Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira




Resenhas - Auto da Barca do Inferno


677 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Rafael3259 21/04/2020

Glória suja, danação atrevida
Poeticamente acusadora é esta obra de Gil Vicente. Apontando descaradamente a hipocrisia de sua época (e ainda tão atual) com versos afiadíssimos e regados de humor e ironia. O demo rouba a cena de maneira magistral, cínico e bem humorado. O anjo, barqueiro de nariz empinado, pisando nos quais se julgavam donos do mundo; mas, ainda assim, banhado em soberania divina questionável. Assim é no porto onde se deparam os mortos com a barca bem guarnecida e a barca do inferno. Em qual pensas tu que embarcará?
comentários(0)comente



beariddle 21/04/2020

É um livro que eu não iria ler normalmente, mas como apareceu na minha frente, decidi dar uma chance.
É algo bem "realista" segundo as crenças que nos vem sendo imposta à séculos. Paraíso e inferno, nada mais.
E o mais incrível é presenciar tais pessoas que estavam destinadas ao inferno tentarem se salvar a todo custo, alegando status e até idas a igreja.
Vemos que poucas pessoas foram destinadas a barca do Paraíso e os que foram negados, ainda se viam no direito de se explicar.
No fim, é um retrato muito bem feito da sociedade cristã e não cristã ao logo dos anos. Conheço muitas pessoas que foram descritas nessa história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Italo.Silva 20/04/2020

Distante há anos e próximo a realidade
Livro muito bom, uma linguagem um pouco diferente da nossa, porém o próprio livro nos ajuda a entender essas partes com difícil entendimento. Ótima leitura para ver e entender que mesmo problemas que existiam há 500 anos atrás ainda estão presentes em nossa sociedade, e Gil Vicente consegue transmitir a nós toda história fazendo críticas a partir da ironia.
comentários(0)comente



Jvcsantanna 19/04/2020

Leitura complicada
O que me fez desgostar do livro foi a sua forma de escrita. Por ser um auto, feito mais para encenação do que para leitura, ler já é uma tarefa não muito fácil, mas fica ainda mais difícil com a escrita da época. Em vários momentos tive que procurar significados no dicionário. Claro que isso não diminui a importância ou riqueza do livro, mas impactou na minha experiência pessoal de leitura. Conta a história de vários personagens que, ao morrer, se deparam com duas barcas e seus guardiões. O diabo e seu companheiro guarda a barca do inferno e o anjo guarda a barca da glória. Os personagens carregam com eles objetos que representam seus pecados em Terra e é interessante ver o julgamento de cada um deles e suas noções sobre os próprios feitos em vida.
Lis 04/08/2024minha estante
Tentei ler no colégio mas não dei continuidade. Além de não ser acostumada com esse estilo de peça, a linguagem também me pegou rs.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lu | @rei_no_literario 14/04/2020

Tem uma linguagem um pouco mais complicada por ser um livro escrito por volta de 1517. Fora a isso é um livro bom. Ele conta a história de pessoas que são julgadas após a morte e precisam ir para a barca do inferno ou para a barca da glória. Muitas delas levam algo que usavam em suas vidas, mostrando para nós seus pecados e vícios (além do apego). Nesse livro podemos observar que muitas das coisas consideradas erradas na época são até hoje, o que torna o livro um pouco mais atual. Não acho que todos irão gostar do livro, mas para quem se interessa por livros clássicos acho que é uma boa opção.
comentários(0)comente



Rafa 13/04/2020

Até a eternidade?
Uma reflexão a respeito da santidade. Apesar de curta, sinto q é o tipo de história q carregarei comigo por um bom tempo, por mais q n tenha sido tão emocionante assim (risos)
comentários(0)comente



Davi.Lima 12/04/2020

Bom
Muito bom com personagens bem cômicos. Achei o final um pouco seco. Mas valeu a pena
comentários(0)comente



taylany.rodrigues 07/04/2020

Clássico.
Este livro é um clássico da literatura. O que me incomodou bastante foi a versão que eu peguei mesmo, porque algumas palavras ?impossíveis? de entender.
comentários(0)comente



Kssia 06/04/2020

Um livro bem divertido de se lê. Fazendo uma crítica a sociedade da época contudo pode ser aplicada a sociedade atual.
comentários(0)comente



Enzo 04/04/2020

O auto da barca do inferno
Leitura leve, simples e rápida, ideal para quem busca espairecer a mente. Como estudante de direito, sempre me encanta a argumentação, mesmo que seja num nível tão leve, o que não é problema, pois essa não é a proposta da alegoria. Cada personagem busca fugir do diabo se valendo de glórias em vida, mas o diabo é ardiloso e reconhece as falcatruas de todos. Por incrível que possa aparentar, o Diabo não é o vilão aqui, ele somente cumpre seu trabalho, quem ele chama para sua barca é porque deve ser chamado. A outra figura, o Anjo, cuja barca tem como destino o paraíso, corrobora com todas as decisões do Diabo, atestando o que eu disse, os vilões da história são os próprios personagens. Acredito que Gil Vicente buscou satirizar a sociedade lusitana da época, pois até mesmo frades e nobres não escaparam do inferno, vale lembrar que a época em que foi lançado, na gênese do século 16, Portugal ainda contava com uma igreja católica intocável em seus territórios, incluindo o Brasil, que já havia sido descoberto, mas ainda estava no escanteio. No mais, a leitura foi me de um excelente passatempo, além de ter me deixado um pouco mais receoso de conhecer o inferno, embora, como aspirante a advogado que sou, provavelmente teria mais argumentos contra o Diabo, poderia até não vence-lo mas de certo conseguiria enrola-lo por algum tempo.
comentários(0)comente



Afegc 01/04/2020

Peça teatral
Como se trata de um auto, esse gênero não foi concebido para ser lido, mas para ser encenado. Gil Vicente, autor do livro, escreveu essa breve peça satirizando figuras proeminentes da sociedade portuguesa do século XVI. Nota-se logo a hipocrisia e a imoralidade presentes naqueles tempos com as figuras de membros da alta sociedade portuguesa como as personagens do fidalgo e a do frade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



677 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR