Camila 31/01/2016Um Excelente Distopia sobre VampirosTodas as obras de André Vianco são histórias de fantasia ambientadas no Brasil, que abordam temas sobre vampiros, anjos, bruxas, fantasmas e outros seres fantásticos. Adoro este estilo e ainda mais por se ambientar na nossa terra, por isso, não é surpresa dizer que gostei do livro Bento, é uma história de vampiro, mas contada de uma forma diferente da saga iniciada em Os Sete.
Começando que Bento é uma distopia, se inicia 30 anos após uma estranha doença se instalar no planeta. De uma hora para outra, as pessoas começaram a adormecer, sem razão de forma inexplicável, desencadeando um caos em todo o mundo. Nesta trilogia acompanhamos a história de Lucas, um homem comum que acordar no meio deste mundo caótico, sem memória e descobre que é um instrumento importante para lutar contra os vampiros e libertar o mundo da maldição.
Ao longo da narrativa, além de acompanhar a história de Lucas, conhecemos outros núcleos, personagens e a forma como as pessoas lidaram com toda as tragédias que aconteceram a sua volta. Em muitos pontos da história há momentos de reflexões sobre a evolução humana e o seu contato com a natureza, eu adorei. Como sempre o fato de ser ambientado no Brasil é ainda mais interessante, muitas soluções na história são simplesmente geniais, fiquei muito empolgada com o final. Gosto de trilogias que os volumes intermediários têm conclusões próprias, mas mantendo pontos em aberto para a continuação. Outro ponto positivo.
Não tenho nada a falar de negativo sobre a obra, André Vianco escreve para um tipo de público bem especifico – fãs de história de vampiro mais tradicional, sem muito romances. Para quem não gosta deste estilo literário, sugiro não ler o livro. Para quem curte, fica uma excelente dica. Recomendo também O Senhor da Chuva, Os Sete, Sétimo e a trilogia O Turno da Noite, li todos nesta ordem e adorei.
site:
http://camilaoliveira.net/blog/2016/01/31/pl15-bento/