Laura.Fernandes 23/12/2021
Doloroso e difícil
?Quando a esperança chega ao fim, orações permanecem não atendidas, uma fração desses garotos se mata, o que dá fim a dor, mas não cura a ferida; o suicídio confirma o status de patético, mas um acontecimento terrível - a desolação da comunidade, choque em todo o país - causa fascínio, respeito. É anunciado como gênio, tudo o que ele almejava.?
Columbine é uma obra difícil de digerir. Um aperto no peito permeia toda a leitura, as lágrimas chegam em inúmeras passagens e a sensação de dor não se encerra com os agradecimentos do livro. No entanto, não deixa de ser imprescindível - vem para desmitificar um acontecimento cujos danos ultrapassam as vítimas do massacre: até hoje, são inúmeros os casos de adoração dos assassinos, de interpretação errônea dos fatos e de um misticismo em torno de Eric e Dylan que sustenta a mentalidade sádica de muitos jovens que planejam tiroteios escolares.
O livro é incrivelmente completo, e aborda todos os aspectos do caso - vida e morte dos 13 assassinados, suas famílias, trajetória e recuperação dos feridos, história dos assassinos e todo o caminho percorrido por eles até o massacre - além da reação de seus pais frente ao horror. É uma obra que nos inspira revolta, medo, sofrimento e até compaixão.