores para sua peça de teatro????????
E o discurso final foi ridículo. Filosofada!




Nati Amend @livrosdanati 25/09/2019

Um thriller policial bem construído e que contesta diversos padrões sociais.
Em Quando a Luz Apaga, nos encontramos novamente com o detetive Artur - protagonista de O Sorriso da Hiena - agora de férias, mas sem saber como lidar com esse período da carreira. Inquieto como sabemos que é, o policial acaba assumindo a investigação de um caso que ninguém parece dar importância: o sumiço de moradores de rua.

O livro começa nos mostrando um potencial serial killer se preparando, com cuidado e uma insanidade perturbadora, para sair cometer seus crimes, o que me lembrou muito o início da segunda temporada de Mindhunter - série da Netflix que eu adoro.

"A maquiagem tinha um papel de destaque - e a importância, na verdade, estava em não chamar atenção. Em ser mais um, porém nenhum. (...) Seu desejo era ser mais um com quem ninguém se importava."

Brilhante, como eu já esperava, o novo thriller policial do Gustavo Ávila é surpreendente, tem um enredo muito bem construído e ainda encontra espaço para contestar diversas questões e padrões sociais.

O suspense é mantido durante quase toda a leitura devido às múltiplas histórias intercaladas e personagens apresentados. A maneira como o autor desenvolve essa narrativa é desconstruindo ela própria, para então, aos poucos, costurar toda trama para nós. É como se recebêssemos peças distintas de um quebra-cabeça, que parecem não se encaixar inicialmente, mas que em certo ponto formam um cenário completo e revelador.

Nada é por acaso neste enredo e a mensagem que autor quer nos passar, além de extremamente dura e real, é exposta por ninguém menos do que o próprio serial killer. E você vai acabar refletindo muito sobre ela ao término dessa leitura.

Alguns podem considerar o ritmo do livro um pouco lento, por causa dos capítulos longos, mas para os que sabem apreciar um bom thriller, repleto de mistério e reviravoltas, garanto que a conclusão será de arrepiar.

site: https://www.instagram.com/p/B2xMZtNBTpu/
Jorge.Amorim 26/09/2019minha estante
??




etielves 10/10/2022

Achei a história bastante arrastada e com excesso de detalhes, porém a escrita do autor é incrível, o que compensa o tempo que precisei para terminar a leitura.
O final acho que deixou a desejar, acho que o apelo foi muito grande para chegarmos ao final e ser "só isso".
Priscila700 19/10/2023minha estante
Enfim, achei alguém com a mesma impressão que eu!




Claudia Cordeiro 30/08/2022

Ia ser nota 5 por conta da investigação que foi fora de série. Mas perdeu 1 estrela pela motivação dos assassinatos que achei fraca, e pela bobajada da filosofia no final.
Leslie Giménez 09/01/2024minha estante
Sim! Infelizmente, achei a mesmíssima coisa..




brunaluiza1 29/09/2021

eu amei tanto esse livro, os personagens, tudo! quando terminei comecei a chorar porque tinha acabado e eu não queria parar de ler, li até os agradecimentos. escrita incrivel??????
Bianca 27/10/2021minha estante
Nossa, terminei agora é queria mais!!!!




spoiler visualizar
rafinha 10/06/2021minha estante
muito bem descrita*




Larissa3225 26/12/2022

Início de um sonho...
...Deu tudo errado.

Mais ou menos uns três anos atrás, eu li O Sorriso da Hiena e ele logo virou um favorito. Por esse motivo, fiquei muito curiosa para ler Quando a luz apaga, do mesmo autor, e uma espécie de prequel. Mas, infelizmente, esse livro não teve o mesmo impacto que o anterior.

A premissa dele é muito boa: o detetive Artur está de férias e entediado, sentindo falta de sua rotina de trabalho. Então decide usar seu tempo livre para investigar o desaparecimento de moradores de rua, fato ignorado pela polícia. Além de Artur, acompanhamos também uma série de outros personagens, como moradores de rua, pessoas envolvidas com teatro, outros policiais e, claro, o assassino.

Por conta da grande quantidade de personagens, tive certa dificuldade no início da leitura. Embora fossem interessantes de ler, a princípio não era claro como todas as narrativas se encaixariam umas nas outras. Contudo, ao longo do livro, os pontos vão se conectando e, ao final, percebe-se que tudo foi amarrado.

A escrita do autor é envolvente e o livro flui muito bem até a metade, quando ocorre a revelação de quem é o assassino. E então começa o problema do livro: a personalidade e a motivação do assassino. Além disso, um evento que ocorre lá pelos 70% do livro joga a estória por água abaixo.

Os livros desse autor são menos sobre a investigação em si, e mais sobre os assassinos e os seus motivos. Mas, para isso funcionar, precisa ser interessante. E aqui não é. Os motivos são bobos e infantis. E a justificativa para o ataque aos moradores de rua é aleatória. Não era necessário. O tal plano final do assassino é tão... Bobo. (Um possível spoiler: o assassino me parece apenas um mimadinho).

Outro ponto que parece ser uma constante nos livros do autor é o aspecto filosófico/reflexivo. E foi justamente isso que me fez gostar tanto do outro livro. Mas aqui, esse aspecto é sem pé nem cabeça. Eu até entendi, mas como isso está aliado aos motivos ridículos do assassino, ficou difícil comprar essa reflexão.

Foi um final tão decepcionante, que é fácil deixar de lado os acertos do livro: a investigação é interessante, acompanhar os personagens paralelos também, o livro tem boas reflexões sobre a situação dos moradores de rua. E a parte mais interessante do livro, pelo menos para mim, foi a parte do teatro. As peças são incríveis e trazem reflexões e sensação de desconforto, o que lembra o primeiro livro. O Matias foi um personagem que me deixou super intrigada, mas que, infelizmente, foi pouco aproveitado.

O título da resenha já diz tudo: tinha altas expectativas que não foram alcançadas. Continuo interessada pela escrita do autor e pela série com as investigações do Artur. Mas, numa próxima vez, irei com menos sede ao pote.

(Um último comentário, que pode ser um spoiler. O crítico faz toda aquela reflexão sobre como não pensamos por nós mesmos e queremos coisas que os outros dizem que queremos etc. SENDO QUE: ele diz isso depois do assassino dizer isso. Não sei se a hipocrisia foi intencional ou não. Mas achei tão.... Ruim).
Carol.Macario 31/01/2023minha estante
Acabei de ler e faço das suas, as minhas palavras.




Leticia2513 05/02/2020

Leiam!
Quando moradores de rua supostamente começam a desaparecer, o curioso e peculiar detetive Arthur Veiga entra em cena e não para até solucionar esse mistério.
Uma teia de verdades e mentiras, relacionamentos conturbados e um quebra-cabeça que se encaixa a cada capítulo, te prende nessa leitura e te faz andar pelas ruas refletindo (literalmente) sobre quem você realmente é.
Recomento muito e espero que gostem!
Siga @hora_book
Mavis 05/02/2020minha estante
Quero muuuuito




166 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR