A Floresta das Árvores Retorcidas

A Floresta das Árvores Retorcidas Alexandre Callari




Resenhas - A Floresta das Árvores Retorcidas


60 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Hann Solo 15/10/2024

Ideia promissora, realização mediana...
A ideia de mesclar os mitos de Cthulhu e o universo lovecraftiano com uma realidade brasileira parecia promissora, mas o livro acaba caindo nos mesmos clichês já vistos em inúmeros filmes norte-americanos. Em alguns momentos, as ideias parecem desconexas. Embora entenda a tentativa de seguir o estilo pulp, a narrativa não consegue organizar bem as diferentes ideias para que funcionem de forma coesa. Em resumo, é um livro interessante para quem já está familiarizado com o universo de Lovecraft e aprecia o cinema trash, mas não vai além disso.
comentários(0)comente



Luis.Gengibre 11/09/2024

Sombras, sussurros e tentáculos...
O livro escrito por Alexandre Callari não somente entregou tudo o que eu esperava, como veio a me surpreender em diversos momentos. Sua apropriação e adequação da Mitologia de Lovecraft é absurdamente interessante de ver se desdobrando ao longo da história. O protagonista soa tão humano e falho quanto qualquer um que o leia e se coloque nas mesmas situações que ele, muitas vezes condenando outros por seu descuido e atos apressados. O terror do livro foi tamanho que acabei deixando para ler somente durante o período do dia, algo que só lembro de ter feito em uma ou outra ocasião. Enfim, merece todos os louros e espero conseguir ler outras de suas obras no futuro próximo.
comentários(0)comente



thauuuuu 06/09/2024

O livro não é ruim, tem uma escrita excelente e que se assemelha a do lovecraft o livro físico é a coisa mais linda do mundooo e é tão barato e tem uma qualidade incrível... acho que eu só não curto muito livro de terror, mas ele é um livro incrível que faz a gente ter muito medo e algumas partes e se apegamos demais nós personagens, se você é fã do lovecraft e de terror vai em frente aposto que é uma boa escolha
comentários(0)comente



Victor108 04/09/2024

Um livro que vale a pena
O livro pega referências de diversas obras de ficção científica e terror, porém é quase todo pautado nas obras de H.P. Lovecraft.
Em resumo, vale a pena a leitura, não cria nada espetacular, mas consegue trabalhar bem temas já existentes.
comentários(0)comente



Sarinha 30/07/2024

Horror, destino e humanidade
Gostaria de dizer que o horror não ficou apenas na narrativa do livro, mas em absolutamente tudo.
Foi um horror ler esse livro, foi um horror ter que identificar mais de 3 narradores em um mesmo capítulo, acabou ficando confuso e muito desinteressante!

Foi uma leitura tão difícil, que passei meses quase desistindo!
Larissa4350 31/07/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKK a risada q eu dei




Ojuara 02/07/2024

Um monstro no terror nacional
Foi uma surpresa esse livro para mim, não conhecia nenhum dos trabalhos do Callari e nenhum livro de terror nacional, então estava com expectativas altas. Fui um pouco cético ao descobri que ele se baseia no mesmo universo de Lovecraft, queria algo de total originalidade nacional, mas, apesar dos meus anseios, o livro é muito bom.
.Se você mora - que é meu caso - ou conhece alguma cidadezinha pequena do interior, a ambientação do livro se torna quase palpável, consegui imaginar muitas parte da minha própria cidade no livro. Além da ambientação muito bem escrita, temos os personagens muito bem construídos, os protagonistas, em suma, são todos tridimensionais, o Adam - inclusive esse nome foi um dos motivos dos meus anseios a influencia estadunidense ao livro - é alguém que eu poderia esperar bater na minha porta e eu conhecer pessoalmente de tão bem construído.
Ademais, temos nesse grupinho de adultos, cuja únicas coisas em comum é morar no mesmo prédio e as eminentes maluquices do destino na vida deles, o zelador, uma figura, me diverti muito com ele, uma católica fervorosa e um porteiro excêntrico. Essa turminha do balacubaco, a acrescentar uma medica vão enfrentar poucas e boas. Só lembrando aqui do mascote desse grupo, uma criança fofa e atrevida, um menino chamado Pombo, me apeguei desde a sua primeira aparição. Enfim, um ótimo livro, Callari não economiza no gore, em algumas partes vai a milésima potência em descrições grotescas.

Gostaria de fazer uma ressalva ao trabalho gráfico da editora - Pipoca e Nanquim - que tiveram um cuidado na edição que é notável, o corte em vermelho, capa dura, uma fitinha, diagramação muito boa e confortável para a leitura e no final um posfácio, um pouco sobre o universo do terror de Lovecraft - o qual Callari se inspira - que é nesse mundo Lovecrafteriano onde se é ambientado o livro. Ademais, ressaltar as ilustrações de Doug Firmino, terrivelmente belas, sempre um deleite no inicio e ao final de cada capitulo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wender.Vital 24/05/2024

Do íntimo ao apocalíptico
Para quem é fã de Lovecraft e horror em geral esse livro é um prato cheio. A obra se destaca na habilidade do autor de sair de um caso em uma cidade estranha e pacata para uma hecatombe a nível cósmico com muita naturalidade, sem o texto ficar truncado ou com barrigas desnecessárias.
9/10
comentários(0)comente



Viajante Literário 17/05/2024

Uma homenagem aos clássicos do terror.
Pra começar quero dizer que achei a história bem disforme e heterogênea, com capítulos inspiradissimos e uma dose bacana de humor. Mas também momentos monótonos e diálogos rasos. No geral gostei da química do grupo que foi formado para salvar o mundo, hahaha.

É isso pessoal, não sou fã de Lovecraft, mas como peguei spoiler de uma cena específica do livro( que é pesada pra caramba) decidi lê-lo e digo que realmente é MUITO pesado. Ademais, o livro presta uma homenagem a vários aspectos de filmes de terror, espíritos, zumbis, possessões, livros do capiroto e etc.

Um bom terror nacional para se ler, não achei espetacular mas me animou mais do que se eu tivesse que ler o Lovecraft.
comentários(0)comente



Amanda1429 14/04/2024

Uau kkk. Esse foi o primeiro livro do gênero que eu li, e fiquei pasma com o conteúdo tão envolvente. Já ouvi falar sobre as obras de H.P Lovecraft. Sei que as obras de sua época são incríveis. Mas isso, foi...uau. Recomendo muito a leitura. Escrever uma história dessa em território brasileiro ficou d+ e a trajetória de Adam e os habitantes daquela cidade estranha... São de arrepiar. Boa leitura ?
comentários(0)comente



Cléo 28/02/2024

Que viagem no universo do Lovecraft
A floresta das árvores retorcidas é uma linda expansão do universo do Lovecraft, com direito a questionamentos existencialistas, e sociais.
Aqui o terror cósmico se mistura com outras criaturas da cultura pop e traz a nós leitores um mix maravilhoso das mais variadas sensações.
Como grande fã do trabalho do Lovecraft eu preciso parabenizar o autor Alexandre Callari por trazer um pouco mais sobre os mitos já conhecidos dos Deuses Antigos.
Achei uma obra de arte, tanto a história quanto os desenhos e a diagramação feito pela Pipoca e Nanquim.
comentários(0)comente



Rayhan Chamoun 19/02/2024

Às vezes, até um babaca pode se redimir:
Confesso que quando leio alguma obra brasileira, sempre tem aquele gostinho especial, aquele tom que só a gente que vive aqui sabe. Soma-se isso a uma união do melhor do terror dos anos 80 com o clássico horror lovecraftiano, e o resultado é "A Floresta das Árvores Retorcidas".

Alexandre Callari nos introduz a cidadezinha de Arkham, desta vez transportada para o interior de São Paulo, e os habitante que lá habitam, de modo enigmático. Visto que, todos que lá vivem chamam a cidade assim, ainda que este não seja o nome oficial da mesma.

Personagens interessantes também são apresentados à medida que a narrativa avança e, Adam, vê-se exposto a horrores indizíveis enquanto procura respostas para as reflexões típicas de um homem que vive a crise da meia-idade.

Não obstante, o horror visceral não perde em nenhum momento seu vigor, e as personagens envolvidas contribuem para uma narrativa épica e que explora diversos elementos da clássica mitologia de HP Lovecraft, resultando numa montanha-russa de emoções.

A maior parte dos problemas que tive com este livro estão relacionados à sua cadência, mas em nenhum momento isso denegriu minha experiência ou me impediu de aproveitar a narrativa. Logo, fica minha recomendação para aqueles que buscam uma boa história de terror que se inspira nos clássicos!

site: instagram/rayhan_chamoun
comentários(0)comente



Sheron0 12/01/2024

Interessante
O livro me trouxe momentos de tensão e entusiasmo, a história foi muito bem escrita e detalhes que afloram a imaginação, trouxe um sentimento de ?quero mais? e ?já vi algo parecido em algum lugar?, mas que me conquistou, apesar de ter alguns momentos maçantes, eu diria.
Para primeira leitura do ano, me sinto satisfeita e recomendo.
comentários(0)comente



Glau Anjos 01/01/2024

"No fim das contas, a maioria é egoísta na sua visão pessoal e intransferível do amor. Elas falam em amar, mas o amor que expressam é sempre condicionado. E isso, é claro, não é amor." A Floresta das Árvores Retorcidas. Alexandre Callari.

No geral, o livro é bom e interessante, mas algumas questões me incomodaram. No decorrer da história há várias outras histórias dentro da principal e algumas, do meu ponto de vista, não trazem uma contribuição relevante, assim como alguns personagens são contados muito de sua história e não tem uma participação considerável.
comentários(0)comente



clara santos 22/12/2023

Terror nacional com inspiração em H.P. Lovecraft
Me surpreendi, do começo pro meio confesso que a leitura foi muito arrastada, mas daí chegou um ponto da história que engatou a leitura, demorei muito tempo pra terminar esse ? mas no final foi uma leitura razoável e ok!
comentários(0)comente



60 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR