Isa Beneti 02/09/2020
A Esperteza e a Falsidade brasileira
Esse pequeno texto de Lima Barreto me fez refletir muito não apenas sobre a genialidade desse escritor (que é um dos mais admirados por mim entre todos da literatura brasileira) mas também sobre sua coragem. Afinal, suas críticas, direcionadas a figuras típicas da sociedade da época, são MUITO explícitas (ao contrário, por exemplo, da ironia sutil machadiana) realizadas por meio de personagens extremamente exageradas e cômicas, tal como Castelo: um pseudointelectual muito cara de pau, que finge ser fluente em javanês para ascender socialmente. Essa ascenção de fato ocorre, e Castelo se torna um diplomata. Assim, Lima Barreto faz críticas esculachadas não somente aos pseudointelectuais da sociedade brasileira, mas a toda diplomacia/academia da época.
O livro também conta com outros 4 contos de escritores contemporâneos a Lima Barreto que se inspiraram direta ou indiretamente na sua obra para desenvolver seus textos. Todos eles também realizam críticas explícitas e cômicas à falsidade e à esperteza dos brasileiros por meio da construção de personagens que são caricaturas de certos "tipos" da sociedade da época. "O Inventário", por exemplo, é um conto incrível que mostra o caso de um velho (vovô) que ganha dinheiro com um "golpe". Uma das vítimas desse golpe foi um dono de terras pão duro ainda mais falso e mentiroso que o velho, e vovô tenta explorar essa figura ainda mais.
"Fulanga" é um conto muito engraçado que também discorre sobre um pseudointelectual que tenta se pagar de esperto com histórias num bar.
"A Volta por Cima" é o que mais diretamente se refere ao conto de Lima Barreto, contando mais sobre a vida do homem que falava javanês como se ele de fato existisse e até mesmo planejasse se vingar do escritor por ter escrito um conto sobre ele.
Por último, "Publicitário do Ano" conta a história de um comunicador de massas que trabalhava no Ministério do Turismo de São Paulo, promovendo a capital de maneira esperta, mas sem verdadeiramente valorizar a cidade (na primeira oportunidade que tem, vai passar suas férias no RJ).