Naty Alves 04/01/2024
A jovem pollyanna
Uma delícia de livro.. foi melhor que o primeiro pollyanna, o livro pollyanna moça publicado em 1915 exatamente dois anos após o primeiro, e a história inicialmente se passa nesse mesmo período. A narrativa é muito fluida e os capítulos são curtos pollyanna ainda continua otimista e agora se prepara para uma viagem a Boston para ajudar uma viúva que vive sozinha.
O mais interessante aqui, é como a personagem começar a olhar a sua volta, e se deparar com conflitos sociais como a pobreza, a falta (ou a precariedade de moradias). A autora inserindo assim as diferenças entre ricos e pobres. Ou temas como a orfandade, o abandono, o sofrimento de famílias que perdem seus entes queridos tanto no diz respeito a alguém que some, ou ao luto, e não só isso, mais o preconceito contra pessoas de classes sócias diferentes, ou o descaso de pessoas com algum tipo de deficiência como é o caso do amiguinho de pollyanna Jimmy.
A autora também no decorrer da história muda as perceptivas de pollyanna e dando a ela novos desafios e aos poucos introduzindo a protagonista a vida adulta, tudo de forma leve. Adivinhei o plot muito facilmente, ainda sim, o final foi bem satisfatório, e com um final doce.