Vanessa Vieira 28/04/2012
Bento_André Vianco
O livro Bento, de André Vianco, nos mostra uma humanidade que sofreu diversas modificações, desde a Noite Maldita. As pessoas despertaram estranhas, e sob a mercê dos vampiros, criaturas sanguinárias e vorazes que não poupam ninguém que esteja a sua frente. Buscando proteção e asilo, a população foge das grandes cidades e edifica pequenas fortalezas afastadas das criaturas da noite.Durante o dia, todos trabalham normalmente, mas à noite se recolhem e sempre ficam vigiando, temendo por sua segurança.
Uma profecia afirma que trinta guerreiros valentes e extremamente fortes se levantarão para combater os temíveis vampiros, denominados Bentos. Quando eles conseguirem alcançar a marca de trinta bentos, quatro milagres acontecerão, livrando a terra dos seres malditos.
Lucas desperta em um hospital totalmente desmemoriado. Ele não traz nenhuma recordação de sua vida sequer e nem imagina como foi parar naquele leito. Porém, desperta com uma força intensa e uma fúria assassina, incontrolável. Segundo a profecia, ele é o trigésimo bento, aquele que faltava para completar o grupo, e também o mais forte e guerreiro dentre todos os membros. A humanidade deposita toda a sua fé em Lucas, mesmo ele não sabendo quem é de verdade, e não acreditando que possui suma importância. Uma batalha sangrenta se aproxima, e selará o destino da humanidade para sempre...
Sou suspeita de falar dos livros de André Vianco. Na minha opinião, ele é um dos melhores autores nacionais da atualidade, e sabe tratar do sobrenatural, especificamente vampiros, como ninguém, e Bento só endossa as minhas informações.
A história é tipicamente brasileira, e se passa, em sua maior parte, na cidade de São Paulo. Como boa paulista que sou, confesso ter ficado extremamente feliz em ver a minha cidade sendo fielmente retratada no enredo, com os seus pontos turísticos e principais avenidas e vias de acesso. Realmente serviu para enriquecer ainda mais a trama e familiarizar o leitor.
Acompanhamos também o amadurecimento de Lucas, um homem que desconhece a própria identidade e não acredita ser o "milagre" que todos esperam. A princípio, nem os seus próprios companheiros bentos acreditam na sua potencialidade, principalmente bento Vicente. Mas ao longo da história, ele vai revelando a sua verdadeira importância e dando ênfase a profecia.
Os vampiros de André Vianco não tem nada de bonzinhos, sendo retratados como genuínos seres das trevas, afinal, essa é umas das características natas do autor. As batalhas são sangrentas e bem descritas, nos retratando um verdadeiro apocalipse. Gostei muito do livro e afirmo que é uma história espetacular e incrível. Vale a pena conferir, principalmente para aqueles que assim como eu, curtem uma boa trama vampiresca.