Columbine

Columbine Dave Cullen




Resenhas - Columbine


382 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


TaynA130 19/06/2021

Desmitificação de uma história
"durante décadas, terroristas e atiradores em massa eram coisas diferentes, e então houve Columbine; Eric e Dylan os juntaram. Assassinatos escolares já tinham ocorrido, mas Erick visualizou a catástrofe escolar.
O novo modelo nasceu: Assassinato de espetáculo."
Eric e Dylan foram retratados por muitos anos e por muitos veículos de informação como "párias" excluídos, mas na verdade a tragédia foi um casamento de um psicopata e um suicida.
comentários(0)comente



Tah_baddauy 26/06/2021

Ótimo livro, além de focar na vida anterior dos assassinos, também relata sobre os sobreviventes, os pais, parecer de psicólogos e profissionais envolvido. Bem completo.
comentários(0)comente



Ale Giannini 27/07/2021

Columbine
Columbine é um livro de não ficção escrito por Dave Cullen. É um exame do massacre de Columbine, causado pelos jovens Eric Harris e Dylan Klebold, em 20 de abril de 1999.

Cullen foi um dos primeiros jornalistas a chegar ao centro estudantil e ficou tão chocado com os fatos que ficou remoendo por quase dez anos até escrever o livro.

Recheado de entrevistas, de relatos dos sobreviventes e familiares, e amplamente documentado pelos arquivos da imprensa e da polícia, Cullen passeia pela linha da história relatando o evento, momentos anteriores e futuro, imprimindo uma dinâmica que não seria possível se mantivesse uma história linear.

Gostei do livro, embora tenha se repetido vez ou outra. Já a história, que nos sirva de lição para estarmos atentos aos nossos jovens.
comentários(0)comente



bigxcx 07/09/2021

Muito bom.
Columbine trás com força e com muita clareza os acontecimentos reais do dia do massacre, com uma grande riqueza de detalhes e inclusive com imagens reais de cartas deixadas por Dylan e Eric, pelo menos presentes na edição da Darkside Books.
Não preenchi todas as estrelas por que, por mais que o livro seja completo e extremamente bom, tem muitas partes que é nítido que foram escritas apenas para "encher barriga", que deixou um pouco saturado e me fez simplesmente pular algumas páginas, fora isso, foi ótimo conhecer melhor esse tão famoso caso.
comentários(0)comente



Jéssica 01/11/2021

Dolorido e necessário.
O trabalho jornalístico mais incrível que eu já vi na vida.

@davecullenwrites levou 10 anos para concluir a obra que conta a história do massacre de Columbine. Um livro repleto de detalhes sobre o que ocorreu antes, durante e depois da tragédia. Uma narrativa completamente viciante que nos faz sentir parte de tudo, desde a preparação do crime até a recuperação das vítimas e desdobramento na mídia.

Composto por muitos depoimentos e entrevistas, além de arquivos como agenda e bilhetes dos assassinos.

Leitura informativa, dolorida e (muito) necessária.

? Não recomendado para menores de 18 anos ou pessoas sensíveis. O próprio livro informa isso na capa.
comentários(0)comente



Eliane Sousa 26/11/2021

É um bom livro que se propõe a discutir não somente os acontecimentos do dia do massacre, mas também como ocorre o planejamento até aquele dia, as consequência na vida da família das vítimas e dos sobreviventes. O autor intercala os capítulos entre o presente (abril de 99) e o passado (planejamento).

A primeira metade do livro já nos conta como ocorreu o ataque naquele dia. O autor soube muito bem filtrar os detalhes violentos que só tornariam a leitura mais incômoda e não acrescentaria muito à história. Sempre acreditei que eu tinha estomago para esses relatos, mas este caso é realmente de dar enjoo. Fui lendo os capítulos e também as notas do autor no final do livro e eis algo que me incomodou: certos relatos ele coloca ele mesmo como fonte. Isso contradiz com uma passagem em que ele diz que foi apenas um mensageiro dos fatos. Mas muito pelo contrário, como percebi na segunda metade do livro.

Nesta outra metade temos a vida dos sobreviventes, como se sentiram, como foi a recuperação, a vida pós Columbine e isso foi muito interessante. Cada aluno e sua família tiveram reações diferentes, vários sofreram de estresse pós traumático e deficiências físicas.
Temos também relatos sobre a personalidade dos assassinos, estudos sobre suas motivações e os diários que foram escritos por eles. A apelação do autor para nos convencer de que o Eric era um psicopata e puxou o Dylan consigo é simplesmente ridícula. O autor distorce tudo o que o Dylan deixou escrito, dizendo que provavelmente não era aquilo que ele sentia e havia escrito imitando o Eric. O autor chega a dizer que chorou no velório do Dylan, pois ele era um bom menino corrompido que não foi salvo a tempo. Ele se deixou levar pelo sofrimento e relato dos pais e simplesmente tomou isso como verdade, quando o fato é que os pais não conheciam seu próprio filho. Ele cita alguns psicólogos como base para dizer que Dylan era apenas depressivo. Mas existem outros estudiosos que apontam o contrários. Alguns alunos da escola citam bullying contra os assassinos e o Cullen quase não se da o trabalho de falar sobre assunto, apenas diz que essa hipótese não é verdadeira, pois eles não relataram bullying em seus diários (mas em um conto escrito pelo Dylan para uma aula ele utiliza o bullying como justificativa para matar). Não acho que tenha sido essa a motivação, mas acho que foi um fator contribuinte para a raiva desenfreada que, principalmente o Eric, tinha. Ambo foram assassinos cruéis, nenhum foi mais malvado que o outro. Dylan matou assim como o Eric. O autor falhou MUITO em tentar invalidar as falas e ações do Dylan.

Sobre a edição: decepcionada com o DarkSide. Diversos erros de digitação, cortes nos mapas e uma tradução triste de ruim. Poderiam ter feito uma edição que valesse no mínimo o preço do livro, deixou muito a desejar.
comentários(0)comente



Mari 03/12/2021

achei super detalhado porém é nítido que o autor culpa mais um assassino do que o outro ? e por isso não curti tanto visto que dylan é tão culpado quanto eric, e que ambos por mais que sofressem com suas casualidades acabaram deixando uma horrível marca mundialmente
comentários(0)comente



Karen 25/12/2021

Perfeito
Um livro difícil de ler em certos momentos pela riqueza dos detalhes, me peguei com os olhos lacrimejando em diversas partes, um livro sem julgamentos e esclarecedor, muito bom mesmo
comentários(0)comente



Renata 29/12/2021

Forte, triste e intenso. Mas necessário.
O caso: No dia 20 de Abril de 1999 Eric e Dylan, armados, invadiram a escola que estudavam Columbine High School nos EUA estado do Colorado, e cometeram aquilo que vinham planejando a pouco mais de um ano e descrito por eles mesmos como ?Juízo final?.
Para meio entendedor isso basta.

Li o livro como se estivesse assistindo a um documentário, nesse livro vamos acompanhar como foi que tudo aconteceu, as verdades, as perguntas e respostas, do antes, durante e depois, tanto das vítimas, dos sobreviventes, dos seus pais, das famílias, da mídia, da vida dos dois rapazes, dos investigadores, da comunidade local, de um país inteiro, do pais dos perpetradores, do escritor e jornalista que escreveu esse livro, de como foi tratado o caso todo pela política e polícia, o que foi feito para que mais casos como esse deixassem de acontecer. Vamos ver absolutamente tudo isso em Columbine.

Forte, triste e intenso. Mas necessário.

Precisei de uma pausa para terminar de ler, me emocionei em alguns momentos, e não foi fácil de lê-lo, mas eu queria saber a história toda, queria ler com meus próprios olhos ?? porque já tinha visto vídeo e foto sobre o caso.

Apesar de difícil e de alguns erros ortográficos ou na tradução gostei bastante do livro.
comentários(0)comente



Gisele 01/01/2022

Duro, mas necessário
Um estudo de anos sobre um dos maiores atentados dos EUA a escolas. Um trabalho primoroso de reportagem. Leitura não é fácil, mas flui. Recomendo estar bem mentalmente pq o livro é pesado e algumas passagens são bem gráficas. A edição é caprichada mas tem problemas de tradução e revisão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Filino 17/02/2022

Muito além de um simples relato
Talvez a obra definitiva sobre o massacre de Columbine. Dave Cullen não apenas retraça, em detalhes, o desenrolar dos fatos daquele 20 de abril de 1999: apresenta um número enorme de informações e análises acerca do comportamento dos atiradores, da comunidade, bem como dos profissionais que, de algum modo, se viram tragados por aquele acontecimento: policiais, religiosos, psicólogos... nem mesmo a cobertura jornalística é poupada. Cullen expõe, sem qualquer filtro, os excessos e os erros cometidos por todos ali envolvidos. Investe contra as narrativas apressadas que explicam o episódio da maneira mais fácil e conveniente (sobretudo as que reduzem tudo a um problema de "bullying"), traz importantes contribuições para traçar o perfil psicológico dos envolvidos e valiosas explicações, para o público leigo, acerca da psicopatia.

Não é um livro que se lê com um sorriso nos lábios - é impossível passar incólume pelas histórias dos sobreviventes e dos parentes dos que ali morreram. Trata-se de uma narrativa dolorosa, muitas vezes emocionante, mas o tom informativo, crítico e em várias passagens intimista de Cullen torna a leitura dessa obra algo difícil de ser deixado de lado - e eleva "Columbine" à categoria de obra de referência, incontornável quando se trata desse assunto. Aos que se interessam sobre esse episódio, é de se ressaltar que o livro fornece um verdadeiro manancial de informações para quem deseja se aprofundar. Sem sombra de dúvidas, uma obra-prima do seu gênero.
comentários(0)comente



Emanuele 28/02/2022

Assustador, e esclaredor.
Um relato que nos mostra um pouco do que ocorreu antes e depois de uma das maiores tragédias, com armas de fogo em colégios no mundo.
Aqui o autor procura relatar o que poderiam ser os pensamentos dos perpetradores por trás.
comentários(0)comente



Clara5880 01/03/2022

Pesadíssimo
Imaginei que não teria forças ou até mesmo coragem para terminar esse livro porque ele é tão intenso, tão forte que me fez ter medo de ficar sozinha em certos momentos. Não levei a sério a orientação de "não ser indicado para pessoas sensíveis" e acabei me arrependendo.

Nunca tinha lido nada parecido, nem imaginei que um dia eu fosse seguir uma indicação de um livro assim. É extremamente pesado, forte e doloroso porque me fez imaginar eu mesma naquela escola no dia 20 de abril de 1999.

Há muitas críticas em relação a imprensa, nos faz ver que certas coisas não passaram de um mero mito. Nunca assisti nenhum documentário ou reportagem sobre esse caso, então não sei comparar uma coisa com a outra.

A história de superação dos sobreviventes é extremamente emocionante, mas a história de Patrick Ireland foi a que mais me tocou.

Apesar de ser um ótimo livro, me encontro pensativa e muito aflita. Realmente, não é um livro para qualquer pessoa ler, portanto, cuidado com esse livro.
comentários(0)comente



382 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR