Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira




Resenhas - Auto da Barca do Inferno


677 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Lila 10/03/2021

Paradidático
Bom, esse livro foi paradidático do colégio, no início tive dificuldade de ler por causa da linguagem que é extremamente difícil, mas depois notei que no meio do livro há uma parte totalmente traduzida, ou seja, é 1 história contada de 2 formas diferentes com diferenciação na parte da variação linguistica sendo a 1 parte com a linguagem mais diversificada e antiga e a 2 parte com uma linguagem mais moderna que fica mais fácil para compreender, gostei do livro no geral é uma história bem curtinha mas que tem uma mensagem no final e precisa de bastante compreensão
comentários(0)comente



mel 08/03/2021

li pra escola
eu não entendi nada, eh uma linguagem muito difícil mesmo com a ?tradução? das palavras na margem, parece até outra língua. eu não compreendi o significado do livro mas gostei do jeito que o diabo e o anjo são retratados
comentários(0)comente



Lara.Bia 04/03/2021

Estou resumindo aqui para estudar depois
*Gênero literário: Humanismo
(principais características: antropocentrismo, cientificismo, racionalismo)
*Escrito em 1517 - Gil Vincent
*Considerado o "pai do teatro português"
*Bem difícil de ler


Resumindo:
Há dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, eles recebem as almas dos passageiros que já morreram. Um dos barcos leva para o céu e o outro para o inferno.

"O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.
Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc." ~toda.matéria
Almurecfh 05/03/2021minha estante
Esse livro é um saco de chato


Gio 10/08/2021minha estante
Tô lendo por causa da escola não aguento mais


Raphael 13/06/2022minha estante
Um livro muito interessante, adoraria ver como deveria se visto, uma peça teatral. É um livro que eu gostei bastante


Theb0y.24 04/04/2023minha estante
Amei o livro, li pela escola e tive uma ótima experiência de leitura, os personagens são muito bons, porém há uma certa presença de antissemitismo mas fora isso o livro é incrível




Bru 23/02/2021

Bem curtinho, porém crítico e cômico, e até trágico se formos pensar que essa é a "realidade", cheia de hipócrita, soberba e avareza. Acho que Gil já sabia o que irá acontecer no pós-vida.
comentários(0)comente



Taís 16/02/2021

Gil, o crítico
Fazia tempo que não lia o estilo cordel. Me emocionei porque no pico da minha ignorância, não imaginava que o livro seria escrito assim. Só conhecia Gil pelo nome, não associava às obras, e hoje pelo menos posso dizer que O Auto da Barca do Inferno me inspirou.
É uma obra que entendo ter sido ótima para o contexto qual foi escrito, de maneira a criticar as altas classes da sociedade na época; Compreensível de ser um clássico revolucionário.
Um pouco difícil de compreender até pegar o ritmo do cordel, devido às difíceis palavras e a antiga formalidade, mas digna de um dos maiores escritores da literatura portuguesa.
comentários(0)comente



Editora QQ 15/02/2021

Auto da barca do inferno - 2021
Sem levar em consideração a forma como a obra é escrita não tive a impressão que eu esperava por algo feito no século XVI .
O que eu mais gostei foi da forma como o "Diabo" e o "Anjo" são mostrados.
O "Diabo" está sempre feliz, conversando e brincando, já o "Anjo" parece estar com raiva , sendo sempre seco e direto de modo não compreensivo.
comentários(0)comente



lelasc 08/02/2021

tive que ler pra escola...
Gostei do conteúdo em si, mas a forma como foi escrito, com um português muito antigo, me impediu de ter uma boa compreensão. Eu realmente não entendia muita coisa, parecia outra língua.

O livro passa uma mensagem importante, ainda mais se levarmos em consideração o contexto histórico (séc. XV e XVI). Gil Vicente teve muita coragem ao trazer uma obra de caráter moralizante que criticasse vários "tabus" da época, como o comportamento dos clérigos, por exemplo.
comentários(0)comente



julha 06/02/2021

Intrigante
O livro possue uma linguagem muito difícil, tive que procurar o significado de várias palavras no google várias vezes porém, não deixa de ter uma história interessante
comentários(0)comente



Barbosa 04/02/2021

Eu vim ler este livro exclusivamente pela mudança da nossa língua com o passar dos anos e me surpreendi com a sagacidade irônica.
comentários(0)comente



Beth 04/02/2021

Uma ótima sátira aos costumes da época
Livro bem curto que dá para ler em horas e com ótimas sátiras aos costumes da época. A linguagem deixa a leitura um pouco mais difícil, mas nada que as notas de rodapé ou o Google não resolva.
comentários(0)comente



Lore 03/02/2021

Pra se acabar de rir e refletir
1. O Diabo e o Parvo são muito engraçados.
2. Nem sempre as pessoas que deveriam dar bons exemplos de conduta em sua vida terrena o fazem e podem acabar tendo suas almas levadas para a barca do cornudo (e isso inclui pessoas da igreja... enfim, a hipocrisia)
comentários(0)comente



Ana 01/02/2021

Interessante, possui linguagem de difícil compreensão, mas nada impossível. Recomendo textos de apoio para melhor entendimento.
comentários(0)comente



bruhmdrv 29/01/2021

Admirável
Esta obra foi escrita no período da idade média para moderna e debate os valores mundanos e a moral cristã. Além de narrar a presença de vários personagens e dirige-se na margem de um rio, na hora após seu juízo, em que ponto serão orientados pela Barca do inferno, as pessoas que assim foram julgadas.
O objetivo de Gil Vicente era demonstrar como o ser humano, independente de sua classe, cor, raça, sexo ou religião é egoísta, enganoso e pecador.

Sendo assim o que realmente importa não são as nossas classes sociais ou o físico, e sim finalmente os atos e a alma.
comentários(0)comente



André Almeida 28/01/2021

Uma leitura difícil e cansativa devido ao português ser de Portugal e a gramática do século XV. Uma leitura curta e que nos ajuda a compreender como era organizada a sociedade da época.
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 26/01/2021

...
Obra clássica da língua portuguesa, somente por isso já valeria a leitura, mas além de tudo é bem divertida e traça uma crítica contumaz aos valores da época em que foi escrita, período de transição da Idade Média para a Idade Moderna, fica bem claro aqui o conflito entre os valores mundanos e a moral cristã.
comentários(0)comente



677 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR