Juliana 28/03/2022Resenha publicada no @viagensentrelinhasO livro dispensa sinopse, o Massacre de Columine é o mais conhecido episódio de tiroteio em escolas. Ocorrido em 20 de abril de 1999 e protagonizado por Dylan Klebold e Eric Harris e deixou 13 mortos e 21 feridos.
.
.
A obra de Dave Cullen é a mais completa sobre o caso, o autor foi um dos primeiros a chegar na escola no dia do massacre e passou 10 anos estudando e escrevendo sobre Columbine.
.
.
O livro não se detém somente a fatos, mas também faz muitas reflexões, a respeito da cobertura da mídia, psicopatia, depressão adolescente, e a que mais achei me chamou atenção foi sobre a fama, seria essa uma das motivações para grandes massacres como esse? Deveriamos dar esses minutos (ou mais) de fama a assassinos sendo que possívelmente é exatamente isso que eles buscavam?
.
.
A história do que aconteceu com o professor Dave Sanders foi uma das que mais mexeu comigo e entendo a revolta da família, acho que se fosse comigo não sei nem como agiria.
.
.
Os pais de Eric e Dylan com certeza sofrem muito até hoje, mas na época do massacre devia ser sido horrível. Além de serem apontados como culpados não podiam nem demontrar sofrimento pela morte dos filhos sem causar raiva aos sobreviventes e principalmente aos pais enlutados.
.
.
No final do livro o autor relata sobre a vida pós massacre de alguma das vítimas e a que mais me chamou atenção foi a Val Schnurr, senti uma paz lendo o relato dela e queria muito que as outras pessoas pudessem encarar o ocorrido daquela forma também.
.
.
Esse foi um dos melhores livros de True Crime que já li até o momento, ele traz um relato super completo sobre tudo o que aconteceu, o planejamento, a execução, a cobertura a mídia e todo o pós massacre até mesmo depois de anos.
.
.
Não é um livro fácil de ser lido, tem algumas partes bem fortes então se você é uma pessoa sensível eu não recomendo. Mas quem gosta do gênero e quer saber mais sobre Columbine esse é o livro perfeito, nenhum vai te trazer uma experiência tão completa.