Romeu e Julieta

Romeu e Julieta William Shakespeare




Resenhas - Romeu e Julieta


2156 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


uvacommel 30/07/2024

Romeu e Julieta.
Eu sabia que seria uma história muitíssimo dramática, mas ainda assim fiquei surpresa. Achei que não gostaria por ser basicamente o roteiro de uma peça, mas foi divertido; atuei bastante haha

Apesar de já ter ouvido falar sobre, eu não conhecia por completo a trama de Romeu e Julieta. No decorrer da leitura, fiquei ansiosa e criei várias teorias que caíram por terra no final. Foi uma experiência ok.

Não sou a maior fã de romance mas creio que atualmente há livros melhores para quem curte o gênero.
comentários(0)comente



Tatá 30/07/2024

Li completamente pelo fator histórico, não tem nem como fazer um julgamento de valor do livro devido aos costumes completamente diferentes dos atuais.
comentários(0)comente



Carlos531 30/07/2024

O que ainda pode ser escrito sobre esse clássico? Bom, acho que prefiro falar da edição que li do clube literatura clássica: capa dura, com fitilho, o texto original de um lado e a tradução do outro o que permite uma consulta rápida. Simplesmente impecável.
comentários(0)comente



Malu Alves ð¨ 29/07/2024

Amor impossível?
"Onde estou esses inimigos? Capuleto, Montéquio, vede o resultado do vosso ódio.
Todos foram punidos."

Mais uma obra de Shakespeare, mais uma peça exagerada, com falas e frases dramáticas, mas, há muito o que se refletir.

As brigas, orgulho, guerras e conflitos pessoais estão acima do amor?
comentários(0)comente



Geovanaolvr 26/07/2024

Um trágico e lindo romance
Duas famílias e uma briga de gerações. Capuletos e Montéquios são inimigos durante anos. Apesar desta inimizade, Romeu e Julieta se encontram como jovens amantes
O clássico de Shakespeare conseguiu me cativar a cada segundo com cada nova informação. As cenas caprichadas no drama e o amor dos mais intensos me deixaram suspirando. Agora consigo entender o porquê de o tempo passar e Romeu e Julieta continuarem famosos. Tudo isso é graças à escrita bem desenvolvida e história identificável que traz Shakespeare.
comentários(0)comente



Natalia.if 26/07/2024

É paixão, não amor
Fiquei feliz de ter lido este livro, pois na minha cabeça seria uma leitura muito difícil, mas acabou sendo bem tranquila. Pra mim é um livro que fala sobre paixão, luto, vingança? todas emoções muito intensas. Tudo é dramático, o que eu não gostei muito pra ser sincera, não consegui me identificar com a história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



frodomulher 24/07/2024

Romeu e Julieta ?
A leitura desde seu princípio foi muito interessante. Apesar da história ter seu trágico fim, eu adorei cada momento.
comentários(0)comente



Blue.Dudis 23/07/2024

É um clássico, fazer oque?
Sinceramente, eu nunca entendi Romeu e Julieta, mas quis ler mesmo assim. Talvez meu pensamento tenha mudado um pouco. Toda a trama envolvendo o amor doentio que eles tinham um pelo outro é meio complicada, sabe? Fazer juras de amor a uma pessoa que conheceu em menos de 24 horas e ainda preferir morrer porque não conseguiria viver em um mundo sem essa pessoa mostra o quanto ambos eram imaturos e inconsequentes.
catholiclara_ 13/08/2024minha estante
MINHA OPINIAO IGUAL


catholiclara_ 13/08/2024minha estante
EU




Lily.model 23/07/2024

Só marquei que li para dar minha mais humilde opinião de ÓDIO e DESGOSTO pra essa história, não sou muito de Shakespeare, mas sei que ele é um ótimo escritor, MAS NÃO DÁ!
Romeu e Julieta nunca me desceu, e se desceu só foi pelo filme dos gnomos lá, a diferença de idade deles e toda a pedofilia romantizado não me engole, desculpa Shakespeare, mas nesse aí tu errou, e errou feio
comentários(0)comente



rayane.costa1 23/07/2024

Uma tragédia
Os famosos Montéquios e Capuletos, que só selaram sua discórdia trocada pela paz ao perder as dádivas da vida, seus filhos.
Essa foi a minha primeira experiência com um livro do Shakespeare, e posso dizer que estou completamente apaixonada por essa avassaladora tragédia. Posso afirmar que pretendo ler mais dessas ilustres obras de sua autoria.
comentários(0)comente



Aryane56 22/07/2024

Romeu e Julieta
Não tenho muito o que falar, afinal Romeu e Julieta é um clássico. O vocabulário dos personagens é muito incrível, a história tbm, com certeza é um livro fácil de se entender, sem complicações na história, deixando tudo muito claro.
comentários(0)comente



Hey_Guga 20/07/2024

Li por um fado, e cabei por optar levá-lo
De Romeu e Julieta minhas expectativas refugiavam-se, por um patente parecer entediado sobre um romantismo que não muito atraia o olhar. Quanta bobagem a perspicácia humana.

Quando recordo as sofridas e intensas personagens de Hamlet, desvios e viéses opulentos e escarrados tomam profusão na consciência. A tragédia Hamletiana é perpetradamente lacrimosa, gotejante, em que fantasmas sacramentizam a honra e respeito; reis e frades, no lugar de assombrações, acabrunham-se, degolando-se uns aos outros, entretanto.

Decerto as personagens nada mais são que concentrações obtusas de um emocional incontrolado, os diálogos, porém, cada vez mais lindos e inquietantes transportam a centralizada potência do personagem em um arrebatamento profundo, como que ao invés de um vasto e inexplorado mar, o cerne espiritual shakesperiano incide sobre poças, que aparentam fragilidades e plasticidades, mas que por através das águas imergem-se à densas bolhas aquosas e oxigenadas de consolo e paixão.

Nada perto da complexidade de Hamlet, nada tão astucioso, encantador, provocador, muitas vezes até demasiado incrível, pouco parelho, muito embora, sobretudo, ainda uma elegância oral, um gracejo poético e sentimental, que até faz-nos esquecer a estupidez de um amor tão tolo e inconsequente de dois jovens, espelhos não do amor, mas do ressentimento de suas mais angustiadas dores.
comentários(0)comente



Erich 20/07/2024

Li a edição do Clube de Literatura Clássica, uma edição bilíngue traduzida por Geraldo Carneiro. Acompanhando o livro veio um livreto com a versão de Luigi da Porto da história e com um apanhado histórico da evolução das versões.

Romeu e Julieta por si só não me faria dar 5 estrelas, mas o contexto engradece o livro. Afinal, é necessário pensá-lo como uma peça. E junto com isso algumas críticas desvanecem. Os meus principais incômodos na trama seriam:
- Julieta tem somente 14 anos! Mas vemos que essa redução de idade foi adicionada por Shakespeare, não é algo inerente à história (afinal, parece fazer sentido pensar Romeu e Julieta como uma obra de muitas mãos, e não somente uma obra de Shakespeare)
- A velocidade com que tudo acontece. A "grande história de amor" parece mais uma "curta história de pegação". Mas isso é explicado pelo fato de estarem em um teatro. Shakespeare preferiu a velocidade do teatro do que adicionar lapsos temporais na história. Em outras versões da história vemos um tempo maior entre os eventos. A velocidade é compensada fazendo piada da própria história. Aqui, a voz da sensatez é o Frei, fazendo as críticas devidas à absurda mudança de opinião de Romeu.

Qual a essência de Romeu e Julieta? A paixão arrebatadora que vem e tem força para destruir tudo em seu caminho. E isso é um conceito atemporal. A morte, neste caso, é essencial. Pois representa o levar às últimas consequências a paixão inicial. Junto com Romeu e Julieta temos o reforço da paixão à primeira vista, o conceito "romântico" dos atos e loucuras de paixão, e diversos outros conceitos que se baseiam no sentimento arrebatador que arranca a pessoa de seu chão e aflora suas emoções.


Meu coração será que amou um dia?
Meus olhos são perjuros com certeza,
Pois só esta noite eu vi o que é beleza.



Notemos, porém, que essa é uma história de paixão e não de amor. Poderia ser também uma história de amor? Poderia, mas esse não é seu ponto central. E isso é na obra representado pelas falas do Frei. Surgem como pequenos momentos de lucidez, onde somos lembrados de que está tudo muito rápido. Claro, o Frei em si não é completamente lúcido, visto que vê na paixão insã de jovens a oportunidade de sanar um conflito entre duas famílias.


Meu São Francisco! Esta mudança é um espanto!
E Rosalina, a quem amavas tanto,
Já foi esquecida? O amor dos moços mora
Nos olhos, não no coração. E agora?
Rosalina, por quem choravas tanto,
Por quem lavaste a face com teu pranto!
Por ela quanto sal desperdiçaste,
Temperando esse amor que nem provaste!
O céu ainda recorda os teus gemidos
Que despejaste em meus velhos ouvidos.
Ainda vejo estampada no teu rosto
A mácula de um choro de desgosto.
Se tu e a tua dor fossem reais,
A Rosalina os dois seriam leais.
Se é assim proclama que não só a mulher
É inconstante: o homem também é.




O prazer que é violento, quando passa,
Costuma ter um fim também violento.
Seu triunfo morre como fogo e pólvora,
Que, ao se beijarem, matam um ao outro.
O mel mais doce é tão doce que enjoa,
E o seu sabor estraga o paladar.
O amor que dura é o amor moderado.
O que corre, em geral, chega atrasado.



Outro ponto que gostaria de destacar na obra, e que também é atemporal, é o conceito de que uma pessoa não é definida pelo seu nome, pela sua classe, pela sua família. Assim, Romeu e Julieta não é somente uma história sobre um casal formado por famílias rivais. Mas sim uma história sobre qualquer relação proibida em qualquer contexto social e histórico.


Ó Romeu, ó Romeu. Por que és Romeu?
nega teu pai, recusa esse teu nome;
Senão, é só jurar-me o teu amor,
E eu já não serei uma Capuleto.
[...]
É só teu nome que é meu inimigo.
Tu és tu mesmo, não és um Montéquio.
O que é um Montéquio? Não é mão, nem pé,
Nem braço ou rosto, ou qualquer outra parte
Que a alguém pertença. Encarna um outro nome.
O que há num nome? O que chamamos rosa
Com outro nome perde o seu perfume?
Assim Romeu, se não fosse Romeu,
Conservaria a perfeição que é sua.



Outra coisa que auxilia na apreciação da obra é assistir uma peça. Encontrei uma indicação maravilhosa on-line de uma interpretação em português realizada no Globe Theatre (https://www.youtube.com/watch?v=pNvTDEplX0o), que é um teatro que se dedica a obras de Shakespeare.
comentários(0)comente



nicemello 20/07/2024

Um clássico!!
Eu amo esse livro por tantos motivos. Leitura leve e estimulante. Uma história de amor e tragédia, de vingança e mal entendidos.
Um clássico que todo mundo deveria ler. Muito bom mesmo. Lembrei porque eu amava ler Shakespeare quando mais nova!
comentários(0)comente



2156 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR