Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende




Resenhas - Eva Luna


166 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


ga-bi 10/11/2024

A primeira metade é ótima, a segunda é muito fraca. a personagem se perdeu demais, tomava decisões muito importantes com base em nada. não evoluiu também
comentários(0)comente



Lora_Bee 04/11/2024

Livro pesado, mas excelente
O livro é excelente. A Isabel tem um talento enorme para intercalar humor e situações trágicas, ao mesmo tempo em que escreve personagens humanas demais, transformadas (ou nao) pela ditadura.
comentários(0)comente



Thamiris.Treigher 14/10/2024

"É preciso brigar sempre"
Mais um livro de Isabel Allende que reafirma por que ela é minha escritora favorita! Sua intimidade com as palavras, a habilidade de nos transportar para onde deseja com sua escrita envolvente e a maneira única de mesclar realismo mágico com questões sociais são impressionantes. Allende tece histórias que são ao mesmo tempo íntimas e universais, sempre provocando reflexões profundas.

''Eva Luna'' tem tudo isso, como não poderia ser diferente! A história já começa a ser envolvente antes mesmo de Eva nascer, na história peculiar dos pais dela.

Eva, dotada do dom de criar e contar histórias, não segue regras nem o que lhe é orientado; ela segue seu coração. Acompanhamos todas as suas fases de crescimento, enquanto enfrenta perdas, mudanças e conflitos ao longo de sua jornada de autodescoberta. Após ficar órfã muito cedo, Eva se vê diante de um mundo completamente novo.

Suas experiências trabalhando como empregada em diferentes lares moldam sua identidade e suas relações com o ambiente ao seu redor. Em alguns lugares, ela encontra carinho e acolhimento; em outros, enfrenta opressão e distanciamento. No entanto, a essência autêntica, espirituosa e corajosa de Eva nunca se apaga, levando-a a situações engraçadas, inesperadas e desafiadoras.

Allende aborda questões de gênero e desigualdade social por meio da vida de Eva, inserindo a narrativa em um contexto rico de política, história e cultura latino-americana. As histórias de Eva com os outros personagens igualmente marcantes são envolventes, repletas de histórias pessoais que aprofundam a trama.

Esse romance de formação é sobre amor, identidade e a busca por liberdade. É impossível não se encantar com Eva, suas histórias, suas aventuras e, principalmente, com a coragem que a leva a trilhar caminhos inesperados. Com seu dom de contar histórias, Eva existe, renasce, resiste... e ama! ?
comentários(0)comente



Bruna.Ter. 04/09/2024

Uma introdução a Isabel Allende
Mais um dos casos em que comecei a ler o livro mais porque queria ler algo da autora do que pela sinopse. E foi uma introdução muito interessante à escrita da autora.
Ela escreve de uma forma muito particular, com um tom único. É o tipo de autora que só quando foi tem a experiência de ler suas palavras você
entende o que falaram sobre ela.
A história em si tem seu realismo andando de mãos dadas com a fantasia. Mas de alguma forma essa parceria não causa estranhamento.
Outra coisa que eu notei também, foi uma certa falta do tom de julgamento conforme a personagem a história, apesar da contadora de história colorir a narrativa, isso deixou o livro menos pesado que eu achei que ia ser. Devido a todo contexto (teve algumas coisas que me incomodaram mas tentei considerar a época em que foi escrito).
Meu único porém, é que achei o final muito apressado, quando cheguei na reta final, faltando umas 50 páginas, parecia que tinha tanto a ocorrer. Parece que o caminho foi muito mais longo do que o desfecho, mas não é assim a vida?
comentários(0)comente



Paula 30/08/2024

Isabel... uma verdadeira contadora de histórias
Li poucas obras da autora e o que percebi de mais original foi a quantidade de histórias que cabem nos seus livros. A maneira que ela leva a protagonista por tantos cenários e tantas pessoas que conhecemos com ela. Eva Luna é maravilhosa, se descobrindo e descobrindo o mundo do jeitinho só dela. Torci demais pelo amor de Eva e Rolf, pois cada vez que se viam eu vibrava de alegria, só achei que eles estariam juntos bem antes de o livro acabar. Saio desta leitura com a certeza que as pessoas certas vão estar ao nosso lado na hora certa.
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 24/06/2024

Uma bela história...
?? Lido... ?Eva Luna? de Isabel Allende é um livro único. A obra é leve, mas não deixa de tratar de diversos temas: política, feminismo, sexualidade e multiculturalidade. Eva é uma mulher que viveu parte da sua vida à margem da sociedade. Ela era tão invisibilizada que sequer tinha uma família ou documentos pessoais. Eva passou a infância toda trabalhando como empregada doméstica em diversas casas, mas o trabalho nunca a impediu de expor o seu talento para todos: o dom de contar histórias. A obra nos permite acompanhar essa menina talentosa e apaixonada desde seu nascimento até a vida adulta. A curiosidade e o talento de Eva é o grande protagonista desta obra, pois a leva para diversas situações únicas. Recendo essa obra  para os que buscam uma leitura poética, fluida e criativa. #leituras2024 #52/2024
comentários(0)comente



Vanessa 25/05/2024

Real, sem rodeios
Eva Luna é daquelas histórias que você sabe que existe, mas que ninguém conta. Ao mesmo tempo é de uma ficção tão cômica, simples e pitoresca que faz você duvidar do gênero do livro. Não que precise de um.

Eva começa contando o período que nem existia e vai até o seu suposto futuro, narrando revoluções, lutas sociais, períodos políticos e personagens reais, com histórias que se entrelaçam em cenários diversos, com personagens complexos e fortes que, pela nossa imaginação e experiências de cinema, outros livros e novelas, nos são absurdamente comuns, mas ao mesmo tempo únicos, verdadeiros, divertidos e chocantes.

Conta a luta de uma mudança de sexo, do tráfego de pessoas, da brutalidade das ditaduras, das guerrilhas, da censura, do autoritarismo, violência, prostituição, traições, assassinatos, amor, desejo, medo, coragem, escolhas?

São tantos temas descritos de forma tão líquida que temos a impressão de terem se passado 100 anos desde o início da narrativa até o final.

Isabel Allende conseguiu, em Eva Luna, o que poucos conseguem: fazer absolutamente todos os personagens se encontrarem na mesma história, sem forçar absurdos e ficcionar o simples.

Além de tudo, os desfechos são imprevisíveis. Adoro ?
comentários(0)comente



Geovani.Moreno 21/05/2024

E Deus criou a mulher
Ai, como um livro bem escrito aconchega o coração da gente. Eva Luna (1987) da escritora latina Isabel Allende é uma delícia de leitura. Sabe daqueles livros que poderiam ter mais 100 páginas que estaria tudo ótimo? Esse é um deles. Além disso um antídoto de primeira hora da famosa ressaca literária. Para mim, funcionou muito bem pós vinha de algumas leituras interessantíssimas mas, de não ficção.
A história é um pouco datada mas não se identifica o país em que se passa e também pouco importa, sabemos bem em que parte do globo se passa. Narrada pela intrigante Eva Luna contando sua história desde a concepção. Vida cheia de percalços mas, Eva tem um dom divino? contar histórias e como faz isso bem.
Que escrita maravilhosa! Somente assim me dei conta de como Allende escreve bem. Os seus personagens variam de reais e muito reais até aqueles oníricos, saído de um livro de fantasia, pequenas e grandes participações? pouco importa pois são todos eles interessantes. Vale chamar a atenção para a observação que a autora faz da hipocrisia embutida em toda batalha ideológica.
Assim, vou me preparando para o próximo livro dela na certeza de que serei feliz em mais uma leitura.
comentários(0)comente



Luiza | @itsluizayall 20/05/2024

Eva Luna
"[...] em qualquer circunstância, eu teria que continuar abrindo caminho por mim mesma, até o fim de meus dias. [...] é preciso ser muito corajosa, a gente tem lutar sempre."

Sei lá, esperava mais desse livro, não sei se foi a melhor introdução possível ao trabalho da Isabel Allende pra mim. Depois eu tento de novo com A Casa dos Espíritos rs
comentários(0)comente



@eusoudanivieira 16/05/2024

Eva luna
Eva luna é uma leitura incrível em tantos aspectos que eu nem sei por onde começar a dizer dela sem contar demais já que, ao meu ver, a grande magia deste livro é você ir devorando-o por conta própria e se encantando com cada curva dessa caminhada.

o livro reúne tantas coisas que eu gosto em uma história: personagens femininas fortes, romance de formação, realismo mágico, narrativas paralelas que se encontram com temas que transcendem o tempo.

tomei conhecimento deste livro há bastante tempo, através de rory gilmore: em um dos episódios ela diz que eva luna é subestimado já que o grande frisson das narrativas ?allendianas? gira em torno de a casa dos espíritos ( que é maravilhoso também ) ? o livro pairou sobre minhas ideias por muitos anos, esperando talvez o momento do nosso encontro.

publicado em 1987, narra a vida de eva luna, uma jovem cuja habilidade de contar histórias é a chave para superar os desafios e adversidades que encontra pelo caminho, moldando seu destino e o de todos ao seu redor; é ambientado em um país fictício da américa latina do início do século e isso permitiu que isabel explorasse questões sociais e políticas tão bem conhecidas!

além de eva, teremos um núcleo de personagens ricos, variados e diverso.

sim, diverso.

fiquei pensando como deve ter sido a aceitação do livro quando de seu lançamento e embora não tenha encontrado registros específicos de reações da crítica ou do público em relação a uma determinada personagem, é provável que sua inclusão na trama tenha gerado discussões mas também permitido que os leitores da época refletissem sobre dignidade, respeito e empatia.

o realismo mágico é uma característica marcante da obra, com elementos fantásticos se entrelaçando na realidade cotidiana, criando uma atmosfera única e cativante.

a prosa detalhada de isabel e sua habilidade de construir mundos complexos tornam ?eva luna? uma leitura envolvente, te deixando a sensação de estar aos seus pés recebendo um cafuné ao término da leitura!

um carinho especial nasceu por aqui também por rolf carlé ?
Faty. 07/06/2024minha estante
Não sabia que tinha realismo mágico. Amei.


@eusoudanivieira 07/06/2024minha estante
E ela conduz o realismo em seus livros como ninguém. Gosto até mais do que Gabo.


Faty. 07/06/2024minha estante
Dela só li A casa dos espíritos, um fav desse ano. Agr quero ler esse e Violeta.


@eusoudanivieira 08/06/2024minha estante
Ganhei Violeta esse ano. Quem sabe conseguimos ler juntas ?!


Faty. 08/06/2024minha estante
Otimooo




alves.mel 13/05/2024

Grata surpresa
O livro apesar de uma história fictícia aborda os regimes autoritários da América do Sul, não dá para identificar de qual país em específico ela fala, parece que tem um pouco de cada um, os personagens são muito bem construídos e você se vê apegado a cada um deles.
comentários(0)comente



Lili 21/04/2024

De tudo que li de Isabel, nada me decepcionou ou me deixou com a sensação de que faltava algo. Com Eva Luna nao seria diferente, logo nas primeiras páginas ja me senti fisgada. E o interessante que não é algo pra ser devorado, mas sim lido com calma, é pra ser degustado.
Amo o realismo mágico e a forma como ela trás a política e temáticas relevantes, de forma suave, mas direta.
comentários(0)comente



mayara kétne 13/04/2024

?minha mãe era uma pessoa silenciosa, capaz de dissimular-se entre os móveis, de perder-se no desenho do tapete, de não fazer o menor ruído, como se não existisse; contudo, na intimidade do quarto que dividíamos, ela se transformava."
comentários(0)comente



lairamyrele 12/04/2024

Primeira coisa: A ISABEL ESCREVE BEM DEMAIS!
isso foi o que eu mais gostei no livro, a escrita. me prendeu demais.
essa é a terceira obra de isabel que leio e percebi que todos os 3 livros foram parecidos. todos se passam no mesmo contexto da ditadura no Chile, com basicamente todos os personagens evolvidos.
e que chato!
eu esperava alguma coisa diferente vindo dela, mas perceber que basicamente foi a mesma coisa porém com um fundo diferente me deixou desanimada.
sobre o decorrer do livro, eu não senti conexão com nenhum personagem. só senti um carinho pela Eva e sua "profissão" de contadora de histórias.
nada mais me tocou. foi só um livro corrido.
comentários(0)comente



Isadora 25/03/2024

Esse livro é um retrato de um país a beira de um colapso político sob a forma da biografia de uma personagem escritora. Creio que muito do que eu não tenha gostado do livro seja por conta da extensão e voltas, ainda que voltas que são parte da vida de Eva Luna... mesmo assim, precisávamos saber de tudo isso, ou bastava um resumo?
No fim, cada personagem mostra ter um sentido, um motivo para ser parte da história.
É bem escrito e Isabel Allende sempre me surpreende, mas quase me perdeu na metade.
comentários(0)comente



166 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR