O Homem que Sabia Javanês

O Homem que Sabia Javanês Lima Barreto




Resenhas - O homem que sabia javanês


155 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Leila de Carvalho e Gonçalves 22/07/2018

Garanta O Seu
Admiradora de Lima Barreto, ganhei esse livro de presente de Natal e estou encantada com a qualidade da edição que atesta a importância da Cosac & Naify e a imensa perda que ela fará com o encerramento de suas atividades dentro de poucos dias.

Belissimamente ilustrado pelo paulista Odilon de Moraes, ele apresenta um dos melhores contos do escritor. "O Homem que Sabia Javanês" tem como cenário o Rio de Janeiro, quando ainda era a Capital Federal. Seu protagonista é um tal de Castelo que narra para Castro, seu amigo, como subiu na vida, fingindo conhecer o exótico idioma. Trata-se de uma denúncia em tom de piada contra a ineficiência do funcionalismo público, o vazio intelectual e a ostentação de uma elite incompetente.

Especialmente recomendado, garanta o seu.
comentários(0)comente



Gladis Klein 29/08/2018

Um conto de de 1911 que se mostra cada vez mais atual.
É uma sátira aos políticos, aos que se consideram letrados, ao vazio intelectual e a incompetência .
comentários(0)comente



Prana 11/01/2021

Belíssima e empolgante escrita!
Uma crítica à falsidade intelectual que caminha e ascende dentro de uma sociedade separada e, por sorte (?) se torna concreto o crescimento por meio dela.
comentários(0)comente



Caderno de botas 20/11/2018

Lima Barreto não foi nem um pouco diplomático nesse conto, muito menos foi sutil. A gente percebe muito nitidamente sua frustração com o meio intelectual do qual fazia parte, mas não era bem-vindo. Castelo engana e ainda se gaba, esfregando na cara daqueles que realmente se esforçam para conquistar uma boa posição o quanto ele é superior em esperteza, e debocha do povo que lhe concede prestígio por nada.

site: https://cadernodebotas.blogspot.com/2018/11/o-homem-que-sabia-javanes-lima-barreto.html
comentários(0)comente



Gladston Mamede 21/02/2019

Essa edição da Editora Ática é interessante: abre-se com o famoso (e excelente) conto de Lima Barreto e completa-se com contos de autores modernos. O primeiro, de Lourenço Cazarré, é delicioso. Os outros são menos agradáveis de serem lidos.
comentários(0)comente



Lara 13/02/2020

Legal
Um conto cômico e interessante, mas não é um dos meus preferidos.
comentários(0)comente



Nike.K 10/04/2020

Um conto cômico que demonstra como é fácil se dizer de culto só sabendo duas coisas do assunto.
comentários(0)comente



Paola 21/04/2020

Atemporal
É incrível como a crítica desse conto ainda serve nos dias atuais.
comentários(0)comente



Tony 02/05/2020

Java
Uma mentira inofensiva que torna-se uma verdade adquirida, excelente conto.
comentários(0)comente



Rafael 14/08/2020

Após ouvir a “anedota” de José Roberto Barroso quanto ao voto desconexo do ministro Toffoli e a necessidade de um professor de javanês, tive contato com esse conto de Lima Barreto que se mostra extremamente atualizado em tempos onde falsos sujeitos epistêmicos transbordam das redes sociais e do convívio particular.
Sucinto e certeiro ao desnudar o falso intelectual que se gaba de sua troça corrupta.
comentários(0)comente



Isa Beneti 02/09/2020

A Esperteza e a Falsidade brasileira
Esse pequeno texto de Lima Barreto me fez refletir muito não apenas sobre a genialidade desse escritor (que é um dos mais admirados por mim entre todos da literatura brasileira) mas também sobre sua coragem. Afinal, suas críticas, direcionadas a figuras típicas da sociedade da época, são MUITO explícitas (ao contrário, por exemplo, da ironia sutil machadiana) realizadas por meio de personagens extremamente exageradas e cômicas, tal como Castelo: um pseudointelectual muito cara de pau, que finge ser fluente em javanês para ascender socialmente. Essa ascenção de fato ocorre, e Castelo se torna um diplomata. Assim, Lima Barreto faz críticas esculachadas não somente aos pseudointelectuais da sociedade brasileira, mas a toda diplomacia/academia da época.

O livro também conta com outros 4 contos de escritores contemporâneos a Lima Barreto que se inspiraram direta ou indiretamente na sua obra para desenvolver seus textos. Todos eles também realizam críticas explícitas e cômicas à falsidade e à esperteza dos brasileiros por meio da construção de personagens que são caricaturas de certos "tipos" da sociedade da época. "O Inventário", por exemplo, é um conto incrível que mostra o caso de um velho (vovô) que ganha dinheiro com um "golpe". Uma das vítimas desse golpe foi um dono de terras pão duro ainda mais falso e mentiroso que o velho, e vovô tenta explorar essa figura ainda mais.

"Fulanga" é um conto muito engraçado que também discorre sobre um pseudointelectual que tenta se pagar de esperto com histórias num bar.

"A Volta por Cima" é o que mais diretamente se refere ao conto de Lima Barreto, contando mais sobre a vida do homem que falava javanês como se ele de fato existisse e até mesmo planejasse se vingar do escritor por ter escrito um conto sobre ele.

Por último, "Publicitário do Ano" conta a história de um comunicador de massas que trabalhava no Ministério do Turismo de São Paulo, promovendo a capital de maneira esperta, mas sem verdadeiramente valorizar a cidade (na primeira oportunidade que tem, vai passar suas férias no RJ).
comentários(0)comente



GeekGui 13/10/2020

Sobre o livro..
É interessante eu ter lido esse livro exatamente agora, parece um imã, veja..

Quero fazer uma pós em "metodología do ensino de português p/ extrangeiros" e vejo que em 15% do linguajar desse livro, eu como brasileiro e tal, letrado e tudo, não faço ideia dq foi falado hahah..; Vai ter que ler o livro p/ entender isso aí em cima :p.. Vamos lá, é rapidinho...

Essa foi uma boa leitura de 20 minutos p/ descontrair.

: ).
comentários(0)comente



Insta: @neilson_jr 28/11/2020

Uma crítica à sociedade que preza mais pela aparência do que pelo conteúdo.
comentários(0)comente



Nayara.Nairne 20/12/2020

Legal
Muito bom. É possível realizar várias críticas sociais com esse conto.
comentários(0)comente



Tatá 21/12/2020

Interessante o que o simples fato de dizer saber fazer algo que as outras pessoas não sabem, pode gerar tantos benefícios mesmo sem provas concretas.
comentários(0)comente



155 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR