Carol Chiovatto 15/10/2010
Resenha do Livro BENTO, de André Vianco
Eu não costumo oferecer grandes sinopses do livro resenhado, mas a deste faz parte da genialidade do autor (eu não elogio jamais se o livro realmente não merecer). A história se passa meio que numa Terra pós-apocalíptica, 30 anos depois do que chamam de A Noite Maldita, quando, da noite pro dia, metade da população mundial caiu num sono misterioso, em que as pessoas não envelhecem e não sofrem nenhum mal, apenas dormem, tipo Bela Adormecida, e a outra metade da população, a que ficou acordada é dividade: uma parte virou vampiros e a outra permaneceu humana.
Os humanos tiveram de passar a viver em fortificações cercadas de muros altos, afastadas dos grandes centros urbanos (tomados pelos vampiros e transformados em covis), e só podiam se comunicar por meio de mensageiros com as demais fortificações, porque os vampiros foram destruindo as redes de comunicação e, após a Noite Maldita, as ondas de rádio sumiram da física. As mulheres não engravidam mais e não existem mais doenças.
Os adormecidos aos poucos acordam ao longo desses trinta anos e alguns acordam o que chamam de "bento". Um bento é um cara comum à primeira vista, tinha uma vida normal antes da noite fatídica, mas quando sente o cheiro de um vampiro prestes a atacar fica louco e parte para cima, ou até matar todos os vampiros à volta ou até morrer. Tem uma profecia de que, quando reunissem 30 bentos 4 milagres seriam desencadeados, a partir da liderança do 30º. O protagonista da história, claro, é o 30º bento.
CLARO que o Vianco iria me matar se eu dissesse que a história é essa. É bem mais complexo, bem mais cheio de detalhes e ideias senssacionais que, misturadas, fizeram uma história superior a infinitas deste gênero que já li. De verdade, há muito tempo nao ficava tão empolgada com um livro.
A história se passa basicamente no contexto humanos lutando pra reunir os 30 bentos e os vampiros fazendo os humanos de reféns da noite.
Agora, coisas sensacionais: depois de 30 anos sem intervenção humana, o Brasil inteiro foi tomado de volta pela Mata Atlântica, e ficou uma florestona com algumas estradas por onde os humanos passariam apenas durante o dia. Então, os humanos ficam unidos em suas fortalezas e trabalham junto para combater os vampiros. A tragédia trouxe benefícios à raça humana (ah, a história se passa no Brasil, mas todo o mundo sofreu com a Noite Maldita, ao contrário de certos filmes em que os ets só atacam os Estados Unidos e os americanos salvam o mundo da desgraça eterna).
É fantástico como o Vianco tem a capacidade fenomenal de nos fazer entrar na história e nos colocar no lugar daqueles personagens. O Lucas, que é o 30º bento, é um herói muito legal, mistura muitos conceitos, guerreiro e padre (ele não é da Igreja Católica, ok, mas acaba fazendo as vezes de um como, por exemplo, para fazer água benta).
Todas as cenas de combate são impecáveis. Você se sente no cinema assistindo a um filme 3D e, se suas irmãs não estiverem gritando na sua orelha, você se sente dentro da cena, como se ela fosse real. Você consegue ver as descrições, você consegue conhecer as personagens e se sentir interagindo com elas. Até os coadjuvantes que aparecem são encantadores. Nós amamos cada um deles e ficamos tristes quando morrem, e ficamos felizes quando conseguem escapar.
Eu pelo menos ainda vejo o carisma dos vampiros. É muito raro eu torcer para os mocinhos, como fiz o tempo todo nessa história. Mais raro ainda eu torcer para os vilões se darem mal, porque os vilões geralmente são a parte interessante da história.
MAS, neste livro, os mocinhos são anti-heróis, a filosofia de sociedade está indescritível, a capacidade de intrincar os fatos do Vianco me deixou besta. Não sei se minhas palavras fazem jus a esta história, de verdade. Estou me esforçando muito para tentar transmitir.
Aqui faço um paralelo com Os Sete. Eu torcia tanto pros vampiros naquele livro, e detestava tanto os mocinhos, que achei que ia ser igual em Bento. Não foi. Fiquei surpresa. É um livro que você não consegue largar. Está na minha lista dos 5+ Recomendados!
Agora, vou devorar as sequências, O Vampiro-Rei volumes 1 e 2.