Casa de Bonecas

Casa de Bonecas Henrik Ibsen




Resenhas - Casa de Bonecas


138 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 7 | 8 | 9 | 10


cedofeito 12/05/2022

Só fica bom depois que o marido lê a famigerada carta. É uma obra bem atual, recomendo, traz boas reflexões. E amei o plot da Nora.
comentários(0)comente



onlysilence09 26/06/2022

Apesar da obra ser curta e com poucas páginas, a história é lenta. Só começa a ficar interessante a partir do terceiro ato. Mas a obra abordou muito bem a realidade das mulheres naquela época. O final é bem satisfatório!
comentários(0)comente



Tiago 20/07/2022

Ótima peça com um final surpreendente
Esta é a minha segunda peça de Ibsen e foi mais uma boa leitura. A peça corre em banho maria durante os dois primeiros atos mas o final é surpreendente. Até o início do terceiro ato a minha nota era 3 estrelas. O final catártico deu a quarta estrela à peça.

A história centra-se na família Helmer. Nora e Torvald são casados, têm filhos, tiveram alguma dificuldade financeira no passado mas tudo parece ter sido superado graças ao novo emprego que Torvald conseguiu no banco. Conseguimos notar a questão financeira logo no início da peça, quando Torvald reclama, de forma muito parternalista, dos hábitos gastadores de Nora. Não voi falar mais nada para não soltar spoilers mas o incrível final, que me surpreendeu em 2021 pela sua intensidade, deve ter causado um grande alvoroço em 1879 quando a peça foi lançada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laura 21/08/2022

Ainda sigo feliz pelo Ibsen, um homem, ter escrito um terceiro ato desse na época em que ele o fez.
comentários(0)comente



jubs 26/09/2022

surpreendente
qnd comecei a ler casa de bonecas achei bem chato e me dava muita raiva o jeito q todo mundo tratava a nora, mas me surpreendi c as reviravoltas e como o final tinha uma mensagem muito importante q nao seria esperada no primeiro ato
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cordly 15/01/2023

É um livro curtinho, cento e poucas págs, mas o plot EU JURO, é sobre uma mulher que tinha que viver perfeitinha para o marido e sempre manter a casa e as crianças em ordem, mas o final vc não espera eu SUPER RECOMENDO!!!
comentários(0)comente



Marion 17/03/2023

Ibsen sempre muito bom
História muito divertida e cheia de reviravoltas, inclusive a final que pega todo mundo de surpresa.
comentários(0)comente



Rafael.Montoito 17/04/2023

Antecipando o feminismo
"A casa de bonecas" é a mais marcante peça do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen; foi encenada pela primeira vez em 1879.
.
O texto apresenta uma família burguesa, aparentemente feliz, formada pelo gerente de banco Torvald Helmer, por sua esposa Nora Helmer e pelos seus pequenos filhos. Torvald trata sua esposa com exacerbado carinho e palavras dóceis - ela é sua passarinha, seu amorzinho, sua bonequinha - sem perceber que, assim, faz dela seu bibelô, despindo-a de sua personalidade, papel que ela aceita sem titubear, dadas as convenções da época.
.
Entretanto, Nora guarda um terrível segredo - uma escolha que, ainda que tenha sido feita por amor, beira a imoralidade e pode fazer desabar o sossego da sua família. Lidar com essa escolha é lidar consigo mesma, é procurar sua independência e sua essência - é deixar de ser uma boneca numa casa de brinquedo.
.
Ainda que corra o risco de fazer uma leitura anacrônica, já que desconheço as efetivas intenções de Ibsen com esta peça, é possível perceber traços feministas neste texto, que promovem a mulher e questionam seu papel na sociedade - os desdobramentos parecem, às luzes atuais, antiquados, ao contrário da temática, sempre tão atual
comentários(0)comente



jastgliaw 14/05/2023

Uau
MEU DEUS, nunca q eu ia esperar o rumo que esse livro tomou, em 10 páginas ou menos a protagonista se revela incrivelmente, foi simplesmente perfeito
comentários(0)comente



isscw 11/06/2023

Senti me maravilhada lendo esse livro. Há tempos não lia algo tão bem escrito e que me prendesse tanto. A construção da Nora é incrível, ela foi tão maravilhosa, merecia muito mais do que teve. No fim, a Kristina foi muito mais amiga dela do que qualquer outra pessoa. Sinto tanto pelo Rank, ele era tão alegre e de fato entendia a Nora. Não tenho nem palavras para escrever algo sobre o Torvald, ele me irritou muito ao longo da peça, mas o pior, ele me decepcionou; tão julgador de moral que foi ultrapassado até por Krogstad - esse que recebeu meu carinho no final. Como é sensacional ler um bom livro! Leiam se puder, esse com certeza vale a pena.
comentários(0)comente



evy. 12/07/2023

Eu não sou de ler peças, muito menos de realismo, mas comsiderei esse livro como uma ótima primeira experiência. Meu professor de teatro me recomendou o livro me contando que era uma história sobre a família burguesa europeia, e pra um livro que se passa há tanto tempo, ter um final tão revolucionário, foi um marco.
comentários(0)comente



Giovanna1533 19/07/2023

Uma história sensasional, feminista e muito à frente de seu tempo. Tive a oportunidade de interpretar a Nora, que é uma personagem complexa e incrível. Sou apaixonada por essa peça.
comentários(0)comente



138 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 7 | 8 | 9 | 10