Sabrina758 12/08/2022
Parabéns, nota dó. É difícil até organizar o que falar sobre esse livro, mas vou tentar. Nada aqui me convenceu de verdade, muito menos comover. Para não ser injusta, a parte das questões familiares dos protagonistas foram aceitáveis e compreensíveis, mas eu simplesmente não consegui engolir a falta de razoabilidade para a exclusão que a Ryen sofreu na infância. Não que as pessoas precisem de motivos para serem más, só que a Ryen é uma menina branca, loira, com condição financeira estável. O que fazia as pessoas fugirem dela igual praga? Ser autêntica e original? Me poupe. Sobre o Misha, o que dizer? O suco de esquerdomacho aqui.
E não me entra na cabeça o fato deles serem amigos a distância por 7 anos, trombarem numa festa que a banda dele promove para se divulgarem, e a menina NEM DESCONFIAR que era ele. Por mais flopado que fossem, em algum momento alguém citaria o nome ou ela veria nas redes sociais quem eram. E que 🤬 #$%!& foi aquele ""disfarce"" ala Scooby Doo, que de repente escolhe o nome falso Maison Laurent (o nome real sendo Misha Lare) e a Ryen, mais uma vez, NEM DESCONFIA? Entre outras coisas.
Sem palavras para o nível de estupidez das atitudes dele, de humilhar e fazer chacota com a melhor amiga de anos por ter se deparado com uma personalidade que não conhecia. O que é diálogo, não é mesmo? Melhor é fazer bullying, ser invasivo e magoar a pessoa que diz amar. Não vou nem aprofundar o fato de que a autora socou sexo absolutamente do nada. Tudo foi bem forçado, diálogos e atitudes ridículas e superficiais, tentando construir uma tensão até eles acabarem se envolvendo romanticamente. As personagens secundárias também igualmente insuportáveis, não consegui me afeiçoar por ninguém. Entendo querer escrever sobre pessoas reais, falar sobre pertencimento e tudo o mais. Mas o plot não funcionou, parecia uma piada de mau gosto desde o primeiro capítulo.
Não achei a escrita impressionante, mas até que fluiu. Porém, a tradução bastante mal feita, muitas frases sem fazer sentido por terem sido traduzidas de forma literal, erros ortográficos, etc. De forma geral, bem medíocre e não pretendo ler mais nada da autora, até porque já vi que os outros livros são de qualidade ainda mais questionáveis.