Francisco de Assis

Francisco de Assis João Nunes Maia




Resenhas - Francisco de Assis


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Volnei 03/05/2024

Francisco de Assis
Este é apenas mais um romance que aborda a história de Francisco de Assis contada por Miramez que junto a Francisco este nesta história como um dos seus discípulos
comentários(0)comente



MonicaMMelo 23/04/2024

Uma leitura que enche nosso coração de esperança!! Um exemplo de amor ao próximo, fé, humildade e desprendimento! Adorei!!!
comentários(0)comente



BeatrizViana0 20/02/2024

Maravilhoso!
Que livro edificante e reflexivo. Ainda estamos longe da perfeição divina, mas o pouco que fazemos na terra, principalmente para as minorias e animais, certamente são tijolinhos enviados ao céu. Como é difícil sentir solidariedade pela dor do outro.
O livro fala sobre a vida de Francisco de Assis, desde quando renunciou a uma vida de fartura, para correr mundo levando a palavra de Deus e alento para os sofredores. Um homem extraordinário que até mesmo os animais faziam festa a sua chegada e humildemente o ouviam e seguiam seu exemplo. Uma grande obra para refletir.
comentários(0)comente



viihast 25/01/2024

"...o amor é pedra filosofal que tudo transforma..."
Esse é um dos livros que eu estava mais ansiosa para dar início, assim que terminei minha meta de leitura de 2023 já logo iniciei ele.
Conhecendo a dinâmica de João Nunes Maia e Miramez, já sabia mais ou menos o que esperar desse livro, mas ainda assim, conseguiram me surpreender.
Francisco de Assis é um livro MARAVILHOSO, fiquei completamente sem palavras, definitivamente um dos favoritos da vida.
O primeiro capítulo é simplesmente uma das coisas mais lindas que li, ele aborda João Evangelista, suas lutas, seus desafios, sua vida no plano espiritual, e principalmente algumas de suas pregações, cada uma mais linda que a outra, muito emocionante, Miramez nos conta um pouco de quando o apóstolo João, vivia exilado na Ilha de Patmos e narra até seu desencarne que também foi de tirar o meu fôlego.
Mas você deve estar se perguntando o que o apóstolo João tem haver com Francisco, mas sinto que no fundo você já sabe.
A história não começa logo de cara contando sobre a vida de Francisco de Assis, demora um pouco para se desenrolar.
Até o nascimento dele, vemos toda a dinâmica espiritual por trás da reencarnação de Francisco, como se fosse os bastidores da espiritualidade.
O capítulo que mais me chamou a atenção foi o 18, Francisco de Assis, reunido juntamente com seus Discípulos, era questionando por diversos assuntos, como por exemplo, o que era a saudade, o respeito, a fé, o amor, e ele respondeu todas as perguntas de forma extraordinária e edificante.
A religião de Francisco de Assis ou Pai Francisco, era o amor, era nessa palavra de 4 letras que ele tirava força para prosseguir em meio a tantas dificuldades.
A forma com que ele lidava com os empregados de seu pai, foram algumas partes que me emocionaram muito. Os sonhos e desprendimentos que seus pais tiveram, foram outras partes muito interessantes.
É um livro extenso, e que seu ritmo me fez lembrar muito a leitura de Paulo e Estevão, o que para mim ficou ainda melhor.
Muitos me relataram que o livro se torna cansativo por ser extenso, mas fiquei tão imersa na leitura que não senti isso.
Enfim, sem me estender (mas facilmente ficaria falando sobre ele por horas), é um livro que recomendo demais, um divisor de águas em minha vida, absolutamente extraordinário. Gratidão a João Evangelista, Francisco de Assis e seus discípulos, Miramez e a João Nunes Maia por cada contribuição.



"Nenhuma criatura ficará só, porque Deus é Justiça, e acima da Justiça, Ele é Amor".

"...os desígnios de Deus são diversos, variam de criatura para criatura, de nação para nação. Nada, ao contrário do que ocorre no mundo, se faz sem a Sua magnânima vontade: da gota d'água que desaparece sob o calor do sol, ao astro que foge das nossas vistas no esplendor do infinito, tudo obedece às Suas leis sábias e justas."

"O Cristo, para nós, se afigura como o maior Comandante da Terra, que veio atear fogo na iniquidade do mundo e o atiça para que ele se alastre, cada vez mais. Nós outros, somos Seus simples soldados..."

"O Cristo nos ensinou como vivermos unidos, mesmo nos encontrando distante uns dos outros, ligados pela ciência magna do Amor, pois quem ama não vive isoladamente."

"Não existe o acaso na profundidade das coisas e sim, a vontade do Pai Celestial, que se faz expressar em todas as direções do Seu reino."

"O temor é próprio da inferioridade, e é por essas e outras falhas humanas que o Cristo nos ensina a exercitar a fé, a confiança em Deus e a nos apoderarmos de toda a certeza de que Ele é todo Amor e Sabedoria. A Sua onisciência nos garante a eterna confiança nos Seus desígnios e a Sua Justiça nos sustenta na maior alegria de viver."

"Guerras, pestes, fomes e calamidades de toda ordem são meios usados por Deus para educação dos Espíritos - essa é a marcha do progresso desde o vírus até as constelações."

"O homem da Terra está próximo de se libertar dos meios grosseiros que a evolução tem usado para disciplinar os ignorantes. Eis que os fins destes correspondem ao último vestibular para os seres de boa vontade, para as almas amadurecidas nas hostes do bem. E depois, o terceiro milênio abrirá outras portas para os que ficarem na Terra, vivendo em outra dimensão, em termos de justiça, onde haverá leite e mel com abundância, no qual o Amor corresponderá ao centro de todos os sentimentos da humanidade."

"A liberdade é relativa e o destino, em muitos casos, nos procura sem errar nosso endereço, para darmos testemunho, sendo exigida a vida física."

"...ninguém morre, como nada se acaba na criação de Deus."

"Confiai, esperai e trabalhai, que dia chegará em que todos nós, sem exceção, nos encontraremos no Reino da Luz, para gozarmos a felicidade daqueles que fazem parte, por direito divino, do grande rebanho do Mestre de todos nós - o Cristo!"

"O mundo em que viveis, parece-nos muito ingrato, por faltar-vos lugares mais seguros, onde possais confiar mais no homem; porém, não deveis vos importar com a segurança. Desfrutai-a no Senhor de todas as coisas e lembremo-nos de Cristo quando asseverou: Os pássaros não plantam nem colhem, mas vivem fartos."

"Deus é justo e bom e vos ama como a nós outros, seres racionais da Terra. Não precisais temer, que tudo vos será dado conforme a lei de justiça, em consonância com a evolução de cada um. Preparai-vos para luta, que sereis abençoados."

"Todos nós, meus filhos, passamos por disciplinas dolorosas. O aprendizado é árduo, mas excelente, quando lhe suportamos os impactos com esperança nas promessas do Divino Amigo, que assim se expressou: Aquele que perseverar até o fim, será salvo".

"...amai a Deus, sobre todas as coisas, de todo o coração, e ao próximo como a vós mesmos. Aí estão a lei, os profetas, a vida, o céu e o próprio Jesus."

"Eis a vida e a lei de causa e efeito, que muitas vezes nos aguardam com surpresas que nos abalam até o centro d'alma, mudando a direção de todo o curso da nossa existência."

"O Apocalipse seria o fecho do Evangelho, não assombrando os povos com acontecimentos fantásticos e violentos de um Deus vingativo, mas mostrando com serenidade, o fim de uma era e o alvorecer de um novo estágio de vida, pois essa é uma lei em todos os quadrantes da criação: tudo se renova para melhor, tudo se modifica para engrandecer."

"Os preceitos que herdamos do Divino Doador, foram e serão para nos fortalecer, a fim de passarmos as provações anunciadas, com serenidade, convictos de que somos filhos de um Pai de infinito Amor."

"Parece, para os cépticos, que a fé é sinônimo de fanatismo, e esse engano é que vai levá-los ao caos do terrorismo e da depressão."

"Deus não sustentou Jesus, Seu filho amado, em todas as dificuldades? Não deu poderes celestiais para que Ele curasse e desse vida a quem quer que fosse escolhido para isso? Esse mesmo Cristo, Andarilho do Infinito, na graça do Pai Celestial, nos deu vida, quando estávamos mortos na ignorância e no erro. Veio, por misericórdia de todas as instâncias dos céus, para nos mostrar os caminhos que deveríamos trilhar e, acima de tudo, para nos ensinar com habilidade e mansidão, Preceitos libertadores, como segurança para a nossa jornada evolutiva."

"A presença do Cristo em nós é realmente motivo de glória, pois fora do amor não haverá solução para o mundo, nem para a humanidade. O Evangelho é Deus se manifestando na Terra, como força divina; ninguém o destruirá. O próprio tempo e o progresso são meios grandiosos para conservá-lo e engrandecê-lo para a eternidade, porque ele é a concentração de todas as leis e de todos os profetas. E a síntese enfeixada por Amor, na expressão de um testamento que todo rebanho, todas as gerações herdarão. Foi feito por Deus, pela mãos do Cristo."

"Deus educa as almas por intermédio das próprias almas."

"Nada há o que se temer das profecias; elas estão se cumprindo e se cumprirão sem que falte um pingo na urdidura da frase, sem que falte um tom no som das palavras; entrementes, ninguém se perderá, pois nada se acabará - Jesus Cristo é o nosso Caminho, é a nossa Verdade e a nossa Vida. Haveremos de passar por Ele para alcançar a vida em profusão de felicidade."

"Confiemos, que ninguém se perderá no grande rebanho entregue ao Cristo."

"Quantas vidas já sucumbiram, e quantas ainda prometem desaparecer, pela nossa invigilância!? Estamos fazendo aos nossos adversários o que queremos que eles nos façam? Certamente que não! Nós não desejamos que eles nos façam o que estamos fazendo a eles: derramando sangue, desapropriando terras, e deixando um saldo imensurável de órfãos e viúvas. Por onde passamos, a fome e a peste são o resultado, verdadeiramente contrário ao que fez o Cristo de Deus, a quem diariamente pedimos inspiração e dizemos que amamos."

"Se quisermos nos sentir como filhos de Deus, temos de Lhe obedecer, no convite do Seu filho maior, Jesus Cristo"."

"Como julgarmos, se vamos passar pelos mesmos processos, ou se já passamos? Criatura nenhuma tem o direito de odiar o seu irmão, achando que certa é a sua vida. Cada uma tem tarefa diferente da outra, na vastidão infinita do universo, mas que no fundo corresponde ao mesmo objetivo, ao mesmo Amor, por sermos da mesma essência."

"...tanto o Bem quanto o Mal ocorrem de acordo com as necessidades que convém aos carmas, individual e coletivo."

"A luta em todas as direções nos prepara para o conhecimento de verdades maiores, que nos tomará livres."

"Nada se perdeu durante a caminhada... As guerras, as pestes, a fome, a viuvez, a orfandade, enfim, toda ordem de calamidades individuais e coletivas, já estavam previstas pela Onisciência Divina."

"Sem as guerras, como o ignorante entenderia a necessidade da paz? A violência é matéria indispensável aos violentos e a própria natureza primitiva do planeta era agressiva, selvagem. Só com o tempo, a evolução a colocou mais mansa, mais amena, mais favorável."

"Tudo caminha, tudo evolui, tudo cede à perfeição."

"O esquema de Deus já está pronto desde o princípio, e compete a nós outros a ele obedecermos, pela força em Primeiro lugar, depois por sabedoria."

"Deus a ninguém condena à eternidade de penas. Como Pai perfeito, todo Amor, ajuda com todas as mãos possíveis na igualdade de escalas, que compõem o grande rebanho de Espíritos."

"Quando o Cristo pede para que oremos por nossos ofensores, está nos colocando em posição de paciência para com eles, de sorte que o ódio não nos atinja pela ignorância exterior."

"Deixa, as lágrimas correrem, pois elas têm o poder dinâmico de abrir caminhos para a drenagem dos corrosivos, impregnados pelos milênios, e que estão dispostos a avançar, deixando-te livre para sempre. Agradece a Deus pelos sentimentos e confia no Pai Celestial, que nunca erra. Não percas tempo em orações prolongadas; antes, movimenta as mãos em favor dos que ficaram, e idealiza meios para o alívio dos que sofrem. Labora em direção à paz, que assim estarás envolvido na extrema súplica, que vale mais que o poder e o ouro."

"João Evangelista renasceria na cidade de Assis, com uma corte de companheiros sobremodo grandiosa, para dar cumprimento a vontade do Senhor, pelo seu amor à humanidade, e se chamaria Francisco - estrela de primeira grandeza, a deslocar- se dos céus do Cristo para o mundo terreno. Era o amor mais vivo de Jesus a beijar novamente o solo da Terra."

"O fenômeno de Assis abalou, por assim dizer, os conceitos impostos pelos dirigentes do clero romano. Viria ele reviver o cristianismo primitivo, pelo Amor que seu coração concentrara em milênios de vivência, como a maior mensagem à humanidade. A disciplina a que se submetia, no correr do tempo, era a segurança indispensável para essa enorme tarefa de abrir os olhos dos guerreiros e sacerdotes, de reis e imperadores, sendo a esperança viva e a paz em progresso."

"A Terra é olhada como um curso mais ou menos longo, onde os professores são as próprias almas, sob a interferência da lei, filtrada na mente do Mestre Maior, Nosso Senhor Jesus Cristo, o fundamento da Vida neste planeta. E o Filho a quem Deus confiou a direção da casa. A imagem, o trabalho e a vontade de Jesus haveriam de ser o ponto central de todas as cogitações daquele grupo de paz, quando plantado no reino da Terra, para que a semente da verdade crescesse, no terreno sublimado dos sentimentos em preparo."

"As armadilhas nos nossos caminhos serão muitas e variadas; no entanto, a lei nos garante que quem nelas cair se deixou seduzir pela isca enganadora. Não podemos nos esquecer de, ao raiar do Sol com o convite ao labor diário, buscar a Deus e a Jesus, pelos meios que nos convém. A oração deve ser o nosso ato primeiro, para depois transformá-la em trabalho, em busca do pão de cada dia."

"Deus é onipotente, mas usa as nossas possibilidades para disseminar a Sabedoria, a Paz e o Amor. Se porventura falharmos, serão chamados outros que nos superarão pelo muito que amam e pelo perdão que sobra em seus corações."

"O amor nos indicará os meios de não acatá-las, quando equivocadas, para que o exaltado não fique ferido, o vaidoso não se sinta rebaixado, e a prepotência não se encontre com menos força. O Cristo nos ensinou isso, ao silenciar-se diante de Pilatos, quando este lhe perguntou o que era a Verdade. O Mestre colocou na consciência daquele governador o ambiente da resposta, sem que ele se sentisse diminuído em sua posição, ou nos seus direitos em relação à sua posição, diante da Terra. E o que pretendemos fazer. Silenciar, quando as ordens corresponderem ao mal para os outros, e ter completa obediência no bem quando em favor da coletividade, fazendo frutificar suas sementes em todos os corações que se achegarem ao nosso. Com estas atitudes, o respeito entre nós deverá aumentar. E disso que precisamos, para que possamos realizar nossos ideais de Fraternidade, de Perdão e de Amor, para com todas as criaturas.?

"Jesus Cristo é o nosso Guia Invisível, que nos vê e nos ouve, onde quer que estejamos."

"Sereis devorados pelo ódio, estraçalhados pela vingança, amordaçados pela usura; mas nunca vos esqueçais da Fé e do Amor, nestas horas, que sereis libertados pela Luz. Confiemos e prossigamos, que estaremos com Cristo, e Cristo conosco."

"Renascereis na Terra com o programa delineado de cada vida, nos lugares respectivos e nos ambientes em que devereis desempenhar os vossos papéis."

"Não percais a esperança em tempo algum, pois ela é a tocha inflamável que podeis acender, aumentando o lume da Fé. Sem a Fé e o Amor, não poderá haver vitória ou solução para nada."

"Cada qual deve partir para o lugar em que deverá reencarnar, sem esperdiçar minutos e nem alimentar ideias de voltar antes do tempo programado. Cada um tem suficiente habilidade para manter-se em posição firme, pelo bem da humanidade. É justo termos as nossas sensibilidades, alimentarmos esperanças pessoais, e que a saudade não passe despercebida em nossos corações; no entanto, o Cristo está, para nós, acima de tudo isso. O trabalho com Ele tem mais urgência."

"...as virtudes concentradas no coração valem mais que o mundo inteiro."

"Para quem, meu filho, amontoaste tanta riqueza? Logo virás para cá, e nem mesmo o teu corpo de lama poderás trazer. Entregá-lo-á à terra, porque da terra ele procede. Ele é um empréstimo passageiro. Sabe o que te acompanhará para cá? Somente o bem ou o mal que tiveres feito, e receberás nas mesmas proporções que deste aos outros."

"Jesus veio trazer sim, a espada, mas a espada de Verdade, que corta mais de que todas as outras; a espada do Perdão, que vence mais que todas as armas; Veio trazer a espada do Amor, que domina muito mais do que os exércitos reunidos de todos os povos."

"Confia em Deus, que fez o dia e a noite, o sol e a luz, as estrelas e o infinito. Confia, na Inteligência Suprema que criou a harmonia das coisas, que deu penas aos pássaros e o mundo das águas aos peixes; que faz crescer as ervas para alimento dos animais e que nos deu por misericórdia o ar, que, sobremodo, é vida para toda a Sua criação. Confia, n'Aquele que é o Senhor de todas as coisas, que ampara a criança e o velho, o santo e o sábio, os mendigos, os doentes, e até os assassinos e os ladrões. A Sua justiça magnânima nunca faltará dentro da grande casa universal!."

"(...) vamos colocar os nossos corações a serviço do Cristo. Foi Ele que nos ensinou que o Amor cobre a multidão dos pecados. Não existe ser algum, mesmo que seja todo maldade, que o Amor não desvaneça, ou não penetre na mais profunda das suas entranhas, levando a mensagem de renovação. Deus nos criou diferentes uns dos outros; somos todos iguais, com as mesmas tendências e com o mesmo destino. Tudo isso que notamos, e que achamos ser um Castre nos caminhos humanos, tem como objetivo o Bem, sendo males aparentes. Verdadeiramente, a essência de tudo é o Amor, que mesmo não se mostrando exteriormente, vibra interiormente, ainda que com menos intensidade, e é neste campo que iremos tocar. Não poderemos duvidar do poder insuperável da Fé e do Amor, que a missão da luz nos sugere. Quem pretende e trabalha no Bem, nunca é desamparado, e nós outros, os voluntários dessa guerra, temos de nos preparar, pois o Bem é a ciência na qual quem mais ama, mais glórias tem."

"Quando a alma encarnada ou o Espírito livre no plano espiritual se afasta temporariamente dos caminhos espirituais, sente-se intimamente perdida e sem remissão, sentindo-se envolvida em clima tão negativo, que lhe entorpecem os centros mais sagrados da própria vida e a consciência se lhe afigura como um inferno. Mas, como nada se perde e tudo se renova nas bênçãos da luz, chega o dia da inauguração inevitável da renovação interior, da limpeza espiritual se instalar na consciência e no coração, por ordem mais alta de Deus."

"Deus é misericordioso, o Seu Amor transporta todas as nossas dificuldades, e nos desperta para a paz, mesmo em plena guerra."

"(...) quem ama não despreza, não desdenha, não esquece, não fere, não teme, não se cansa. O amor é um Sol, onde quer que seja."

"Se o amor cobre todas as transgressões, no falar do velho código de Deus, se o amor cobre todos os pecados, no afirmar do verbo do Cristo, que nos resta fazer nestes momentos? Não perder tempo, no tempo que nos é concedido por graça do Criador, e amar a quem ofendemos, amar aos que julgam ser nossos inimigos, amar os sofredores, os encarcerados, os famintos, os nus de todas as espécies. Amar sem condições e sem pretender dividendos... O amor é, por excelência, a força única de toda a criação, que Deus usa para nos manter nos esplendores da vida."

"O Evangelho é o pão que desceu do céu, é a água pura que veio à Terra, é a luz que clareia a humanidade! Apeguemo-nos a ele, que seremos salvos para sempre."

"Firmemos os pés na construção do Bem, que seremos chamados para a felicidade, e quem trabalha sem reclamar, na difusão do Amor, será sempre coadjuvado pela luz de Deus, em inspirações constantes."

"O Amor cobre a multidão dos Pecados, e esse Amor é herança de Deus, na pauta comum da vida dos missionários. Ele desentulha todos os canais, porventura interrompidos pela iniquidade e aciona a vida para outra dimensão, sem que a matéria a domine e, quando dela participa, serve-lhe enquanto escrava, por estar em escala inferior."

"(...) não é somente a idade que faz o homem carregado de valores, que perdoa os inimigos, que esquece o malfeitor, que ama o companheiro; é acima de tudo, o dedo de Deus que toca a campainha da inteligência e do coração, em prol da humanidade, sem medir sacrifício."

"Não deves, em tempo algum, esquecer o perdão: não deves temer as ingratidões, a pobreza, nem tampouco a dor, pois esses meios são forças de Deus, para desatar a luz nos corações dos meus discípulos. Aceita a humanidade como ela é, cooperando com ela em algumas mudanças. Faze-te qual o sol e a chuva, que não procuram saber a quem estão favorecendo, no vasto campo de benefícios. Recebe todo o rebanho da Terra como irmãos, pois são todos filhos de Deus, com os mesmos direitos de viver e de trabalhar, em busca da felicidade."

"Faze o bem, por sentires o Bem dentro de ti."

"É nestas pequenas coisas, meu amigo, que encontramos Deus."

"Ninguém sofre eternamente, as sombras continuarão, enquanto não aparecer o Sol da compreensão."

"(...) se persistirmos no bem, tudo alcançaremos na paz de Deus e de Cristo."

"O que falta em quase toda a humanidade é compreender as necessidades de afeto de uns para com os outros, sem que o egoísmo dele faça parte. Quanto custa um pouquinho de amor, para com aqueles que nos rodeiam? Qual o preço de frações de atenção que poderemos dar ao próximo? A verdadeira amizade, que começa nestes minúsculos instantes de entendimentos, só precisa que apareça alguém com a devida coragem para a valorizar e fazer expandir esse tesouro que herdamos por misericórdia do Cristo!..."

"Deus não despreza criatura alguma, em qualquer circunstância, mesmo nas mais difíceis."

"Desperta para a luz do entendimento, e não te impressiones com os pequenos fatos do mundo. Os homens estão avançando em uma escala de aperfeiçoamento espiritual, cabendo a eles passarem por isso, o que lhes garantirá a estabilidade no amanhã."

"Tu, em primeiro lugar, és filho de Deus, e o teu maior dever é para com Ele."

"Se queres a minha companhia, renuncia aos bens do mundo e ao conforto da carne, que estarei contigo lado a lado."

"E quando quiseres a minha companhia, sabes onde estou? Escuta!... Estou ao lado dos estropiados, ajudando-os a andar com firmeza. Estou ao lado dos famintos, ofertando-lhes pão. Estou ao lado dos sofredores, aliviando-lhes as chagas. Estou ao lado dos oprimidos, dando-lhes esperança e conforto. Estou ao lado dos desabrigados, conduzindo-os para onde existe teto. Estou ao lado dos nus com agasalhos que lhes possam minorar o frio. Estou ao lado dos presos e encarcerados pela violência do poder. Estou ao lado dos que ajudam por Amor. Eu estou, Francisco, onde quase ninguém me busca. Eu permaneço no centro da alma onde nascem os pensamentos e o espírito se esforça para a verdadeira educação, na força da disciplina. Eu estou na boca do verdadeiro sábio, aquele que fala com brandura, e quando usa a energia, esta não é acompanhada da violência. Eu estou na boca do homem sério e fiel a Deus, no amor e no bem comum. Eu estou no exemplo dos homens dignificados, que nos seus corações fazem brilhar o sol da verdade. Eu sou Amor, em todas as suas feições de Caridade. Eu te digo, porque sou a Luz do mundo. E te falo o que deves fazer, porque tens ouvidos para ouvir."

"Não olhes somente para a terra; levanta os olhos ao infinito e procura escutar a voz do Criador, pelos fios invisíveis que intercambiam a criação com Ele. Procura pensar nas belezas que nos cercam e que nada nos pedem em troca daquilo que nos ofertam; a luz do sol, as chuvas, os ventos, as águas, os animais que nos são tão úteis."

"Deixa acender em teu coração a luz da caridade, e ela te mostrará caminhos excelentes, que antes não conhecias."

"A verdadeira felicidade está na prática da fraternidade, aquela ensinada e vivida por Jesus."

"Não sejas irreverente diante das oportunidades que os Céus têm te ofertado; chamado de Deus, pelos processos compatíveis com a tua pessoa. Aprende a orar, deixando livres os teus sentimentos de caridade, que Deus não esqueceu de colocar em teu íntimo (...)"

"Deves, sim, fazer o bem, em todos os aspectos que a vida te mostrar, para e tenhas a verdadeira felicidade."

"A vida na Terra é, como observas, cheia de tumultos, de pestes, de fome, de guerras fratricidas, de ignorância e de ódio. E a morte eliminando vidas em todas as direções. Para qualquer nação que intentares te transferir, encontrarás as mesmas coisas, os mesmos homens, cheios dos mesmos defeitos e os mesmos carrascos com sede de sangue e de domínio. A maior parte das criaturas são Espíritos inferiores, carentes de educação de disciplina, e, por enquanto, para eles a melhor escola, o melhor lar e o melhor hospital, é ainda a Terra. Os processos das vidas sucessivas, como bem o sabes, são a porta sagrada para eles se melhorarem, não obstante, onde estiverem, criarão problemas. Matam-se uns aos outros, porque são assim, mas depois haverão de despertar para o Amor, pois foram feitos para isso. Deus, Todo Poderoso, está vendo isso muito melhor do que nós outros, e já tomou todas as providências cabíveis para a educação coletiva destas almas. Não blasfemes contra a Divindade, nem penses que estes homens estejam órfãos das bênçãos de Deus. Existem no seio da humanidade, por misericórdia da Luz Espiritual, falanges de Anjos que desceram por amor, para ajudar na difusão do Bem, do Amor e da Caridade, e isso é trabalho demorado, mas são sementes que vão nascer e florescer, mais tarde, na terra dos corações."

"Não temas. O teu destino já está delineado por mãos invisíveis que te conduzem. O que resta fazer depende de ti. Não te esqueças de orar, e, igualmente, de vigiar, e confia em Deus e em ti, que tudo o mais te chegará por misericórdia do Criador."

"Não percas tempo em reverências com aquele que é simplesmente o teu irmão. Somos iguais na pauta da vida, e estamos juntos em busca da Unidade de que tanto precisamos. Vamos confiar em Deus e em Cristo, e um no outro, para compreender melhor o próximo e amá-lo com mais interesse."

"Não precisamos temer os acontecimentos indesejáveis de que o mundo está cheio, porque cada criatura vive no mundo que criou para si mesmo. Nós refazemos os nossos próprios destinos, com a inteligência aprimorada, e o coração pulsando no Amor. Não temas o que surgir em teu caminho. Se porventura vier o mal à tua procura, é porque ainda existe o mal dentro de ti, e a ti compete extirpá-lo, para que ele tome outro caminho. Rejeita-o quando se aproximar de ti, e segue por outros rumos, onde perceberes afinidade."

"Liberta-te de vez dos sentimentos de corrigir os outros, dos sentimentos de opressão, de mando, de egoísmo, de prepotência, de ódio e de inveja. Renuncia as coisas que não te fazem falta, para uma vida simples, e o ambiente de guerra sairá das tuas cogitações espirituais, pois perderás o interesse de defenderes os outros pela violência, o que nunca conseguirás. Cada criatura tem, e carrega consigo, seus próprios meios de defesa e de elevação espiritual."

"Quem sente a guerra, está pedindo guerra, quem sente o mal, está pedindo o mal quem sente o ódio, está pedindo o ódio... Faze o contrário, que encontrarás o inverso do que viceja no mundo, por ignorância. Sei que tens forças para tal, e deves com hoje mesmo, buscando a paz, o amor, e o aperfeiçoamento, sentindo-os, para que possa viver tudo o que a vida nos mostra como sendo a realidade. E foi o Cristo quem no revelou a mais pura conduta, que nos levará à verdadeira felicidade..."

"(...) se não te ajudares, não fizeres a tua parte embrenhar-te-ás nas sombras, juntando-te aos companheiros que alimentam os mesmos sentimentos, e sofrerás as consequências até compreenderes a Verdade, mesmo que tenhas toda a nossa proteção, porque a libertação é um conjunto de coisas divinas que se dividem para que cada um faça a sua parte. Esta é a lei, esta é a vida."

"Jesus é Espírito, e importa que O adoremos como tal e em Verdade. Ele é qual o ar: está em toda parte, bastando que O respiremos pelo Amor."

'Deus jamais deixa sozinho o aprendiz de boa vontade, nos caminhos das experiências."

"(..) é bom confiar mais em Deus. não se esquecendo de Jesus, que curava todos os tipos de leprosos com um toque de Suas divinas mãos. E Ele pode estar presente onde se reúna em Seu nome. Deus não é Deus de medidas, amor é imensurável e atende a todos os Seus filhos. Jesus mesmo nos deixou a esperança quando disse: 'Pedi e obtereis. Buscai e achareis. Batei e abrir- se- vos-á'. A fé constitui a chave que abre todas as portas para o milagre da vida, e a criaturas. Vamos confiar, esperando e trabalhando com os recursos que o Senhor nos deu e que o Evangelho chama de talentos em nossos corações."

"Francisco era um Evangelho aberto, onde todos poderiam ler nas letras luminosas dos seus exemplos."

"Ela, a Igreja Católica Apostólica Romana, e assistida por inúmeras falanges de Anjos, cujo senso é altamente iluminado; entretanto, tem a parte que compete aos homens em sua direção, e estes, por vezes, afrouxam a vigilância que, não obstante, é corrigida pelo alto comando no mundo espiritual."

"E para não acontecer coisas piores, para não ser oficializada a religião em todo o mundo, e fechadas as portas da democracia espiritual, tolhendo os direitos dos homens, o próprio Jesus, por vontade de Deus, que serve de Canal Divino, enviou Lutero com seus coadjuvantes em todo o mundo, para organizar a Reforma, no sentido de enfraquecer os poderes de Roma e dar liberdade às consciências, deixando livre escolha às linhas religiosas. E o Livro Sagrado deveria ser libertado da escravidão como também as interpretações que a ele eram dadas.
Quando as duas correntes religiosas tomaram consciência que não se deveriam unir, para não abafar outros princípios espiritualistas, surgiu a Doutrina dos Espíritos, como sendo o Consolador Prometido, entre as duas poderosas correntes de princípios, oriundas da mesma fonte. São três poderes espirituais no ocidente inspirado no mesmo Cristo, mas em condições diferentes de interpretação, sem as condições de união, para o bem da própria humanidade. Mesmo os dirigentes dessas religiões não se encontram bastantes evoluídos, no sentido de entenderem e respeitarem os direitos de consciência dos outros."

"Francisco de Assis já compreendia e respeitava os direitos humanos e espirituais das criaturas, e encontrava no Amor Universal a verdadeira religião. Concentrou as suas atividades no ideal do desprendimento. Partindo daí, tudo mais seria fácil de ser vivido, pois a chaga viva da humanidade, o egoísmo, de onde nasce o orgulho com todas as suas ramificações, passou a ser anulado."

"O desprendimento, por amor às criaturas, é gesto divino na divina expressão do Amor (...)"

"Pobreza, no dicionário de Francisco de Assis, não é miséria, não é sujeira, não é incompetência para discernir as coisas, não é fome ou preguiça, não é mendicância; é integração na vida natural, é fraternidade universal que Deus abençoa no cântico dos pássaros, no soprar do vento, na claridade do Sol, no borbulhar das águas, na simplicidade das árvores, na candura dos peixes, nos raios das estrelas e no amor mais puro dos homens, que hoje poderemos traduzir como socialismo cristão, força poderosa que se alastra no mundo inteiro e que a sequência da vida transformará em denominador comum de todos os povos."

"Pedes todos os dias a Jesus para guiar-te nos caminhos certos. Pedes à nossa Mãe Santíssima para não te deixar sozinho no barco. Pedes a Deus para fazer sempre a vontade d'Ele e não a tua."

"(...) somente um ser na face da Terra nos deu a receita divina, pelo seu divino verbo, confirmada pela vida que levou junto aos homens. Ele nos ensinou a viver felizes dentro de nós mesmos. Cada um de nós carrega um céu dentro d'alma. O que precisamos para encontrá-lo é buscar o modo pelo qual Ele nos ensinou. O resto virá por acréscimo de misericórdia do Senhor; tudo muda exteriormente, quando o intimo começa a mudar.."

"O Senhor não envia Seus milicianos para a frente de lutas, para que eles fiquem preocupados com o que possa acontecer; dá a cada um, um dever a ser cumprido. O resto é por conta d'Aquele que tudo sabe e tudo dirige."

"Se ajudares uma formiga que seja, a acertar o caminho do formigueiro, estando perdida, já estarás fazendo alguma coisa no âmbito dos teus deveres, e, uma gota que seja de amor que doares, faz parte do grande suprimento da vida, na vida Deus. Não queiras fazer tudo sozinho, pois esse impulso é oriundo do egoísmo! O jato de luz solar se divide para melhor servir à Terra e aos homens, aos animais eàs coisas."

"Não percas tempo, no tempo que te favorece o aprendizado, e faz melhor onde estiveres, que encontrarás Deus nas mínimas atitudes, desde que nelas palpite o amor..."

"Todos somos filhos de Deus, e Ele na Sua bondade, nunca se esquece de Suas ovelhas. Ainda mais, mesmo que não percebamos, o Cristo não Se aparta dos nossos corações."

"Nada se perde - essa é uma verdade - tudo se transforma para o bem da coletividade."

"A religião de Francisco de Assis é o Amor, por ser ele um Cidadão Universal, na influência de Deus e nas mãos de Cristo."

"(...) a vontade do meu Pai que está nos céus é que O ames sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Eis aí as duas chaves que abrem todas as portas da vida, senão da felicidade."

"Vivenciar o Evangelho não é viver em comunidade comendo, bebendo e dormindo, em sossego que a mordomia incentiva. Evangelho é trabalho, é sacrifício dos prazeres sem importância, é desprendimento, é encarar a consciência face a face, sem medo de ouvir condenação, por ter cumprido o dever (...)

"O dever de maior urgência para com Deus é amá-Lo sobre todas as coisas, na mais profunda sinceridade, no reto dever e na reta consciência, na reta compreensão, no reto entendimento e na reta moral; no reto perdão, na reta caridade, no reto desprendimento, na reta pobreza e na reta humildade; na reta paciência, na reta amizade e, sempre que pensarmos nos outros, nos colocarmos como se fosse eles próprios. O mais de que precisarmos no dia-a-dia, virá como inspiração para moldar, como se fôssemos instrumento da Divindade, andando no mundo."

"Nosso Senhor Jesus Cristo foi, no mundo, o mais pobre que pisou na Terra. Ele mesmo disse não ter uma pedra para reclinar a cabeça, quando precisasse de descanso. No entanto, era e é o Maior Doador que a Terra já conheceu até agora. Pobreza, no sentido de que falamos, é sinônimo de liberdade espiritual. Aquele que consegue ser pobre, no que tange à filosofia do Cristo, verdadeiramente é o mais rico dos cidadãos do mundo e do céu, porque anda perfeitamente bem com a sua própria consciência."

"Procura sempre te instruíres, meu filho, mas, jamais te esqueças das leis naturais e d'Aquele que as fez, que seguirás por bons caminhos."

"O mundo e a humanidade têm de passar por milhares e milhares de anos, neste trabalho de se educar e se conscientizar de que o Amor é a vida, buscando luz para a alma."

"Se os homens se amassem uns aos outros, se todos fossem amigos uns dos outros, no verdadeiro da palavra, a Terra se transformaria em Céu, e nada faltaria, porque o interesse de ajudar seria força divina a correr nas veias de todas as criaturas. É isso que deveremos ver no futuro, quando o Mestre dos mestres fortalecido de todos os povos e quando o Evangelho for falado e vivido por todas as pessoas."

"O perdão retira todo o mal dos canais, onde ele poderia proliferar. Ele é a ropria paz! É socorro para os desesperados, pois transmuta o ambiente pernicioso do ódio em atmosfera onde pode gerar o Amor."

"Perdoa e serás compensado; perdoa, e serás atendido nos desejos sublimados; perdoa, serás forte na batalha contra o mal; perdoa e serás iluminado pela graça e misericórdia do Senhor!"

"A alma é um verdadeiro mundo, e dentro dela existem leis que devem ser obedecidas a não ser que queiramos sofrer as consequências da nossa ignorância."

"Cultivemos, pois, a saudade, mas aquela saudade pura, que poderá acender, em nós, luzes de todos os matizes, na busca do nosso amor, para que ele, na liberação total dos nossos sentimentos, se interligue a toda criação de Deus."

"A felicidade, bem sabes, não está nos bens terrenos, não se compra, nem se vende, é conquista da alma, passo a passo, e dia-a-dia. E se nos harmonizarmos por dentro, que recebermos de fora vem por acréscimo de misericórdia."

"(...) a fé é a substância das coisas pensadas, nos ensina o grande convertido de Damasco. Essa fé avança em todos os sentidos e sustenta a vida em todas as demandas dos homens e dos Anjos. Onde não existe fé, não pode existir vida; o produto da fé é o milagre da vida. A própria felicidade depende da fé, da sua presença marcante e sutil."

"A fé é, pois, uma força do coração que atrai aquilo que firmemente queremos, sendo infinito o seu campo de ação."

"O ser humano é o que a sua fé determina."

"Se estás triste, busca de novo o teu íntimo e verás que escapuliu, sorrateiramente, a tua fé. Se sentes, por momentos que seja, ódio de alguém, certamente que a tua fé faltou. Se falas mal de alguém, é certo que a fé não se fez presente em teu coração. Se esqueces o amor ao próximo é, pois, a fé que te faltou nas entranhas do ser. Se foste enredado pela ignorância, desfazendo-se das qualidades alheias, podes verificar que a tua fé está escondida nas dobras do ciúme. Se não respeitas os direitos alheios, certo é que esqueceste a fé. Se tu deixas passar despercebida a caridade, o que dizer da fé? Se não te lembraste do Amor, nessas feições mais simples da vida, é porque te faltou a presença da fé."

"O Cristo, em três anos, descortinou Amor, mas a distância evolutiva entre Ele e nós é tão grande, que precisaremos de vários séculos para o compreender e começar a vivê-lo."

"O Amor é paz, o Amor é entendimento, é Caridade em todos os seu aspectos de educação e de sabedoria."

"Vamos impor as mãos nos enfermos, pedindo a Deus, para eles, a cura. Vamos impor as mãos nos endemoniados, para libertá-los das angústias. Vamos impor as mãos sobre os encarcerados, para que eles melhorem os corações e sobre os infortunados, para aliviar os seus fardos. É do agrado de Jesus Cristo que nos confraternizemos uns com os outros, amando os nossos semelhantes como a no mesmos e amando igualmente a Deus."

"Vamos amar! Temos de amar constantemente, sem nada exigir, para ver se comovemos os políticos, os teóricos religiosos e os ociosos da ciência, no que tange aos direitos humanos, ao nivelamento das criaturas de Deus."

"Deus nos criou no seio da abundância de tudo o de que precisamos; contudo, na fase que atravessamos, devemos renunciar ao que sobra, repartir o que temos, doar o que vem a nossas mãos para os que sofrem e padecem em todos os rumos, para que Deus, no amanhã, nos coloque no paraíso, onde nada nos faltará, porque aprendemos a lição de Amor."

"O que vale decorarmos orações e mais orações neste templo de Deus, se ao sairmos daqui não toleramos uma pisada, uma agressão inimiga, um insulto dos que nos odeiam, um marido nervoso ou uma mulher desajustada, um filho depravado ou um parente que não nos tolera?"

"Deus e Cristo nunca nos abandonaram, mas Eles não podem e não devem fazer o que a nós cabe realizar."

"Quem ler e entender o Evangelho em espírito e verdade, encontrará nele Deus e o céu, os Anjos e o próprio paraíso, tudo a nos esperar, aguardando que mos a nossa parte, para recebermos o prêmio da felicidade. Nada existe dsesprezado no amor de Deus, que espera de nós a compreensão, e ainda nos dá meios de compreender."

"(...) não vos mostrais desinteressados pela luz do coração. Procurai na sequência das horas, melhorar em todos os sentidos e anular o mal que ainda existe em cada um de nós, como princípio de ajuda ao Bem que deseja entrar em nossos corações."

"(...) sejamos brandos ao falar e pacientes ao ouvir, nunca exigindo dos que ficaram sujeitos ao peso da vigilância de um lar. Procurai ajudar no que for possível, ao chegardes em vossas casas."

"O melhor meio de ensinar é, pois, o exemplo."

"Vamos confiar mais em Deus e obedecer às Suas magnânimas leis."

"Se trabalharmos em favor do Bem, esse Bem virá ao nosso encontro, esta é a lei."

"Lembrai-vos do dever de servir, e trabalhai sempre onde estiverdes, para não serdes pesados a ninguém."

"(...) reparti o que tiverdes com os que precisam; não vos esqueçais dos enfermos, dos estropiados, dos presos, dos leprosos, das mães aflitas, das viúvas sem proteção e dos animais. Abençoai os que roubam e nunca vos levanteis do leito sem primeiro orar. Jamais vos deiteis sem primeiro vos entregardes à prece, agradecendo ao Criador de todas as coisas a vida e tudo o que recebemos da natureza."

"Todas as vezes que partirmos para algum lugar, peçamos a Jesus para ir à nossa frente, os Anjos do Senhor nos ajudem a pensar e a fazer o que deve ser feito."

"Nunca vos esqueçais da Mãe de Jesus, pedindo a ela as bênçãos da confiança e o ambiente do Amor, que devereis despertar em vossos corações."

"A vida é um mistério, que somente nos é revelado pelos processos do Amor; quanto mais a gente ama, no quilate do Amor que nada pede, mais ficamos sabendo das coisas escondidas dos que desconhecem essa virtude por excelência."

"As pedras estão no mundo; basta ajuntá-las, para construir a grande casa de Deus."

"A enfermidade é a fermentação de muitas existências vividas desregradamente; é a resposta, a consequência. Por isso, a dor, em certas circunstâncias, é a própria cura."

"Os duros padecimentos são indícios de elevação de alma, porque ela já começou a pagar os débitos passados, pelo guante da enfermidade."

"(...) enfermo, ao ser curado, abre-se como a flor ligada ao caule e os seus centros de força ativam toda a sua sensibilidade, de maneira a facilitar a absorção dos fluidos doados pelo operador. Em muitos casos, Jesus já dizia: 'A má fé te curou!' Isso porque determinados enfermos fazem o trabalho quase por si próprios."

"(...) a fé é de muita importância em toda a nossa vida. Quando não existe fé, na cura à distância, de cuja operação curativa o enfermo não participa, e que por vezes, ignora por se encontrar inconsciente, o operador se desdobra, de modo impressionante, em todas as direções do saber, para encontrar a equação desejada, ou seja, a cura."

"(...) ainda existem muitas coisas no campo da cura que os homens não estão preparados para conhecer. O tempo, na dinâmica do progresso, vai revela essas coisas gradativamente, a todas as criaturas, na Terra e fora dela."

"Como está comprovado, as mãos que tocam os enfermos de qualquer natureza e que curam instantaneamente, por trás delas estão as do Mestre dos mestres. Somente Ele sabe transformar a luz de Deus, para restabelecer a harmonia orgânica dos homens."

"Francisco de Assis foi um destes instrumentos de Jesus, que restabeleceu uma infinidade de corpos de todos os tipos de enfermidade na Terra."

"(...) a força que afina o instrumento humano, para servir de instrumento divino nas mãos do Mestre é somente uma: o Amor, o mais puro Amor, buscando assim as ondas luminosas desprendidas do Cristo de Deus, que sempre busca igualmente sintonia para consubstanciar em bênçãos de Deus onde quer que seja."

"Ninguém é órfão das coisas dos Céus, quando procura o caminho de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo, cuja imensurável aura acolhe o planeta e, na Sua grandeza espiritual, sente todas as necessidades dos homens e das coisas, e todo o Seu rebanho está dentro da faixa mental."

"O Evangelho é, por excelência, um código divino. Se respeitamos seus preceitos, estaremos em sintonia com a força universal do Amor e seremos atendidos por essas leis que regulam a própria vida que estagia na Terra."

"Vamos pensar em Deus e conhecer Cristo, porque os Anjos não nos abandonam. Vamos nos lembrar da nossa Mãe Maria Santíssima, que ela nunca se esquece dos sofredores (...)"

"Bem-aventurados os que sofrem, que serão consolados; bem-aventurados os tristes, que terão alegrias; bem-aventurados os que choram serão animados; bem-aventurados os desprezados, que serão acolhidos!"

"Deus é Deus de amor que transforma a semente em árvore, em fruto que alimenta a vida, e, por vezes, o luto!...
Deus é Deus de amor que muda o ninho dos pensamentos em ninho de luz; que muda as ideias em ação que nos conduz, ou deixa que nós caiamos, para compreender Jesus.
Deus é Deus de amor que nos deu os pés, para que haja caminhada, nos ofertou as mãos, para dar trabalho à enxada; mas, se ferimos o companheiro, erramos a estrada.
Deus é Deus de amor que nos deu a cabeça para pensar, que nos premiou com o coração para amar; quem aceita o ódio, não pode cantar.
Deus é Deus de Amor que tudo fez, sem usar o alarde, que tudo faz, mesmo que achemos tarde; que nunca diz: Sois covardes.
Deus é Deus de amor que nos deu o verbo e nos ensina a falar, que nos deu a boca e nos ensina a cantar; que nos deu o coração e nos ensina a amar."

"Temos de lutar, sim, e mesmo travar uma guerra, mas para vencer as nossas inferioridades morais. Dentro de nós, bem no centro do coração, existe também um Santo Sepulcro, e deste nos esquecemos, por conveniência, de conquistar, por requerer de nós, trabalho, esforço e muita disciplina."

"Meu pai, não ides atrás de conquistas exteriores, porque a maior conquista e o maior tesouro moram no nosso íntimo, que somente encontramos quando passamos pelas portas do Amor."

"Senhor!... Fazei de mim instrumento da Vossa paz. Onde haja ódio, consenti que eu semeie Amor!... Perdão, onde haja injúria; fé, onde haja dúvida; verdade, onde haja mentira; esperança, onde haja desespero; luz, onde haja trevas; união, onde haja discórdia; alegria, onde haja tristeza. Divino Mestre! Permiti que eu não procure tanto ser consolado quanto consolar; ser compreendido quanto compreender; ser amado quanto amar, porque é dando que recebemos, é perdoando, que somos perdoados e é morrendo que compreendemos a vida eterna."

"A iluminação interior surge com a força do tempo e na sequência dos esforços assumidos pelas almas, no caminho da evolução espiritual."

"(...) antes de precisarmos, Deus, o nosso Benfeitor Maior, sabe o que deve nos dar para o alimento de cada dia."

"Temos de lutar, sim, e mesmo travar uma guerra, mas para vencer as nossas inferioridades morais. Dentro de nós, bem no centro do coração, existe também um Santo Sepulcro, e deste nos esquecemos, por conveniência, de conquistar, por requerer de nós, trabalho, esforço e muita disciplina."

"Meu pai, não ides atrás de conquistas exteriores, porque a maior conquista e o maior tesouro moram no nosso íntimo, que somente encontramos quando passamos pelas portas do Amor."

"Senhor!... Fazei de mim instrumento da Vossa paz. Onde haja ódio, consenti que eu semeie Amor!... Perdão, onde haja injúria; fé, onde haja dúvida; verdade, onde haja mentira; esperança, onde haja desespero; luz, onde haja trevas; união, onde haja discórdia; alegria, onde haja tristeza. Divino Mestre! Permiti que eu não procure tanto ser consolado quanto consolar; ser compreendido quanto compreender; ser amado quanto amar, porque é dando que recebemos, é perdoando, que somos perdoados e é morrendo que compreendemos a vida eterna."

"A iluminação interior surge com a força do tempo e na sequência dos esforços assumidos pelas almas, no caminho da evolução espiritual."

"(...) antes de precisarmos, Deus, o nosso Benfeitor Maior, sabe o que deve nos dar para o alimento de cada dia."

"(...) enquanto os homens fazem planos junto às sombras, Deus estabelece ordens com a Luz."

"(...) sejais amigos uns dos outros, investindo todas as vossas energias em conversações sadias, onde estiverem, vos lembrando sempre da advertência de Jesus, quando assevera: "Vigiai e Orai". Nunca entreis em discussões improfícuas, principalmente entre vós; elas dividem o que deve estar unido para melhor servir. Não vos preocupeis com o dia de amanhã, canegando prata, ouro, e mesmo roupas em demasia; além de pesarem em vossos ombros, inquietam os corações e distorcem os sentimentos, principalmente na perda do tempo que deveria ser usado na vivência do tesouro de Jesus, que é o Amor. Confiai em Deus, que Jesus estará sempre na frente, preparando-vos lugar onde devereis ficar, e, principalmente, servir. Jamais devereis vos preocupar com que o povo possa pensar de vós; ele é sempre influenciado pelas ilusões do mando e das vestes, de cortejos e de apresentações, de autoridades dos homens. Deveis firmar-vos em um só princípio, que é o de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos. Aí está, como nos faz compreender o Evangelho, toda a lei e os profetas, e acrescentamos: toda a vida."

"Tudo está perto, quando o Amor se manifesta em nossos corações (...)"

"(...) o Amor apaga a guerra e acende a paz."

"O futuro nos promete que a cobra viverá em paz com o batráquio, o rato com o gato, o cão com o felino, o cordeiro com o lobo, e que os homens viverão em paz com os próprios homens."

"(...) não esqueçais o sorriso, pois ele é o prêmio da vida, para a vida de todos."

"Deus é Deus de todos que são Seus filhos. Por que investir uns contra os outros? De que lado estaria Ele, se Seu Amor se dividisse como o sol e a chuva?"

"A maior segurança está em Deus, e para tal é necessário que cumpramos a Sua lei, a lei do Amor."

"Cristo não representa somente uma raça e não pertence a uma só nação. É, por excelência, Universal, porque o Seu amor é o mesmo de Deus."

"(...) cada alma é um mundo diferente, com tarefas desiguais, para que, em um todo, se ajustem em felicidade para os homens."

"(...) os justos têm sua recompensa onde quer que estejam, porque Deus é luz muito mais que o Sol, e a injustiça é sombra que não existe com a presença da claridade."

"Tomar-se mártir pela força do destino é uma coisa, e procurar se martirizar por brutalidade dos sentimentos, é outra muito diferente."

"É da vontade do Cristo que tomemos providências, reparando a nossa conduta diante dos homens e da nossa consciência!"

"Nosso objetivo é dar mais do que recebemos e tudo fazer por amor."

"Não devemos odiar a qualque pessoa, nem coisa alguma, já que viemos para o Amor; por conseguinte, devemos amar sem condições e sem trocas passageiras."

"Não turbemos os nossos sentimentos em busca disto ou daquilo, pois não sabemos o que fazemos - só Jesus conhece o precisamos."

"Não desperdicem o tempo que Deus nos deu por misericórdia Aproveitem-no através das oportunidades que surgirem, plantando as sementes das boas maneiras espirituais, a que o Evangelho nos concita."

"Não critiquem os colegas quando, porventura, se desviarem dos caminhos do bem. Exemplifiquem, como candidatos à luz, os preceitos que os elevarão colocando-os fora do ódio e da vingança, da vaidade e da maledicência."

"Se necessário, andem com o ladrão, sem que a inclinação dele os faça roubar. Se não conseguirem convertê-lo, façam o que puder ser feito por essa alma que dorme na ignorância; e, ainda, se encontrarem resistência, orem por ele entregando-o a Deus, que saberá protegê-lo e discipliná-lo."

"Analisem os pensamentos, antes que eles se transformem em palavras, porque o que sai da boca pode macular o coração, se faltar vigilância. A palavra é força poderosa nos lábios disciplinados pelo Evangelho."

"A boa ação que devem praticar todos os dias é o ato divino do trabalho, de qualquer espécie, digno de ser considerado uma prece."

"Não ajuntem ouro nem prata, ou celeiros de alimentos, mas dêem curso livre para que essas coisas de Deus os beneficiem sem interrupção."

"Não se esqueçam da higiene diária. Não esperem que alguém lave as suas túnicas e não queiram um ser maior que o outro. Façam o que aconselha o Divino Doador - Jesus Cristo - quando um dos discípulos pergunta qual deles é o maior: Aquele que se fizer o menor dentre todos, esse é o maior."

"Não esperem sem esforço o maná do céu; busquem-no atendendo o 'buscai e achareis' de Jesus. Não esperem que as portas se abram por milagre: batam, atendendo o 'batei e abrir-se-vos- á', do Mestre."

"Computem a humildade com a sabedoria, o amor com a razão, que vencerão todos os obstáculos e alcançarão todos os ideais que a fraternidade bafejar, e o Amor esplender-se-á como guia."

"Não atormentem os corações com posições de mando, nem com o conforto em demasia. Lutem dentro de si com essas armas e conquistem por esforço próprio tudo o que for bom, no mundo do próprio Eu."

"Dai-nos o poder de entender a Vossa vontade, para que seja cumprida a lei. Dispensai o nosso ódio, para que haja alegria. Dispensai o medo, para que surja a coragem. Dispensai a inércia, para que nasça o trabalho."

"Ajudai-nos a aumentar a nossa fé, para que possamos doar esperanças; fazei com que a nossa caridade se avolume, para que possamos doar paz; ajudai-nos a multiplicar a nossa fraternidade, para que possamos doar amor."

"Para que o Evangelho chegasse ao esplendor dos seus preceitos, renovados pelas sábias mãos de Allan Kardec e sua plêiade de companheiros, eram indispensáveis os alicerces doutrinários de Francisco de Assis, as imposições e divisões de Lutero e a força de Napoleão."

"Não deixes, Senhor, que caiamos em novas tentações, e que o vigor sublimado do Teu coração se faça em nossas vidas sempre e sempre."

"As chagas de Francisco de Assis foram o diploma para o seu coração, no exercício do verdadeiro Amor espiritual."

"(...) é da lei divina que devemos perdoar, para que esse perdão alcance o nosso coração, na sequência do nosso amor."

"Nós moramos em dois campos de vida: num, quando usamos o corpo de carne e noutro, quando estamos em estado de espírito; mas as leis são as mesmas, e elas cobram de nós, quando as rejeitamos na sua função de restabelecer a harmonia."

"Se queres me ver mais de perto, mais junto aos teus sentimentos, não me procures em outro lugar, que não seja junto aos sofredores, aos perseguidos, aos injustiçados, aos famintos, aos nus, aos encarcerados. Eu sempre estou junto a eles, aliviando-os, porque esta é a minha grande alegria!"

"Francisco o santo dos santos, que Deus enviara ao mundo, para a paz de todos."

"(...) era visitado por três cães, que vinham todos os dias lamber as suas chagas, e ele sentia com isso grande alívio, agradecendo a visita dos animais. Os pássaros não o esqueciam e, nas árvores e nos telhados das casas próximas, cantavam anunciando novo dia, e por vezes entravam pela janela, indo pousar em seu peito, alegrando-o com seus estridentes cantos."

"A dor é, por assim dizer, um estímulo para a luz. Ela transforma o bruto em Anjo, dando-lhe novas capacidades para a vida. O místico, com a companhia da dor, ajuda mais e ama sem impedimentos. Por enquanto, o mundo e a humanidade não podem progredir sem ela. Mesmo os grandes mensageiros que descem à Terra necessitam da sua cooperação, cujos efeitos são diferenciados, em dimensões várias."

"A dor não é uma só para todos, pois cada criatura se encontra cm um plano de vida, diferente uns dos outros. Para Espíritos puros, é uma fonte de prazeres inconcebíveis, e para os ignorantes, para os que a procuram, ela se apresenta distribuída por milhares de ramificações incomodas."

"O corpo físico pede descanso, porque a alma nele ligada temporariamente precisa respirar algo que não existe na atmosfera da Terra, e, em espírito, busca seu alimento no mundo espiritual. O ser altamente evoluído, entretanto, já cria em tomo de si o ambiente do céu, pouco precisando de dormir, pois a sua qualidade espiritual lhe permite respirar elementos espirituais onde quer que esteja, mesmo no trabalho de cada dia."

"O Espírito Francisco de Assis era um Sol ainda escondido nos frágeis tecidos de carne, que empanavam o seu brilho encantador, como um véu prestes a cair. Dentro daquele corpo espiritual estavam acumuladas valiosas experiências de sucessivas vidas, das quais três se destacam: de Profeta, de Apóstolo e de Santo."

"No mundo espiritual viam-se duas alas de Espíritos. Eram os mais renomados cristãos primitivos, dando caminho a Jesus todo resplandecente, as mãos reluzindo como duas estrelas. Francisco avançou para o Mestre, dobrou os joelhos de emoção e chorou como criança. Jesus levantou-o com carinho, e ele, apoiado em Seu ombro, pediu com humildade: - Mestre, se porventura mereço a Tua bênção, que ela seja dada aos companheiros que ficaram no mundo. Eles carecem da Tua ajuda agora e sempre."

"Cumpriste o teu dever pisando no solo terreno, e, por muitas vezes, em espinhos dilacerantes.
Renunciaste ao conforto do mundo, visualizando a paz das criaturas. Gastaste a última gota de energia em favor dos que sofrem.
Tudo isso muito me agradou, porque deixaste um rastro de luz como exemplo, porque viveste o Evangelho na sua mais alta função de humildade, de desprendimento e de Amor.
Foste levado ao mundo em momento psicológico, entre duas forças das trevas - Cruzadas e Inquisição - para manter o equilíbrio na educação das criaturas, e o traço que deixaste nunca se apagará nos corações que buscam o entendimento.
Ficarás na história, mas na história dos sentimentos, que eleva e que salva.
Confundiste as inteligências dos sábios, e levaste a teologia burocrática a pensar.
Despertaste a igreja que estava sendo dos Césares, para voltar a ser a Igreja de Deus; mesmo que essa volta demore, o importante é que venha a ressurgir como nasceu, para a glória de Deus."

"Pai Francisco, empenhado na força da gratidão, foi levado pelo desejo aos pés do corpo físico que acabara de deixar como roupa imprestável, e beijou-os comovido, agradecendo-lhes pelo tanto que serviram para andar nos caminhos do mundo, na luta de levar o Evangelho aonde quer que fosse.
Beijou em seguida as mãos que lhe serviram de valioso instrumento para alimentar o corpo, para trabalhar, para cumprimentar os outros, para transmitir a força do Cristo nas curas dos enfermos. para abençoar quando era tomado pela luz de Nosso Senhor.
Beijou a sua própria boca com ternura e respeito e nela deixou duas lágrimas de luz, oriundas do coração, e falou comovido:
- Eu te agradeço, instrumento de luz que me serviu para transmitir a Verdade e que me ajudou a apaziguar; tu és porta grandiosa por onde a misericórdia se manifestou, não por mim, mas pela graça de Jesus, em nome de Deus."
comentários(0)comente



Celogonzales 05/01/2024

Top 03 da minha vida!
Um livro gentil. Que deixa o coração mais quentinho. O livro conta a trajetória de Francisco de Assis com uma sensibilidade incrível e detalhes fascinantes.
Recomendo muito.
comentários(0)comente



Carla.Parreira 13/10/2023

Francisco de Assis: ternura e vigor
?
Melhores trechos: ??O vazio emana do sentimento de impotência de que pouco podemos mudar na própria vida e na sociedade, finalmente, de que nada é importante. A solidão exprime a perda de contato com a natureza e com os outros em termos de amizade e ternura; não há coragem para o compromisso. O medo é fruto das ameaças objetivas à vida, ao trabalho, à sobrevivência coletiva do gênero humano. A ansiedade se origina do medo imaginário, da ignorância acerca do que fazer, em que crer e no que esperar; quando a ansiedade toma conta de uma cultura inteira significa que toda ela se sente ameaçada e pressente seu fim próximo?
Hoje vivemos sob este imperativo: quase tudo é montado em vista da produção. A produção se destina ao mercado de consumo. O consumo para a satisfação das necessidades reais, principalmente daquelas induzidas artificialmente pela propaganda. A classe burguesa, sujeito histórico portador do projeto da modernidade, realizou só para si os ideais dos fundadores: gestar uma sociedade de abundancia. Mas alcançou-o com um custo social exorbitante com a criação de desigualdades e níveis de exploração e pobreza insuportáveis à luz de critérios humanísticos e éticos?
Na ternura a relação não é angustiante, porque não há luta de poder e vontade de dominação ou de auto-satisfação, mas serena e forte. Ela deixa aparecer brilho que é uma luz não ofuscante, mas adequada à circunstancia e à pessoa. A ternura e o cuidado é o Eros no seu equilíbrio e na sua regra?
Francisco configurou, genialmente, este ideal de santidade que procede pela ?emocionalidade extática?, pela vontade de identificação com o outro, especialmente o menor e o mais sofrido, pela via da ternura e da com-paixão?
A verdade da paternidade universal de Deus forma o cerne da mensagem de Jesus. A tradição cristã pregou sempre esta verdade; entretanto o primeiro a vivê-la nesta dimensão de comoção com todas as criaturas sentidas como irmãs foi sem duvida S. Francisco?
Pobreza é um modo de ser pelo qual o homem deixa as coisas serem; renuncia a dominá-las e a submetê-las e a serem objeto da vontade de poder humana. Abdica de estar sobre elas para colocar-se junto delas. Isso exige uma ascese imensa de despojamento do instinto de posse, de domínio sobre as coisas e da satisfação dos instintos humanos. A pobreza constitui a caminhada essencial de S. Francisco feita no lugar físico dos pobres. Quanto mais pobre, mais livre e fraterno se sentia?
Francisco abandonou efetivamente sua classe social, a ordem dominante daquele tempo; deixa a sociedade dos ?maiores?, como se chamavam, e decididamente quer ser ?menor?; abandona também o estilo de Igreja organizada fortemente na sua hierarquização piramidal para se tornar frater, irmão de todos, sem nenhum titulo hierárquico. Deixou um lugar e definiu o outro com o qual se identificou; os pobres e os leprosos?
A pobreza consiste no esforço de remover as propriedades de qualquer tipo para que daí resulte o encontro entre os homens e se possibilite a irmandade. Ser radicalmente pobre para poder ser plenamente irmão, eis o projeto de Francisco com referencia à pobreza?
O extraordinário do ensaio de Francisco foi tentar viver uma plena fraternidade no pressuposto de uma pobreza voluntariamente assumida para estar junto com os pobres e com eles reconstruir uma sociedade verdadeiramente comunista no sentido bíblico da palavra. Não seria um socialismo da abundancia, mas da pobreza. Este ensaio de Francisco pressupõe pensar e construir todas as relações humanas sempre a partir dos que menos têm, na preocupação dos que menos são. O pobre é visto como uma aparição da divindade. Esta perspectiva, de si tradicional no cristianismo, jamais ganhou uma configuração social ou cultural; ficou adstrita à meditação religiosa e à caridade que daí se inspirou?
Francisco libertava os pássaros presos, a ovelhinha levada ao matadouro, se indignava com aqueles que maltratavam os animais?
Supõe que em cada pessoa humana mora um ladrão possível e em cada ladrão vive um frade possível. E o frade santo e bom dentro do ladrão pode ser resgatado desde que investirmos ternura, compreensão e cuidado. É a estratégia de S. Francisco, a libertação pela bondade?
Francisco introduz um elemento materno na comunidade. Cada um deve ser mãe para com o outro, solícito nas urgências e nas enfermidades. Esta ajuda não se reduz às necessidades materiais, mas abrange também os problemas interiores. Que os irmãos se abram mutuamente com confiança, confessem-se uns aos outros, se alegrem pelo que Deus faz com cada um?
No coração de cada um moram anjos e demônios; a passionalidade vulcânica se ramifica em toda a tessitura humana; instintos de vida e de morte dilaceram o interior de cada pessoa; impulsos de ascensão, de comunhão com o diferente e de doação convivem com pulsões de egoísmo, de rechaço, de mesquinharias. Tudo isso não está ausente na vida dos santos. E se são santos é porque sentiram tudo isto mas não con-sentiram com as energias destruidoras, antes pelo contrário souberam enfrentar-se com elas, não recalcá-las e canalizá-las para um projeto de bondade. Não é sem razão que os santos representam o que há de melhor na raça humana. Ninguém pode subtrair-se ao seu fascínio e ao secreto desafio que eles lançam?
A liberdade se realiza no interior de um espaço definido e seu alargamento implica sempre um oneroso processo de libertação. Pertence aos signos da maturidade o assumir com serenidade e desprendimento interior aquelas realidades que, objetivamente, não podemos modificar?
A determinação exterior pode ser chance de crescimento para dentro e a oportunidade para se mostrar respeitoso e solidário para com realidades diferentes. Francisco mostrou-se mais forte ao assumir tais determinações??
comentários(0)comente



Daniela200 09/04/2023

Livro lindíssimo. Leitura fácil e envolvente.
Conta detalhes da trajetória de Francisco de Assim no plano terreno, bem como o intercâmbio com o mundo espiritual.
comentários(0)comente



Gabriel.Cruz 19/11/2022

Li esta obra porque me foi emprestado e pedido pra eu ler para após isso eu pudesse esclarecer algumas duvidas de uma pessoa que leu, discordo de todas as doutrinas ensinadas aqui nele por questões de fé, teológica e bíblica,
porém aprecio a escrita e narrativa espirita pois é bem devocional, delicada e com um tom de pureza.
comentários(0)comente



eduanton 22/05/2022

Muito bom!
Livro muito bom, revelando passagens desconhecidas da vida de Francisco de Assis. Ansiamos ser melhores, buscando seguir os exemplos deste grande homem! Fala um pouco de Clara e Antonio de Padua.
comentários(0)comente



Lorena 29/11/2021

Francisco de Assis nasceu na Itália em condições análogas a de Jesus Cristo em 26 de setembro de 1182 na cidade de Assis, que carregou também no seu nome mundialmente conhecido. No momento de seu nascimento, uma corte de Anjos se fez presente cantando e abençoando o grande espírito que nascera e os animais que ali estavam fizeram reverência em respeito ao ser iluminado.

Entretanto, a história de Francisco começa muito antes. O grande espírito foi um dos 12 escolhidos por Cristo e o último a deixar o mundo terrestre: João Evangelista (que em dado momento, para continuar sua missão de pregar o Evangelho, tornou-se Francisco também conhecido como Pai Francisco).

A biografia "Francisco de Assis" escrita pelo espírito Miramez através de João Nunes Maia, traz detalhes dessas duas encarnações e mostra ao leitor a grandeza do espírito que acompanhou Jesus e que se fez homem novamente com o intuito de reavivar no coração de toda a humanidade o Amor e, principalmente, iluminar com a Verdade o Caminho e a Vida, ou seja pelos ensinamentos de Jesus Cristo através do exemplo com própria vida os dirigentes da Igreja Católica Apostólica Romana.

Se quando apóstolo João Evangelista sofreu a perseguição dos romanos, quando Francisco de Assis ele precisou conquistar a confiança do Papa (Inocêncio III) para não ser considerado herege e ser engolido pelas chamas do fogo da Inquisição. O leitor irá compreender como João pode ser Francisco e como Francisco pode ser o homem mais próximo de Cristo que já se teve notícias.

O legado Franciscano é de tamanha importância que não há como mensurar. No lado espiritual, muito foi feito para que as Cruzadas e a Inquisição fossem atenuadas (no que fosse possível de acordo com as Leis Divinas) e João Evangelista pudesse ser Francisco. Enquanto Francisco, os ensinamentos de renúncia, perdão fraternidade E acima de tudo amor por Deus fizeram do andarilho de Cristo exemplo a ser seguido conquistando incontáveis almas para o Reino de Deus.

Francisco de Assis foi mais que um homem que abriu mão de toda riqueza material; foi mais que um andarilho a pregar os ensinamentos de Cristo; foi mais que o poeta que conversou com os pássaros, com os peixes, com as árvores, com os lobos; foi mais. Ele foi além... Ele foi foi, a todo momento, consagrado e amigo de Jesus e em todos os momentos, Esse o guiava e lhe dava instruções para seguir. João, Francisco e Jesus foram três, tornando-se um na Unidade do Amor.
comentários(0)comente



Hanna 01/10/2021

Releitura
Fiz a releitura dessa obra para o grupo de estudos do centro espírita, mas esse é um livro que termina e a gente já quer começar de novo.
Recomendo muito!
É sobre um amor além do romance, é sobre paciência e resiliência, mas principalmente é sobre lutar pelo que é certo.
comentários(0)comente



Lorenza 29/08/2021

Que livro incrível! Prolixo, mas incrível!
Esse livro é um presente. Acredito que muitos que leem não percebem a riqueza. E não digo isso sobre a qualidade do romance, pois várias partes são românticas. Também não digo apenas pela história. Digo pelos vários fenômenos ocorridos com naturalidade.
O livro começa falando de João Evangelista e descreve seu desencarne. Só esse pedacinho já é motivo para abrir um novo grupo de estudo.
É um livro para quem gosta de qualquer parte do tríplice aspecto.
Achei a leitura um pouco prolixa, algumas partes poderiam ser evitadas, mas não acredito que perca em nada a qualidade da informação.
Algumas informações meio estranhas, geralmente vem com rodapés e cabe ao leitor ativar seu crivo, seu senso crítico durante a leitura, como deve ser com qualquer obra, inclusive as básicas.
Além da incrível história desse espírito de alta envergadura (que ainda precisa de empurrõezinhos espirituais) epoder conhecer mais sobre um homem que deixou sua marca na história, aqui também temos lições morais, reforma íntima, espíritos da natureza, a importância dos animais, desencarne, cura, ectoplasma, etc.

O livro é tão rico em detalhes que tenho certeza que lendo apenas uma vez, muito se perdeu.

Sei que muitos gostam pele pela parte religiosa e romântica, mas, como fã de ciência aqui, vi vários pontos cabíveis de estudos aprofundados.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Isabella.Bulia 01/08/2021

Gente, nem acredito que terminei... Achei o livro muito prolixo, dava para enxugar muita coisa que me parece "encher a linguiça". Há muitos ensinamentos proveitosos, afinal Francisco de Assis era um espírito inigualável e grandioso, mas, ao mesmo tempo, "espiritamente falando" há vários pedaços que não concordo no livro (quero dizer, será que foi assim mesmo?!?). Não duvido do amor e das obras de Francisco, apenas não concordo com essa psicografia...
comentários(0)comente



Leonardo88 04/06/2021

O Evangelho vivo
Aqueles livros que ficamos felizes pela história e triste por ter acabado no plano material, mas seus ensinamentos devem ser levados conosco para sempre!
Como Cristo nosso mestre e senhor viveu o Evangelho de Deus na sua mais intensa demonstração de amor e humildade! Temos muito com que aprender com estes espíritos tão lindos que são enviados pela misericórdia com Cristo sobre a égide de Deus para que sigamos sempre o caminho da luz!
Amai a Deus e amai o próximo aí está toda a s leis , os profetas e a Vida! Simples em palavras mas para nós pequenas criaturas ainda de difícil execução!
Mas que sigamos em frente pois não temos mais tempo a perder na eternidade do espírito!
comentários(0)comente



Monalisa.Costa 14/04/2021

Bom, mas bem prolixo!
A narrativa trata da vida de Francisco de Assis desde outras eras em que figurava como João Evangelista, passando ainda por descrições de momentos em que se manteve no mundo espiritual.

São inúmeros os exemplos de humildade, fé, alegria e comunhão com o Cristo. Também são muitas as informações que para mim foram novas.

Gostei especialmente do resumido conto acerca de Santo Antônio de Pádua, por quem sempre guardei carinho especial.

A crítica ao livro diz respeito à forma como a obra foi escrita. É, em muitos momentos, prolixa e até mesmo enfadonha. Apesar de a história ser bem interessante, a escrita não prende o leitor completamente e é preciso paciência pra terminar o livro.

Apesar disso, uma vez vencido o cansaço gerado pela leitura difícil, é possível apreender lições de amor e humildade que valem muito a pena.

Recomendo e desejo paciência para que você chegue ao final!
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR