Cristiane 01/02/2023
Polêmico.
Compreendo a importância que tal obra teve e ainda tem para a literatura, compreendo a grandiosidade da escrita do autor, bem como reconheço que essa tragédia, porque sim, é uma tragédia, um romance trágico, carrega um peso exagerado das atitudes dos personagens, para fazer jus à isso.
Confesso que tudo nessa história já me encantou e já arrancou de mim inúmeros suspiros quando jovem. A inocência faz quase tudo parecer belo, e no caso de Romeu e Julieta, é fácil de se deixar enganar pelos floreios de uma ótima escrita.
Hoje, depois de ter relido a obra, então com 23 anos, percebo claramente os problemas graves, e, do ponto de vista de um olhar crítico, o livro seria uma bomba.
Mas é como eu disse, é uma história de um trágico romance... não existem finais felizes para romances trágicos, e por isso, o livro merece ao menos um pouco de toda a aclamação que recebe até os dias de hoje.
Shakespeare foi brilhante no desenvolvimento dos personagens, pois conseguiu passar com maestria a falta de razão de pessoas loucamente apaixonadas, bem como a cegueira provocada pela raiva.
Em nenhum momento, creio eu, o autor teve a intenção de tornar tal romance uma referência do que seria o amor perfeito, então, ele deve ser encarado sempre como uma exceção, jamais uma regra.
Recomendo!